IMG_5817

Na manhã deste domingo (26), o Cruzeiro Master de Macaíba estreiou o mais novo uniforme contra a equipe do Tibau do Sul, ganhando pelo placar de 4 x 1.

Os gols do “Azulão” foram marcados por Gero, Marquinho, Geovane e Gerlândio.

Geovane, Reinaldo e João Maria de Mataverde, representantes da equipe Master, informam que em breve estarão fazendo o lançamento oficial do material esportivo 2017 e também irão divulgar a data de estreia do time, jogo esse que será realizado no Campo José Jorge Maciel (o campo do Cruzeiro).

IMG_5818

IMG_5816

IMG_5812

Os canais SBT, Record e Rede TV, não estarão mais na grade de programação das televisões por assinatura NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky a partir do dia 29 de março, próxima quarta-feira. A empresa Simba Content, criada pelas emissoras para cuidar do assunto, não aceita mais oferecer o sinal de graça para a TV paga, agora que apenas o sinal digital funcionará em São Paulo.

“Informamos que a partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico de televisão será desligado em São Paulo, as emissoras Record TV, RedeTV! e SBT deixarão de exibir simultaneamente suas programações nas operadoras pagas NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky”, afirma a nota oficial, veiculada na programação dos canais (assista abaixo).

A maior reclamação das três emissoras é que as empresas de televisão fechada não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital de seus canais, procedimento natural para exibir a programação de TVs nacionais e estrangeiras. “Lamentamos não termos chegado a um acordo com as operadoras, porque quem perde com isso é o público brasileiro”, diz o texto.

Confira a nota oficial completa: Ler mais…

IMG_5810

O 190 RN destaca que, uma discussão entre familiares acabou com um baleado na madrugada deste domingo (26) no bairro de Mangabeira, em Macaíba, na região metropolitana de Natal.

De acordo com a Polícia Militar, Alberi Assis do Nascimento, 32 anos, estava bebendo com o seu sogro quando em um determinado momento se desentenderam. O sogro de Alberi sacou uma arma de fogo da cintura e atirou no queixo do genro e fugiu. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que socorreu Alberir para o Hospital A PM ainda realizou diligências, mas não localizou o acusado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1 RN – Uma menina de sete anos foi atingida por um disparo de arma de fogo, na madrugada deste domingo (26), na cidade de Mossoró. Ela estava chegando em casa com o pai quando bandidos teriam se aproximado para assaltar. O pai da criança também foi atingido de raspão.

A ocorrência aconteceu no bairro Planalto. Pai e filha chegavam em casa em uma motocicleta e, quando entravam, bandidos chegaram e disseram: “perdeu, perdeu”. Nesse momento, as vítimas fecharam o portão rapidamente para evitar que os criminosos entrassem.

No entanto, eles começaram a atirar. A criança de sete anos foi atingida no tórax e o pai atingido de raspão. Depois disso, os criminosos fugiram.

A menina foi socorrida e levada para a UPA de São Manoel, mas depois transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia. O tiro que atingiu a criança transfixou. Ela tem quadro de saúde estável e está em observação.

IMG_5805

Foto: ilustração

Portal Conectados – A fiscalização sistemática e o trabalho de segurança preventiva desenvolvido pelo Detran/RN por meio da Operação Lei Seca, foi realizada no município de Macaíba, na madrugada deste domingo (26), na Rua da Conceição, em frente a Igreja Matriz da cidade. Segundo o Portal Conectados, a blitz  montada que durou cerca de 4 horas  seguidas, abordou dezenas de condutores e autuou administrativamente por desrespeito a Lei Seca 42, devido a um evento em uma casa de shows da cidade.

Alguns populares divulgaram a blitz nas redes sociais.

IMG_5804

IMG_5773

O jornalista Roberto Cabrini passou uma noite em uma das celas do pavilhão quatro da penitenciária Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. O apresentador do ‘Conexão Repórter’ viveu a experiência para reportar no documentário ‘A longa noite no inferno de Alcaçuz’ os segredos do presídio onde ocorreu o massacre de janeiro, que matou 26 pessoas. Cabrini é o primeiro jornalista ter acesso ao espaço onde ficam os detentos.

