Com larga margem, deputados aprovam o fim da reeleição em cargos do Executivo Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados/

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (27), o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, proposta que integra a PEC da Reforma Política. Houve 452 votos favoráveis, 19 contrários e uma abstenção. Desta forma, também deve ser votado projeto de ampliação dos atuais mandatos de quatro para cinco anos.

Nenhuma bancada orientou os deputados a votarem contra a proposta. Entre os argumentos dos defensores, estavam a paralisação dos governos em época de embate eleitoral e uma suposta brecha para a corrupção. Rafael Motta (PROS-RN) referiu-se à reeleição como “um vício”.

“É uma instituição que tira o direito da competição, que tira direito das disputas de iguais condições”, destacou.

Marcus Pestana (PSDB-MG) disse que a “reeleição cumpriu papel histórico,” e a política “deve caminhar pra um novo ciclo”. O líder do PT, Sibá Machado (AC), defendeu o adiamento da votação, mas, após, também orientou a bancada a reprovar a reeleição.

Mauro Pereira (PMDB-RS) foi um dos poucos que discursou contra a proposta, lembrando do governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, que foi prefeito em Caxias do Sul, como um exemplo de que a “reeleição deu muitas alegrias”.

“Mas os bons pagam pelos ruins”, disse. Ler mais…

Convite

Os sites SENADINHO E CIDADÃO MACAIBENSE convidam a população macaibense para participar da I RODADA DE CONVERSA COM O TEMA : A LEI DA FICHA LIMPA E OS SEUS EFEITOS NA POLÍTICA MACAIBENSE.

O encontro acontecerá na próxima terça-feira, 02,  Casa de Cultura Popular, às 19h30.

 Venha participar e debater cidadania.

Banner_Site_450x100px_Senadinho copy

Diante das restrições de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última sexta-feira (22) pelo Governo Federal, o governador Robinson Faria se reuniu em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e apresentou cinco projetos considerados prioritários para o RN: a duplicação do trecho conhecido como Reta Tabajara, na BR-304, e os viadutos do “gancho” (zona norte de Natal), da avenida Maria Lacerda e da avenida Abel Cabral, e a avenida do Contorno, em Mossoró.

O governador ressaltou que as obras de mobilidade urbana são fundamentais para desobstruir o trânsito da entrada da capital potiguar e para viabilizar os acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, pelo sul com a Reta Tabajara e pelo norte com o viaduto do “gancho”.

O ministro ouviu as considerações e disse que solicitará ao DNIT um estudo sobre a viabilidade das obras, se comprometendo a levar as reivindicações ao Ministério do Planejamento já na próxima semana.

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quarta-feira (27), uma audiência pública para discutir a regulamentação das classes hospitalares no Rio Grande do Norte. Reunindo políticos, professores, representantes do Poder Público e crianças, o encontro, proposto pelo deputado Hermano Morais (PMDB), enalteceu a importância da aprovação de projeto de lei que garanta o acesso à educação às crianças que estão internadas na rede hospitalar potiguar.

As classes hospitalares são ambientes projetados dentro de unidades de saúde voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes que não têm condições de interromper o tratamento e acompanhar aulas em escolas convencionais. No Rio Grande do Norte, há diversos profissionais da rede pública e voluntários que atuam no ensino a esses jovens. Contudo, ainda não há uma regulamentação que garanta o acesso de todos os pacientes à educação.

Com depoimentos emocionados, professores e ex-alunos de classes hospitalares falaram sobre a importância do trabalho realizado junto a essas crianças, que podem ter a vida escolar completamente comprometida caso não tenham a oportunidade de prosseguir com os estudos durante o tratamento médico.

Para evitar esse problema, o deputado Hermano Morais apresentou um projeto de lei que regulamenta e garante o funcionamento das classes hospitalares no Rio Grande do Norte, com a criação de núcleo específico dentro da Secretaria Estadual de Educação (Seec) para operacionalizar e disponibilizar o ensino a esses estudantes.

imagem

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) um grupo de mulheres que fazem parte do projeto Reviver Natal.  Objetivo do grupo é auxiliar na detecção precoce do câncer em mulheres com baixo nível de informações sobre a doença, acesso restrito à saúde pública e pouca disponibilidade monetária para custear seus exames.

