Um Grupo de Artistas da cidade estão se organizando para entregar um pleito a Senadora Eleita Fátima Bezerra (PT), para que mesma possa Pleitear junto ao Ministério da Cultura – MinC uma Emenda Parlamentar no intuito incluir Macaíba entre as cidades contempladas com uma das ações da Deputada, que é a Construção do Teatro Municipal. “Mesmo tendo um espaço como o Pax Club, os Artistas da cidade necessitam de uma Casa, onde possamos retornar as atividades artísticas, que os Grupos e Companhias realizavam há algum tempo atrás, como eventos de interesse da Comunidade Artística incluindo festivais, atividades escolares, religiosas, realização de seminários e apresentações de grupos visitantes” Disse: Cícero Militão, que integra o grupo. Só para lembrar, por exemplo, o Teatro municipal de Parnamirim, e de Assú foram erguidos através da Ação Parlamentar da Deputada Fátima.

O grupo que está surgindo também visa elaborar e Concorrer a Editais de incentivo a cultura através da Lei Câmara Cascudo (Lei 7.799 de 30/12/1999 – Estadual ) e a Lei Lei Houanet ( Lei 8.313/91 Federal) duas Leis importantes para os artistas poderem Apresentar e concorrer a projetos na área de Cultura.

O grande Mote é Criar uma Escola de Formação Artística fomentando a politização quanto cidadão crítico e consciente da Sociedade, tendo como “Pano de fundo” às diversas formas de Artes identificadas na Cultura do nosso povo macaibense.

Por Cícero da Silva Militão

http://www.infoservrn.com.br/loja/skin/frontend/em0023/default/images/logo.png

O governador eleito Robinson Faria (PSD) participou no fim de semana de uma confraternização com aliados e assessores, na Granja do Zé Bonitinho, que fica as margens da Reta Tabajara, em Macaíba.

O cantor Alcimar Monteiro, que embalou a campanha de Robinson com o jingle, “A força do Vermelho”, cantou a música acompanhado pelo sanfoneiro Amazan, segundo suplente de deputado estadual.

Robinson-com-Alcimar-Monteiro

O promotor de Justiça, Glaucio Pinto Garcia iniciou uma nova investigação na Prefeitura Municipal de Ouro Branco. No foco, apurar a regularidade das nomeações de servidores para exercerem cargos comissionados. Há indícios de que houve nomeações para cargos que não foram criados por lei. O promotor apresentou alguns desses cargos, com base em informações solicitadas a Câmara Municipal, de acordo com inquérito que foi aberto.

A prefeita Fátima Araújo (PT) já foi notificada para que se manifeste, acerca dos fatos apurados. Também o promotor solicitou que ela apresente cópias das leis que criam e definem as atribuições de todos os cargos constantes da relação de servidores apresentada pela Secretaria Municipal de Administração.

E a presidente da Câmara, Eurinete Santos (PHS), atendendo o promotor, encaminhou uma lista de cargos que não constam na relação de cargos criados por lei, tais como: Diretor de Serviços Farmacêuticos ( Maria Cristina Nogueira); Chefe do Clube de Idosos (Rodrigo dos Santos Oliveira), Chefe de Cozinha Hospitalar (João Batista de Souza), Chefe de Processamento de Dados (Maria da Conceição de Medeiros da Silva) e Chefe do Programa Bolsa Família (Jorge Rafael de Medeiros Costa), entre outros.

Do Marcos Dantas

https://lh4.googleusercontent.com/-mBno7wc32O8/UZzf60OkU3I/AAAAAAAAD9Y/FqWfatTRz14/s800/casa%2520da%2520cultura.jpg

Foi aprovada na Sessão do dia 18 a sugestão do vereador Luizinho (PSB) para realização de Audiência Pública sobre os procedimentos Legais adotados pelo Município para concessão de Habite-se, alvarás e outros documentos oficiais fundamentais a empreendimentos imobiliários. A mesa diretora deverá marcar a data da Audiência nos próximos dias. A proposição foi apoiada pelos vereadores Antônio França, Edma Maia e Kátia Sena.

——

A vereadora Ismarleide Duarte (PROS) solicitou a instalação de sinalização horizontal e vertical no perímetro de acesso ao município via São Gonçalo do Amarante. A parlamentar também apresentou requerimento para que o Executivo instale luminárias em algumas ruas de Lagoa do Sítio 1. Ainda na Sessão Plenária do dia 18 de novembro, Ismarleide sugeriu que a Prefeitura sinalize os veículos oficiais com um número telefônico específico para denúncias por imprudência ou mau uso dos carros por seus motoristas.