O documentário gravado por Cabrini vai ao ar neste domingo, 26. Para gravar o material, o jornalista passou uma semana investigando a situação do presídio e registrando os bastidores da guerra entre as facções. O apresentador entrevistou líderes das organizações criminosas, presos, mulheres que perderam maridos e filhos decapitados e o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino.

Saiba mais AQUI

IMG_5772

O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte Guilherme Wanderley Lopes Silva teve motivações políticas e administrativas para atacar procuradores e um promotor de justiça, nesta sexta-feira (24), deixando dois baleados. Em carta escrita antes de praticar o crime, ele destacou que: ‘terrorismo se combate com fogo’. E ainda ‘alguém precisava fazer algo efetivo e dar uma resposta a esse genuíno crime organizado’.

Guilherme Wanderley invadiu uma reunião onde estava o procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, no final da manhã desta sexta-feira. Ele chegou a atirar contra Rinaldo, mas errou. No entanto, conseguiu acertar o promotor público Wendell Beetoven nas costas e dois tiros no procurador-geral adjunto, Jovino Sobrinho.

Informações e foto G1 RN

IMG_5770

O PSDB do Rio Grande do Norte cresceu e hoje ocupa um espaço importante no cenário nacional. Esse foi o tom do discurso do presidente da Assembleia, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) neste sábado (25) em Natal. “Temos a maior bancada da Assembleia, prefeitos e vereadores e vamos crescer ainda mais”, destaca.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, esteve presente no ato de filiação de novos prefeitos ao partido e anunciou a posse do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, como presidente estadual da legenda para o próximo mês de maio. “O PSDB do Rio Grande do Norte é partido que mais cresce no Brasil”, ressaltou Geraldo Alckmin enaltecendo a chegada de Ezequiel e de mais quatro deputados estaduais que fortaleceram o partido nas eleições de 2016 e colocando o PSDB numa posição de destaque para 2018.

“A chegada do grupo de deputados estaduais para somar com o deputado federal Rogério Marinho aproximou o PSDB potiguar em termos de representatividade e importância ao que o PSDB representa no restante do país. E este trabalho já colheu fruto nas eleições de 2016 com a vitória de 10 prefeitos e a chegada agora de mais 10 filiações. E para 2018 o partido estará com condições de postular vagas nas candidaturas majoritárias e fortalecido nas proporcionais”, relatou Ezequiel Ferreira, futuro presidente do PSDB no Estado.

Ao discursar, Ezequiel Ferreira rememorou a história política de Geraldo Alckmin ressaltando que o Brasil lhe devia um mandato. “O senhor iniciou sua carreira política sendo eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito. Foi deputado estadual, deputado federal e vice-governador. O senhor governa São Paulo pela 4ª vez, mas lhe falta um mandato para transformar o sonho do brasileiro em realidade”, disse Ezequiel se referindo as eleições presidenciais de 2018.

Ezequiel Ferreira ainda relatou para o público presente que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin já tem ajudado o Rio Grande do Norte neste momento em que o estado entra para o 6º ano seguido de seca. “Solicitei ao governador de São Paulo as bombas que estavam na bacia do Cantareira para serem utilizadas nas bacias hídricas potiguares para acelerar a chegada das águas da transposição do São Francisco e reforçar nossas adutoras. O presidente da Caern, Marcelo Toscano já esteve em São Paulo e este apoio de SP para o RN já foi consolidado”, disse Ezequiel Ferreira. Ler mais…

O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Gilherme Wanderley Lopes da Silva, suspeito contra atentado a promotor e procurador na sede do MP se entregou no quartel da Polícia Militar, volta das 11h deste sábado.

Guilherme, que está assistido por dois advogados, preferiu exercer o direito constitucional de ficar em silêncio, quando foi interrogado.

Ele estava foragido desde ontem quando baleou o procurador-geral adjunto de Justiça, Jovino Pereira, nas costas, e o promotor Wendel Beetoven, no tórax.

Em nota, o procurador-feral de Justiça, Rinaldo Reis, também alvo do atentado afirmou que o crime foi motivado pela atuação funcional. Guilherme ainda não confirmou o caso.