A forma que o grupo encontrou para atingir seus objetivos foi a aquisição e funcionamento de uma Unidade Móvel de Saúde equipada com consultório médico, mamógrafo e aparelho de ultrassom, que, em Natal, permanecerá de modo itinerante nas comunidades carentes ou próximo delas, realizando exames em todas as mulheres que a procurarem.

“A Assembleia reforça a parceria com esse grupo que desempenha um trabalho social exemplar, de longo alcance, de levar a saúde preventiva à mulheres de baixa renda. A ideia é viabilizar a ida da Unidade Móvel de Saúde às comunidades que recebam a Assembleia Cidadã”, disse Ezequiel Ferreira. Ler mais…

DONA NAIR

nair

Valério Mesquita*

Mesquita.valerio@gmail.com

Peço licença aos conterrâneos para neste dia trinta, homenagear a memória de minha mãe que se viva fosse, completaria 115 anos. Anjo tutelar dos meus dias, heroína simples, exemplo de renúncia, colecionadora de alegrias e tristezas, risos e lágrimas, realidades e sonhos. Nair de Andrade Mesquita, nasceu em Macaíba. Bem cedo perdeu o pai: Dário Jordão de Andrade. Sua mãe, Sofia Cúrcio de Andrade, filha de imigrantes italianos, mulher espartana e lutadora, criou sozinha os filho do casamento: Clóvis, Dario, Nair, Sofia, Nilda e Floriano. Pobre, Sofia possuía uma bodega onde também fabricava fogos. Os filhos estudaram no tradicional Grupo Escolar Auta de Souza que tinha como professores Bartolomeu Fagundes, Paulo Nobre, Arcelina Fernandes, entre tantos mestres seculares. Terminado os seus estudos preparatórios, ela foi trabalhar nos Correios e Telégrafos, ao qual dedicou 37 anos de sua vida ao aposentar-se. Casou com Alfredo Mesquita Filho, o líder político, combativo, firme, resoluto e humano. A ternura de Nair, a calma e a compreensão, vestimentas do amor, atenuaram muitas vezes os momentos de angústia e sofrimento do meu pai, na lide política. Nídia e eu, somos os frutos do seu amor, ao qual procuramos dar em afeto e carinho toda a dimensão do nosso sentimento.

Compreendemos que ela na idade bíblica alcançada, mesmo assim, viveu o transitório neste mundo, mas nos legou, a cada instante, lições e marcas de iniludível eternidade. Foi adepta do espiritismo kardecista desde a mocidade, por influência de dois apóstolos de candura e bondade: Elen e Olímpio Jorge Maciel. Mas, Nair de Andrade Mesquita, não se dedicou apenas aos afazeres do lar e de sua vida funcional. Como coadjuvante das atividades políticas do marido, chegou a exercer o mandato de deputado estadual entre 1959 e 1962. Várias vezes, eu a acompanhei às sessões legislativas no antigo prédio da Assembleia situado à rua Getúlio Vargas, em Petrópolis. Política ao velho estilo, visitava os eleitores de casa em casa, fazendo o que chamava de “recenseamento eleitoral” nas campanhas de seu Mesquita. Minha mãe sempre gostou de conversar.

Nas prosas políticas sempre tinha engatilhado um provérbio, que liberava conforme a situação: “Depois da tempestade vem a bonança”. “Nem todo mal é mal, nem todo bem é bem, não há mal que não traga um bem”. “Quando os males de alguém forem velhos, os de outrem serão novos”. Enfim, é a sabedoria milenar, a reflexão espiritualista de um ser simples, sombra e luz, palmilhando afanosos instantes de profundidade vital. Acariciei muito os seus cabelos brancos. Contemplo na memória a sua fisionomia calma, serena, que parece reunir todas as preces, todas as dores humanas, no testemunho de sua própria longevidade, graça especial de Deus. Na casa grande da Rua da Cruz em Macaíba, ela residiu com o seu jardim de margaridas, dálias, jasmins, beneditas, lafranças e a mais sublime recordação na foto do seu Mesquita, ao lado, com o oferecimento eterno: “A Nair, expressão lídima de bondade”.

(*) Escritor.

Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) conseguiram concluir, na noite desta terça-feira (26), o conserto do vazamento na Adutora de Macaíba, detectado na noite anterior, restabelecendo o abastecimento da zona urbana da cidade e da Reta Tabajara.

O vazamento estava localizado numa tubulação de 300 mm no canteiro central da BR-304, nas proximidades da Chesf.

A previsão inicial para duração do serviço, que suspendeu o fornecimento de água no período, era de 72 horas, mas as equipes conseguiram concluí-lo antes do prazo. Com a reativação do sistema, até a noite desta quarta-feira, o abastecimento deve estar totalmente normalizado.

Fonte: Site O Potiguar

Via Macaíba na Net

IMG-20150413-WA0024

robinson_marcha

O governador Robinson Faria participou hoje pela manhã, 27, da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que conta com presença maciça de gestores municipais de todo o país. Dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte, 140 estavam presentes na Marcha. A principal pauta desse ano é a reformulação do pacto federativo, para que os prefeitos possam enfrentar os desafios da crise macro-econômica de maneira mais equânime e justa, segundo suas reivindicações. A Marcha já está ocorrendo desde o dia 25 e segue até amanhã em Brasília (DF).

Convidado a falar para os participantes, o chefe do Executivo potiguar lembrou de sua experiência política voltada para o fortalecimento dos municípios. “Durante 24 anos fui um deputado que conhecia as demandas dos municípios, sou um municipalista. Acredito que esse é um momento histórico para todos os prefeitos do Brasil porque vemos aqui a união dos prefeitos, governadores, associações e o legislativo brasileiro para que o pacto federativo funcione no Brasil e vejamos tantas demandas reprimidas se concretizarem”, disse Robinson Faria.

O governador foi aplaudido ao falar sobre o fato de que algumas vezes os prefeitos passam por verdadeiras “humilhações” para solicitar recursos à União. E ressaltou também as dificuldades do Executivo Municipal e Estadual em gerir projetos nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, por conta do comprometimento atual com a folha de pagamento do funcionalismo público.

As autoridades americanas irão investigar o processo de seleção para a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014.

O ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos nesta quarta-feira (27), pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, foram detidos, além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Eles participariam do congresso da Fifa e da eleição da entidade, que ocorre nesta sexta (29).

Os detidos devem ser extraditados para os Estados Unidos, onde a Procuradoria de Nova York faz a investigação. Os procuradores, durante coletiva à imprensa em Nova York, confirmou que a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 será apurada, mas não deu mais detalhes porque as investigações ainda estão em andamento. “Não podemos falar mais sobre isso”, afirmaram.

Folha Press

infoserv 2

hermano_crise

A reunião entre os prefeitos e o Governo Federal para debater políticas públicas, iniciado em Brasília na última segunda-feira (25), guiou o pronunciamento do deputado Hermano Morais (PMDB) nesta quarta-feira (27).

“Espero que nesse encontro sejam anunciadas medidas para solucionar, mesmo que parcialmente, a crise hídrica provocada pela seca prolongada nos municípios do Nordeste. Espero que dessa mobilização tenhamos essa notícia e que recursos sejam preservados para acudir a população nordestina”, destacou Hermano.

O deputado ainda citou a crise dos municípios, provocada pela queda nos repasses de verbas relacionadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No final de sua fala destacou a importância do Pacto Federativo para os municípios do nordeste.

A Comissão de Finanças e Fiscalização aprova, por unanimidade, na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27) requerimento do seu presidente, deputado Ricardo Motta (PROS) ao secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, solicitando cópia do contrato entre o Governo do Estado e Banco do Brasil, renovando a venda da conta do Estado.

“Esta Comissão, cumprindo o seu papel, precisa de explicações sobre essa antecipação da venda da conta, cujo contrato só terminaria em 2018. Com o deságio, o Rio Grande do Norte vai ter uma perda de quase 50%, ou seja R$ 148 milhões. Precisamos tomar conhecimento dos termos deste contrato”, disse Ricardo Motta.

Na reunião foram aprovadas três matérias que já tinham passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Uma delas dispõe sobre a contratação de pessoal, por prazo determinado, para atendimento no âmbito da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC). A matéria deverá ser votada em plenário na sessão desta quinta-feira (28).