——

A vereadora Rita de Cássia (PROS) solicitou que a Prefeitura solucione o problema de um esgoto aberto nas imediações da Capela de São Sebastião, em Riacho do Sangue. A parlamentar também requereu o recapeamento asfáltico da comunidade. Ler mais…

O vírus chikungunya deve se espalhar pelo país seguindo o padrão de disseminação da dengue, segundo infectologistas ouvidos pelo G1.

No próximo verão, portanto, é provável que diferentes regiões do país tenham surtos simultâneos de dengue e chikungunya.

Desde que chegou ao Brasil até o dia 25 de outubro, o chikungunya já infectou 828 pessoas, de acordo com balanço mais recente do Ministério da Saúde.

O primeiro caso de transmissão interna do vírus no país foi registrado em setembro.

Como as pessoas pegam o vírus?
Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue.

O risco aumenta, portanto, em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia. Ler mais…

Parlamentares de oposição e integrantes da CPMI da Petrobras reforçaram ontem a necessidade de aprofundamento das investigações sobre o envolvimento de políticos com o esquema de corrupção na Petrobras desvendado pela Operação Lava-Jato. O coro foi intensificado pela denúncia de que o líder da bancada do PT no Senado, Humberto Costa (PE), teria recebido propina de R$ 1 milhão do esquema para sua campanha eleitoral, em 2010. A informação teria sido revelada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, como parte do acordo de delação premiada firmado por ele com o Ministério Público Federal e a PF. Em nota, Costa negou o recebimento do dinheiro e pôs à disposição seus sigilos bancário, fiscal e telefônico. Segundo a denúncia, o dinheiro teria saído da cota de 1% do PP no esquema.

“Ele (Humberto) é o coordenador da bancada governista na CPMI”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que integra a Comissão. Ele classificou a denúncia de Paulo Roberto Costa como “dura” e “forte”. “Daqui a 10 dias (na próxima terça, 2 de dezembro), Paulo Roberto Costa vai ter de confirmar e detalhar essa informação no depoimento dele à CPMI. E depois as investigações vão ter de mostrar que têm procedência o que ele está dizendo. Se não tiver, a pena dele vai ser aumentada”, disse Delgado. “Essas denúncias têm de ser apuradas, não só em relação a ele, mas a todos os outros citados na delação premiada. E então o Congresso precisa encaminhar para os órgãos competentes”, completou o mineiro. A denúncia foi publicada na edição de domingo do jornal O Estado de São Paulo.

http://www.infoservrn.com.br/loja/skin/frontend/em0023/default/images/logo.png

A nova equipe econômica do Governo Dilma Rousseff terá como primeiro desafio equacionar um rombo no Orçamento de 2015 que, a partir das mais recentes estimativas oficiais, ronda a casa dos R$ 100 bilhões.

Equivalente a quatro anos de Bolsa Família, o montante resulta de receitas potencialmente superestimadas pelo Executivo e pelo Congresso no projeto orçamentário para o próximo ano.

http://marcosdantas.com/wp-content/uploads/2014/11/desafios-do-ministro-da-Fazenda.jpg

As últimas Sessões da Câmara Municipal foram marcadas por discussões acerca da proposta de Orçamento para o exercício 2015 do Executivo.

Em obediência à Lei, a matéria ensejou a realização de três audiências públicas, que aconteceram nas últimas semanas deste Período, e segue para primeira votação no próximo dia 25, prazo limite para as comissões apresentarem os devidos pareceres e os vereadores oferecerem propostas de emenda parlamentar.

Com informações do Grande Ponto

https://lh4.googleusercontent.com/-mBno7wc32O8/UZzf60OkU3I/AAAAAAAAD9Y/FqWfatTRz14/s800/casa%2520da%2520cultura.jpg

A Tribuna do Norte mostrou o pioneirismo em cirurgia de câncer no Hospital Universitário Onofre Lopes. O paciente Júlio Ferreira, de 68 anos, hoje respira aliviado. O paciente chegou ao hospital em dezembro de 2013, onde ficou sabendo por meio de exames que em seu pulmão havia um tumor maligno. Graças a uma cirurgia realizada pela primeira vez no Brasil, chamada “pleuropneumectomia esquerda” por Singleport – incisão única -, Julio afirmou que pouco sentiu dor após a cirurgia e já pensa na volta para casa.

Para fazer a cirurgia, realizada em 11 de novembro de 2014, o paciente precisou se internar com 15 dias de antecedência no HUOL. Quando chegou ao hospital, Julio foi recepcionado pelo médico-cirurgião que realizou o procedimento, Carlos Alberto Araújo. O médico, que visualizou na “pleuropneumectomia esquerda” por Singleport o início de uma cura menos dolorosa para o paciente. “Ela é indicada quando a doença, no caso a tuberculose e o câncer de pulmão, invadem a pleura além do pulmão”, informou.

cirurgia TN

Lula e Dilma

A provável ida do senador Armando Monteiro (PTB) para o Ministério do Desenvolvimento retoma prática que a presidente Dilma Rousseff (PT) não pretendia adotar no novo mandato: abrigar derrotados nas eleições no primeiro escalão.