Informações Agora RN

Em menos de 24 horas o bairro Campo das Mangueiras, em Macaíba, registrou o segundo crime de homicídio. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

O segundo homicídio ocorreu nesta manhã de Sábado (25), na rua Maria dos Prazeres. A vítima identificada até o momento pelo o nome de Igor, mas conhecido por “Caixa D’água” estava pilotando uma motocicleta no momento que sofreu alguns disparos de arma de fogo, vindo a óbito logo em seguida.

Populares informaram que ouviram apenas os disparos e não chegaram a vizualizar nenhum suspeito.

A vítima que residia nas mediações da Lágua das Pedras, no próprio bairro onde foi morto.

Da ConnectTV Macaíba

IMG_5759

Negando os boatos espalhados sobre sua morte, a ex-governadora do RN e atual vereadora de Natal falou hoje (25) em suas redes sociais que continua em tratamento de um procedimento cirúrgico, feito no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“Infelizmente entro em contato tão tarde para tranquilizá-los e dizer aos milhares de potiguares que gostam de mim que estou bem. Sigo em tratamento, fiz um procedimento cirúrgico há alguns dias. Mas volto de São Paulo para Natal na próxima semana e tenho muita fé em Deus que em poucos dias retomarei minhas atividades na Câmara Municipal”, afirmou.

Ela ainda falou se disse triste pela divulgação inverídica sobre seu estado de saúde. No início do mês a vereadora informou que foi à São Paulo para consultas e exames no Hospital. Faria trata de uma neoplasia no duodeno, uma espécie de tumor no intestino descoberto a cerca de um ano e meio.

Em nota, a assessoria da vereadora informou que a parlamentar retorna para suas atividades legislativas no RN, na próxima semana. A nota ainda diz que Wilma teve inicialmente consultas e exames na capital paulista e depois foi submetida a um procedimento para desobstrução de stent nas vias biliares, no Hospital da Beneficência Portuguesa.

Com informações de No Minuto

Mais de 100 cidades brasileiras aderiram este ano à mobilização da Hora do Planeta para incentivar a reflexão sobre como enfrentar o aquecimento global e preservar o meio ambiente. O projeto convoca pessoas, empresas e entidades públicas a apagarem as luzes durante uma hora hoje (25), das 20h30 às 21h30. Criado em 2007 na capital australiana, Sydney, pela organização não governamental WWF, a iniciativa está presente em mais de 7 mil cidades. No Brasil, a ação ocorre desde 2009. Alguns eventos pontuais vão marcar a data, como um passeio ciclístico em Brasília pouco antes do apagar das luzes de monumentos como o Congresso Nacional, o Museu da República e a Catedral Metropolitana.

Segundo o diretor executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, as ações deste ano priorizaram o engajamento digital. “Fizemos vídeos que foram divulgados nas redes sociais, com pessoas comuns sobre o que ainda não conseguiram fazer para melhorar o planeta e o que o podem fazer para contribuir. É um convite à reflexão” disse.

Além da conscientização individual, a campanha também busca despertar a população para o problema do consumismo. “O atual padrão de consumo também é uma questão abordada nas nossas ações. O consumismo é um tremendo problema para a sociedade e para o planeta, gerando desperdício”, alertou Voivodic. “Nestes dez anos, o balanço é muito positivo, tem tocado as pessoas e hoje é a maior campanha ambiental do mundo, é um momento para parar e pensar como podemos cuidar melhor do nosso planeta”, completou.

No site da Hora do Planeta é possível acessar material com dicas do que cada um pode fazer para participar da campanha.

O WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país desde 1996 e integra a Rede WWF, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Agência Brasil 

20170324_175651

A cidade de Macaíba, localizada na Grande Natal, registrou um crime de homicídio durante o final da tarde desta Sexta-feira (24).

O sargento Sales e o Cabo Cruz I, da polícia militar do 11º Batalhão, informaram que a vítima identificada por José Luiz Hermeson dos Santos, 38 anos, que trabalhava como segurança de um posto de combustível, estava jogando baralho junto aos seus amigos na rua Edilson Alburqueque Bezerra, no bairro Campo das Mangueiras, quando dois homens em uma moto se aproximaram e efeturam vários tiros de arma de fogo na região da cabeça do segurança,  que morreu antes da chegada do SAMU.