Logomarca Madrecitta

marcia_inseguranca

A falta de segurança foi o tema do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (27). A parlamentar solicita priorização de recursos e ações dos governos Estadual e Federal para solucionar a insegurança no Rio Grande do Norte.

“Estamos vivendo assaltos a bares e restaurantes, fuga em massa de penitenciária. A população quer paz e nós estamos aqui para ecoar este sentimento. Precisamos saber o que está sendo feito, qual o planejamento e quais os investimentos previstos para o setor. É preciso que se priorize estas ações”, disse Márcia Maia.

A deputada citou ainda os dados do IBGE, no qual o Rio Grande do Norte aparece como um dos estados com a maior taxa de desemprego do Brasil. Segundo ela, essa estatística pode contribuir com a insegurança. “É preciso melhor o aparato policial, mas também investir em políticas sociais”, disse ela. Outro assunto levantado pela deputada Márcia Maia foi a convocação dos 824 concursados da PM, que segundo ela, deveriam estar nas ruas aumentando o efetivo. Ler mais…

Na manhã desta Quarta-feira (27) um carro foi encontrado abandonado  no distrito de Lamarão, região rural de Macaíba. De acordo com informações da polícia civil, dentro do veículo foi encontrado explosivos. Policiais da DEICOR e BPCOHQUE já estão no local isolando a área para os procedimento de praxe.

Informações da ConnectTV

Banner_Site_450x100px_Senadinho copy

tv-assembleia 186

A Assembleia Legislativa lançou, na noite desta terça-feira (26), a nova grade de programação da TV Assembleia, emissora do Poder Legislativo potiguar. Em solenidade que reuniu políticos, autoridades e profissionais de comunicação, o Parlamento homenageou pessoas que participaram da história da emissora e apresentou novos programas que serão transmitidos.

Nas comemorações dos 180 anos, a TV Assembleia trabalha na expansão do sinal através de parcerias com a TV por assinatura NET e a UERN, onde haverá a troca de conteúdo entre as emissoras. Além disso, o canal legislativo trabalha na disponibilização de todo acervo da à população através de tecnologia de ‘nuvem’, prevista para este ano.

“Estamos trabalhando com muita seriedade e estamos cumprindo nossas metas estabelecidas, graças à equipe de qualidade e compromisso que temos”, disse o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni.

Na grade de programação, dez novas produções estarão em exibição a partir de junho, em áreas como esportes, entrevistas, memórias e música. Além de manter produções próprias como os programas “Caminhos do RN”, “Cafundó”, “Vida Saudável”, “Felicidade Urgente”, “Momento Cultural”, “Sintonia” e “Com a Palavra”, a TV Assembleia exibirá “Memória do Legislativo”, “Conversa no Memorial”, “Perfil Parlamentar”, “Conversando com Augusto Maranhão”, “TV Assembleia Debate”, “Prorrogação”, “Mexa-se”, “Música Potiguar”, “Mídia e Inovação” e  “Trânsito”. Ler mais…

O medo está tomando conta dos comerciantes de Macaíba devido os constantes assaltos que vem sendo registrados aos estabelecimentos comerciais por um meliante conhecido como “Homem da Faca.”

Uma loja de confecções localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, centro, foi alvo de assalto na tarde de ontem (26). De acordo com informações repassadas a redação da CONNECTTV, um homem sempre agindo do mesmo modo operante, rendeu as funcionarias com uma faca, levando alguns pertences e dinheiro. E sempre no momento da fuga tranca as vítimas dentro da loja e foge também levando a chave. Logo após esse assalto ocorrido ontem, a polícia foi acionada mais até agora o “Homem da Faca” não foi localizado.

Informações da ConnectTV

imagem

IMG-20150527-WA0036

Uma tentativa de arrombamento foi registrada na madrugada desta quarta-feira (27) em um banco na cidade de Monte Alegre. Segundo informações da Polícia Militar vários homens em dois carros chegaram na cidade e foram a agência bancária onde quebraram uma porta de vidro e foram até um dos caixas eletrônicos instalado na agência. Eles colocaram material explosivo na abertura do caixa mais o artefato não detonou.

Após a ação frustrada os bandidos fugiram com destino ignorado deixaram uma banana de dinamite ainda instalada, sendo necessária a utilização do esquadrão anti bombas do BOPE para retirada do material.