E Armando disputou e perdeu o Governo de Pernambuco, logo no primeiro turno. No Rio Grande do Norte também há uma expectativa que o hoje presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) possa ser indicado ministro. Assim como Armando, ele disputou e perdeu para governador do seu Estado.

http://www.infoservrn.com.br/loja/skin/frontend/em0023/default/images/logo.png

O dirigente sindical, ABIMAEL FREIRE RODRIGUES, funcionário público municipal, lotado nesta Secretaria de Educação, brasileiro, casado, representante dos funcionários municipais no Conselho do Fundeb/Macaíba, conseguiu aprovar na reunião do Conselho do Fundeb que os gastos realizados com recursos do Transporte Escolar no município de Macaíba sejam apresentados ao Contador do Sinsemac. Solicitou ainda que a documentação/CÓPIA da referida prestação de contas ficasse em cópia com o sindicato dos servidores.

A entidade sindical enquanto entidade parceira e fiscalizadora dos recursos da educação básica analisará na próxima terça-feira, 25/11, a partir das 09, a referida documentação e só após este direito garantido, é que conselho gestor poderá aprovar as devidas contas.Os recursos analisados serão do PNATE consiste na transferência, em caráter suplementar, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, de recursos financeiros destinados a custear a oferta de transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, com o objetivo de garantir o acesso à educação.

Fonte: Cidadão Macaibense

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar na quarta-feira (26) a Proposta de Emenda à Constituição 57/2012, que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias que antecedem as eleições. A proposta foi discutida na última reunião da comissão (no dia 19), mas os senadores pediram vista coletiva para estudar melhor a matéria. De autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), a PEC tem o objetivo de evitar a interferência das pesquisas no resultado final, uma vez que os cenários apresentados por vezes se mostram completamente distintos dos efetivamente apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A legislação eleitoral em vigor não determina prazo limite para divulgação de pesquisas. Elas podem ser feitas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que registradas até cinco dias antes do pleito. Somente pesquisas de boca de urna (aquelas em que as entrevistas são feitas no dia da eleição) têm divulgação proibida até a conclusão da votação. A PEC recebeu parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Apesar de lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou inconstitucional projeto que impede a divulgação de pesquisas nos dias anteriores à eleição, sob o argumento de que a Constituição garante o direito à informação, Randolfe concordou com o argumento de possível interferência no resultado das urnas.

https://lh4.googleusercontent.com/-mBno7wc32O8/UZzf60OkU3I/AAAAAAAAD9Y/FqWfatTRz14/s800/casa%2520da%2520cultura.jpg

Uma pergunta que não quer calar na cidade de Coité: quem irá assumir o Diretório Municipal do PSD em Macaíba (partido este que tem como presidente estadual o governador eleito Robinson Faria)?

Hoje o atual presidente do PSD de Macaíba é o Advogado Célio Maia Júnior, no entanto, devemos ressaltar que ele optou em apoiar Henrique Alves, sendo assim, é natural que o diretório do partido no município irá mudar de mãos. Então aguardemos o nome do próximo presidente.

Por Carlos Santos – Colunista do Senadinho

http://www.folhadojurua.com.br/wp-content/uploads/2014/10/1apsd.jpg

A Polícia Civil vai ouvir o depoimento de uma mulher suspeita de ser mãe do bebê encontrado na manhã desta sexta-feira (21) dentro de uma caixa de papelão jogada em um lixão na zona rural do município de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. A jovem, de 18 anos, confessou ter feito um aborto recentemente, mas nega ser mãe da criança achada morta nesta sexta. O bebê foi encontrado por catadores que trabalhavam no lixão.

O delegado Delmontiê Falcão, titular da Delegacia Regional de Macau, explicou que a suspeita disse ter feito um aborto recente, mas jogou o feto no vaso sanitário. “Nega totalmente. E afirmou que o aborto não foi proposital. Disse que estava tomando um medicamento para cólica. O bebê, segundo ela, tinha entre cinco e seis meses. O encontrado no lixão já estava formado. Era grande”, detalha Falcão.

O titular da Delegacia de Macau pretende solicitar um exame de DNA ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). De acordo com o delegado, a mulher está com medo da população. Algumas pessoas chegaram a se aglomerar na frente da delegacia na tarde desta sexta. “Vamos mantê-la aqui por segurança. Pode ser que alguém queira fazer alguma besteira na rua”, afirma.