Os atiradores conseguiram fugir com destino incerto. A PM relatou que poucas informações puderam colher no local, devido a lei do silêncio. Ainda não se sabe se a vítima estava recebendo ameaças. A polícia civil da cidade deverá investigar o crime.

ConnectTV

Water tap

Foto: ilustração

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) precisou interromper o fornecimento de água para a cidade de Macaíba.

A previsão é que o abastecimento seja normalizado neste sábado (25). A parada foi necessária para rebaixar a Adutora do Reservatório do Bairro Campinas, o objetivo do serviço é adequação do sistema de abastecimento, para a conclusão da obra de pavimentação das vias públicas.

Fonte: Nominuto.com

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a tuberculose, na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma ação na região central do município, em pontos estratégicos como a rodoviária e a “Praça da Maré”.

Na ocasião, uma equipe de profissionais de saúde forneceu orientações para a população sobre como se transmite a tuberculose e os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pela doença. Também houve distribuição de panfletos.

A tuberculose é uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo e, apesar de existirem grupos populacionais mais vulneráveis, qualquer pessoa pode, ao entrar em contato com o Bacilo de Koch (bactéria causadora), desenvolvê-la.

Caso uma pessoa apresente tosse por mais de três semanas, esta deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante ressaltar que a tuberculose tem cura e que a SMS de Macaíba disponibiliza, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento para os pacientes após o diagnóstico.

Assecom-PMM

Através da rede social Facebook, o Sindicato dos Servidores Público Municipal de Macaíba (Sinsemac), convoca toda categoria para Assembleia Geral após resposta do prefeito Fernando Cunha (PSD), referente as reivindicações do sindicato. Segundo a publicação, em assembleia, será feita avaliação e posteriormente o encaminhamento das deliberações.

Local: Casa de Cultura
Data: 29/03/2017
Horário: às 09h00 e às 14h00

Veja o ofício com as respostas do prefeito:

 

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

homenagem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) destacou a trajetória da Justiça Federal, no Estado, com grandes contribuições ao povo potiguar, na sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (24) no plenário da Assembleia Legislativa em homenagem aos 50 anos da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN).

“Em 1967 a Seção Judiciária potiguar foi instalada. De outrora em diante, começava ali uma trajetória de grandes contribuições ao nosso povo, essencialmente fazendo Justiça, mas destacando-se, também, pelo pioneirismo nacional em muitas ações de gestão e julgamentos. Sendo assim, não poderia o Poder Legislativo deixar de reconhecer e de enaltecer o Jubileu de Ouro da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, pois faz-se necessário conservar a memória e refletir sobre a trajetória percorrida até o momento”, disse Ezequiel Ferreira.

O deputado, que foi o propositor da homenagem, disse ainda que todo o reconhecimento advém, é fato, da capacidade de seus magistrados, servidores e colaboradores. “São pessoas que trazem engajamento na atividade e qualidade no trabalho, marcas próprias da Instituição. Entre magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, a Seção Judiciária conta com cerca de 700 pessoas, que são movidas pela causa do bem servir a toda a população do Rio Grande do Norte”, acentuou o presidente do Legislativo.

Na solenidade foram homenageados os ministros do STJ, José Augusto Delegado (aposentado) Luiz Alberto Gurgel de Farias, e Marcelo Navarro. Os desembargadores federais Araken Mariz de Farias (aposentado), Edilson Pereira Nobre Júnior e Francisco Barros Dias: os juízes federais Marco Bruno Miranda Clementino, Ivan Lira de Carvalho, Walter Nunes da Silva Júnior, Magnus Augusto Costa Delgado, Janilson Bezerra Siqueira, e a juíza federal Gisele Maria da Silva Araújo Leite e a servidora aposentada Maria Isabel Gurgel Umbelino.