Com informações do 190 RN

Pedra turmalina paraíba pode chegar ao valor de R$ 3 milhões, segundo a Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

G1 RN: As cidades de Natal, capital potiguar, e Parelhas, na região Seridó potiguar, também foram alvos do cumprimento de mandados de busca e apreensão da operação Sete Chaves, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (27) com o objetivo de combater a extração ilegal e comercialização da turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo.

A PF informou que a turmalina paraíba é considerada uma das pedras mais caras do mundo. Depois de retirada ilegalmente do distrito de São José da Batalha, no município de Salgadinho, região do Cariri, na Paraíba, estava sendo enviada à cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte, onde era ‘esquentada’ com certificados de licença de exploração.  De lá, as pedras seguiam para Governador Valadares, em Minas Gerais, onde eram lapidadas e enviadas para comercialização em mercados do exterior, como Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China, Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

Em nota enviada à imprensa, a PF informou que o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Patos, na Paraíba, obteve oito mandados de prisão, oito medidas de sequestro de bens móveis e imóveis, no valor de R$ 50 milhões, além de 18 mandados de busca e apreensão que estão sendo executados, simultaneamente, por 130 policiais federais de todo o Nordeste nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo.

A organização criminosa, ainda de acordo com a Polícia Federal, é formada por diversos empresários e um deputado estadual que se utilizavam de uma intrincada rede de empresas off shore para suporte das operações milionárias nas negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro. O termo Sete Chaves é referência feita aos negociadores no mercado restrito da pedra preciosa turmalina paraíba, que guardavam à “sete chaves” o segredo sobre a exploração ilegal da gema.

casa da cultura

O plenário do Senado aprovou, sem alterações em relação ao texto da Câmara, a Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras para acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial. A matéria segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Em longa e apertada votação, com 39 votos favoráveis e 32 contrários, o governo conseguiu o apoio da maior parte de sua base para garantir que o texto fosse aprovado sem mudanças e não precisasse retornar para última análise dos deputados, o que poderia fazer com que a MP perdesse a validade por decurso de prazo.

A maior polêmica em relação ao texto se deu em torno do artigo que traz as mudanças no abono salarial. Atualmente, o trabalhador que tiver trabalhado no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira assinada e tiver recebido até dois salários-mínimos, tem direito ao abono de um salário-mínimo.

As novas regras aprovadas pelo Congresso estabelecem que ele terá que ter trabalhado pelo menos 90 dias no ano anterior e receberá o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado. Assim, ele receberá um doze avos do salário-mínimo por cada mês trabalhado, conforme as regras que valem para o pagamento de 13º salário. Ler mais…

A COSERN INFORMA QUE PARA FAZER A AMPLIAÇÃO E O MELHORAMENTO DA REDE IRÁ SUSPENDER O FORNECIMENTO DE ENERGIA NA QUINTA-FEIRA 28 NO CENTRO NA RUA CORONEL MAURICIO FREIRE E ADJACÊNCIAS NO PERÍODO DE CINCO HORAS DA MANHÃ ATÉ AS NOVE HORAS DA MANHÃ NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA.

CASO O SERVIÇO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO A REDE SERÁ ENERGIZADA SEM QUALQUER OUTRO AVISO.

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 116.

O juiz criminal José Ricardo Arbex, que atua na vara de Execuções Penais da comarca de Nísia Floresta desde a semana passada, interditou hoje (26) a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e o presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como pavilhão 5.

Os apenados das duas unidades terão que ser transferidos para Cadeias Públicas e Centros de Detenção Provisória (CDP). O motivo seria a capacidade.

A informação foi confirmada na noite de hoje, através das redes sociais do juiz Henrique Baltazar. “Juiz Arbex interditou a Penitenciária de Alcaçuz. Presos condenados terão que ficar ilegalmente nas cadeias públicas e CDPs”, escreveu em sua página oficial no Twitter.

As penitenciárias só voltam a receber presos quando suas capacidades, definidas por decreto, forem efetivadas.

Procurada pela reportagem do Nominuto, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte (Sejuc), por meio da assessoria de comunicação, confirmou a interdição nos presídios e ressaltou o trabalho de recuperação que vem sendo realizando pela pasta. “O trabalho de recuperação e adequação continua em toda estrutura. O pavilhão 4 já foi entregue. O Governo do Estado vai recorrer da decisão através da Procuradoria Geral do Estado”, diz a nota.