Saiba mais AQUI

http://www.infoservrn.com.br/loja/skin/frontend/em0023/default/images/logo.png

Recentemente, depois da sessão do dia 11 de novembro, o povo de Macaíba ficou perplexo com a iniciativa do Executivo Municipal. O prefeito Fernando submeteu a aprovação da Câmara Municipal  o Projeto de Lei que autoriza o famigerado empréstimo de 20 milhões ao BNDES, com finalidade de construção de um Centro Administrativo para o município. De acordo com as informações que chegaram do parlamento macaibense, a garantia de pagamento sairá do Fundo de Participação do Município (FPM). Aquele que os prefeitos reclamavam que era insuficiente para os municípios. Na 16ª Marcha a Brasília pelos prefeitos em Defesa dos Municípios, realizada em 2013, a Presidente Dilma liberou, no período, uma ajuda extra de 3 bilhões para os municípios do RN, além da otimização do repasse.

Diante dessa situação, vale chamar a atenção dos nossos amigos webleitores para as seguintes perguntas: Em meio a tantas obras conveniadas, porem inacabadas, além das que estão subutilizadas, qual seria a prioridade? Houve alguma consulta a população sobre o referido empréstimo? De outra parte, revela a face de grupo de parlamentares submissos aos interesses do executivo, sem o debate aberto com a população, explicando quais são os benefícios desse grandioso projeto.

Confira a matéria na íntegra no Cidadão Macaibense

Créditos: Fan Page Prefeitura de Macaíba

A Ação Cultural EJA para a liberdade, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Macaíba, acontece nos dias 20 e 21 de novembro/2014 na Escola Estadual Dr. Severiano. Vários artistas e grupos culturais de Macaíba envolvidos no projeto apresentam ao público a diversidade cultural local difundindo ainda mais uma das maiores riquezas do nosso município: a CULTURA.

A Cia. Interart de Teatro, Sebastião Palhares, Júscio Marcelino, Luzinete Dantas, Ivan Cordel, Marquinhos e Yoana, Rômulo Estanrley, Hailton Mangabeira, Chico Pombinha, Leo da Capoeira, Pastoril Profª Alzira, Grupo Cio da Terra, ambos coordenados pela professora Benedita, Grupo de Professores da Centro Infantil Luís da Câmara Cascudo, coordenado pela professora Rose Feitosa, Dança Mix, MC MLK Zika, Victor Lopes. A participação de alunos do Dr. Severiano nas apresentações é o ponto alto do evento.

O corpo de um bebê, aparentemente recém nascido, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (21) dentro de uma caixa de papelão jogada em um lixão na zona rural do município de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Civil, a criança foi achada por catadores que trabalhavam no local.

Em contato com o G1, o delegado Delmontiê Falcão, titular da Delegacia Regional de Macau, contou que os catadores avisaram sobre a descoberta por volta das 7h30. “O pessoal que trabalha no local encontrou ele. É um menino, e estava de fralda. O corpo não estava rígido ainda, mas apresentava algumas lesões, provavelmente causadas por bicadas de urubus”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, ainda não é possível precisar se criança foi levada até o lixão ou se foi despejada por algum dos caminhões que descarregam lixo no local, que fica a 9 quilômetros da sede do município. “Vamos aguardar o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para poder dizer qual foi a causa da morte do bebê”, acrescentou Delmontiê.

Do G1 RN

https://lh4.googleusercontent.com/-mBno7wc32O8/UZzf60OkU3I/AAAAAAAAD9Y/FqWfatTRz14/s800/casa%2520da%2520cultura.jpg

Os deputados estaduais que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Assembleia Legislativa defenderam que o Governo do Estado apresente o detalhamento da aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões que poderá ser contraído junto ao Banco do Brasil. O projeto de lei que pede autorização para o financiamento foi enviado nesta semana à Assembleia Legislativa.

Na primeira discussão sobre o projeto, ontem, os deputados da CCJ afirmaram que o governo deve informar a aplicação dos recursos que serão obtidos com a operação de crédito. A votação da proposta na Comissão será na próxima quarta-feira. Depois, segue para apreciação em plenário.

Durante a sessão, o deputado Kelps Lima (Solidariedade), que integra a CCJ, foi designado relator do projeto. Na ocasião, o deputado Getúlio Rêgo (DEM), líder do Governo, afirmou que a área da Saúde é uma das que mais precisam de recursos. Ele defendeu o empréstimo e fez um apelo, durante a reunião, para que os recursos sejam disponibilizados ainda este ano. Mas, também destacou a importância de haver informação destalhadas da destinação do dinheiro. “Temos que investir em coisas que gerem oportunidades de crescimento econômico. Defendo que haja um detalhamento dos recursos, como serão aplicados, em que municípios. Estamos aqui para dar nossa contribuição sem abrir mão da coerência.”, disse Getúlio. Ler mais…