Os homenageados receberam placas comemorativas em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no Judiciário Federal Potiguar, que foram entregues pelos deputados José Adécio (DEM), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Raimundo Fernandes (PSDB), Carlos Augusto (PSD), Ezequiel Ferreira (PSDB), Larissa Rosado (PSB) , Hermano Morais (PMDB), Tomba Farias (PSB), George Soares (PR), Dison Lisboa (PSD) e Ricardo Motta (PSB).

Em nome dos homenageados falou o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior que fez um histórico das atividades da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, desde o seu início até hoje. Ler mais…

IMG_5743

Reunião para definir detalhes sobre a realização da Copa, futebol  feminino e master masculino (Foto: Cedida/Divulgação).

O vereador Netinho França conversou com o Senadinho Macaíba e informou que junto com a Liga Macaibense de Futebol, irá realizar o futebol feminino e o futebol master masculino. Além da Copa “Netinho França”.

“O esporte é uma das alternativas para ajudar, prevenir e tirar a juventude do meio das coisas ruins que o mundo proporciona. Quero agradecer ao presidente do Cruzeiro Gaita, o presidente da Liga Masculina e Feminina, Jailton, e também seu Hilton. Aproveitando o espaço, convido a todos os desportistas e políticos que queiram ajudar e participar”, disse o vereador.

Na oportunidade, Netinho disse que em seu mandato, irá contribuir com o esporte macaibense junto com a Prefeitura de Macaíba. “É muito importante essa junção política administrativa para fortalecer ainda mais o esporte no nosso município”, concluiu.

As informações sobre a realização da Copa, do futebol feminino e master masculino serão divulgadas em breve pelo parlamentar.

Feira livre da carne em Macaíba (Foto: Web/Divulgação).

O RN TV 1ª edição desta sexta-feira (24), mostrou a situação que se encontra os feirantes que negociam com carnes e também peixes na feira localizada por trás do Mercado Público da cidade. Na reportagem, eles [os comerciantes] relatam os prejuízos que estão tendo devido a câmara fria se encontrar quebrada há nove meses. Segundo eles, a porta está sem a borracha de isolamento e com isso não fechando completamente, assim não mantendo a temperatura certa. “Se a carne ficar por mais de uma dia lá, estraga”, disse a repórter do jornal.

O comerciante Alberto está há três meses sem vender após um prejuízo que teve depois de guardar carne na câmara. “A carne estragou e eu não pude fazer nada. Foi o jeito jogar fora”, disse ele.

Já a câmara do peixe está sem funcionar totalmente há sete meses. “Estou tendo que comprar gelo e conservar o peixe em casa. Assim aumentado as despesas”, disse o comerciante Roberto.

Os comerciantes dizem que estão expondo toda a situação por desespero. Pois não aguentam mais perder mercadorias e medo de uma hora para outra serem impedidos de vender, porque sabem que não estão trabalhando da forma adequada.

Em nota, a secretaria de Infraestrutura de Macaíba disse que espera a conclusão de um processo licitatório para consertar as câmaras fria. A secretaria também disse que está elaborando um projeto de reordenamento das bancas, programado para maio deste ano.

Foto: Cedida

O BG destaca:

Um atendado dentro da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte abalou a capital potiguar no fim da manhã desta sexta-feira(24). Na ocasião, o procurador-geral adjunto e um promotor de Justiça foram baleados. As vítimas foram identificadas como Jovino Pereira Sobrinho e Wendell Beetoven Ribeiro Agra.

Informações dão conta que o promotor Wendell Beetoven foi baleado nas costas, enquanto o procurador adjunto, foi atingido no tórax.

Segundo o MP, o atirador é um servidor que invadiu uma reunião e efetuou os disparos, fugindo em seguida com destino ignorado. A PM realiza diligências pela região. Não se tem informação do estado de saúde das vítimas.

IMG_4320

IMG_5737

Policiais civis de Macaíba com apoio da Polícia Militar prenderam Francisco Alef Guedes de Lima, foragido da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (24). Francisco Alef que responde pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas foi preso com uma pistola calibre 380, com registro de roubo na cidade Bom Jesus, quando estava na localidade de Pingo D’água, município de Macaíba.