Do NoMinuto

IMG-20150413-WA0024

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas dos programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Ciência sem Fronteiras, de acordo com nota divulgada pela pasta. Mas programas de merenda e transporte escolar, além do Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado a melhorias nos centros de ensino, serão mantidos sem cortes.

O MEC informou que Pronatec, o Ciência sem Fronteiras e “e outros, têm a sua continuidade garantida este ano, com o redimensionamento na oferta buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que ainda serão definidas, mas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado”.

De acordo com a nota, o número de vagas ofertadas pelo Pronatec será divulgado em breve. O programa foi criado em 2011 para expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Foi um dos carros-chefes na campanha da presidenta Dilma Rousseff, com o anúncio que pretendia criar mais 12 milhões de vagas.

Um dos programas reduzidos dentro do Pronatec será o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O Sisutec, que seleciona para o ensino técnico estudantes que concluíram o nível médio com base nas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já teve as inscrições adiadas mais de uma vez. Não haverá edição no primeiro semestre, como geralmente ocorre. No ano passado, o programa ofereceu aproximadamente 580 mil vagas, somadas as duas edições. Ler mais…

Na noite desta Terça-feira (26) às 19h40m a rua Heráclito Vilar foi marcada pela violência. Um estudante por nome de Júnior Matheus estava conversando com amigos sentado em uma calçada, quando dois homens em uma moto de modelo não identificado, se aproximaram e o garupa portando uma arma de fogo efetuou alguns disparos. Júnior Matheus sofreu um tiro na região das costas e foi socorrido por um veículo particular até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba. Já os homens que foram responsáveis por este atentado fugiram sem serem identificados. A Polícia Militar do 11ºBPM foram acionados e já estão em diligências

Informações e foto da ConnectTV

infoserv 2

Um vazamento em uma adutora causará desabastecimento durante esta semana em Macaíba, na Grande Natal. O problema foi detectado nesta segunda-feira (25) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com o gerente regional da Natal Norte da Caern, Ricardo César da Silva, são necessárias 72 horas para o conserto da tubulação. Depois que o trabalho de recuperação for concluído e o sistema religado, serão necessárias mais 24 horas até que o abastecimento esteja totalmente normalizado.

O vazamento, em uma tubulação de 300 milímetros, está localizado no canteiro central da BR-304.

Fonte: G1/RN
Via Macaíba na Net

Na tarde do dia 21 de Maio de 2015, na solenidade de posse dos conselheiros de cultura de Macaíba, diante de representantes da impressa e militantes da cultura o prefeito Fernando Cunha em sua fala afirmou que em 60 dias o Complexo Turístico da Lagoa das Pedras será inaugurado. “No máximo, “estourando” 60 dias vamos inaugurar o Complexo Turístico” relatou o prefeito.

Saiba mais no Cidadão Macaibense.

Logomarca Madrecitta

2f93a321-935a-49db-8073-2e6cd69eb986

Os deputados aprovaram em plenário, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 002/2015, de autoria de Márcia Maia (PSB), instituindo o Programa Bolsa-Atleta. A proposta beneficiará com incentivos os atletas praticantes do desporto de base e de alto rendimento, filiados à Federação Estadual, Confederação Nacional ou pelo Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro.

De acordo com o Projeto será garantido apoio financeiro em valor a ser estipulado pelo governo, que estará inserido no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social a partir do ano seguinte à sanção da Lei. O atleta que receber qualquer tipo de patrocínio de pessoas jurídicas, públicas ou privadas, terá direito a percepção de 80% do valor da bolsa de sua categoria, a ser regulamentada pelo Poder Executivo.

A Bolsa-Atleta será concedida, a cada beneficiário, pelo prazo de um ano, configurado 12 recebimentos mensais, podendo ser renovada. O parágrafo 2º do Artigo Primeiro da Lei hoje aprovada estabelece que “as modalidades esportivas amparadas para a concessão da Bolsa-Atleta, bem como os respectivos requisitos de concessão, serão estabelecidos em regulamento”.

Banner_Site_450x100px_Senadinho copy