190 RN

06473924-e37b-48f2-b9ff-0e912e265994

A importância da consolidação de uma Política Estadual de Saúde da Mulher no Rio Grande do Norte será um dos temas debatidos na próxima segunda-feira (27), às 15h30, no auditório da Assembleia Legislativa. A Audiência Pública, que tem como tema a Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, é uma proposta do deputado Fernando Mineiro (PT) em atendimento a um pleito do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN).

“Somente com o fortalecimento de uma Política de Saúde da Mulher no RN e de outras políticas públicas voltadas às mulheres, de forma integrada, poderemos garantir prevenção e cuidado em saúde, emprego e renda, mobilidade, educação, entre outros”, defende Mineiro.

A presidente do CES/RN, Mayara Acipreste, explica que a audiência tem o objetivo de divulgar a conferência e estimular o debate para a consolidação de uma Política Estadual de Saúde da Mulher. “Outras questões também precisam ser discutidas, por terem relação direta com a saúde da mulher. É o caso da Segurança Pública, do atendimento nas Delegacias da Mulher, na estruturação das equipes que prestam atendimento e assistência”, observa ela.

Segundo Mayara, para fortalecer a rede de atendimento à mulher no RN, é preciso, primeiro, fortalecer a atenção básica nos municípios. “A saúde da mulher passa por uma questão preventiva. Por exemplo, se a rede básica consegue atender às mulheres e oferecer preventivo, o índice de câncer de colo de útero pode cair consideravelmente”, cita a presidente.

A audiência pública pretende reunir representantes da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e da Subcoordenadoria de Ações à Saúde, e da sociedade civil.

I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres acontece em Natal, de 12 a 14 de junho, e terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

IMG_5730

Policiais civis da 5ª. Delegacia de Polícia Civil de Natal prenderam em flagrante Antônio Márcio Cavalcante da Silva, de 24 anos, pela prática dos crimes de estelionato e de falsificação de documento particular, na noite desta quinta-feira (23), dentro de um shopping na capital potiguar.

Investigações da Polícia Civil revelaram que há aproximadamente um mês, Antônio Márcio estava anunciando em um site coletivo de venda e compra de produtos, a venda de computadores de mesa. Ele iludia os compradores anunciando que as máquinas eram de determinada marca conhecida no mercado nacional e cobrava pelos equipamentos o valor de R$ 2.500,00. Porém, quando a venda se efetivava ele entregava para as vítimas carcaças de CPU com peças de sucata, juntamente com notas fiscais forjadas em nome de empresa fictícia, como forma de dar veracidade à transação ilícita.

Uma equipe de policiais civis conseguiu prender Antônio Márcio quando ele ludibriava mais uma vítima. No momento da prisão, ele confessou ter aplicado esse golpe em outras ocasiões. Estima-se que os prejuízos causados ultrapassem R$ 10.000,00.

IMG_5731

IMG_5726

Com o objetivo de aprimorar o atendimento dos usuários da rede de saúde municipal e lhes proporcionar mais conforto, a Prefeitura de Macaíba vai reequipar as unidades de saúde com uma série de equipamentos modernos recém-chegados ao município.

Segundo, o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Siqueira, diversas unidades de saúde de Macaíba (tanto em áreas urbanas quanto rurais) receberão novos e modernos equipamentos como consultórios odontológicos, autoclaves, aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de raios X odontológicos, compressores e refrigeradores. Algumas unidades, inclusive, já estão começando a receber os referidos equipamentos.

Assecom-PMM

IMG_5722

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) prenderam, nesta quinta-feira (23), Shirlecio da Silva Pedro, 33 anos, quando o mesmo estava na sua residência, local onde o mesmo mantém um desmanche de veículos roubados, no bairro de Passagem de Areia, cidade de Parnamirim. No local, foram apreendidas peças de dois veículos roubados, além de peças de outros automóveis que estavam sendo desmanchados. Shirlecio foi autuado pelo crime de receptação qualificada e encaminhado ao sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.

IMG_5723 IMG_5724

IMG_5720

Do Agora RN

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, não está acolhendo pacientes classificados nas categorias de risco verde e azul, grupo que tem menos prioridade para atendimento nas unidades de saúde de urgência e emergência.

A denúncia é do vereador Denílson Gadelha (PPS), que procurou o Ministério Público para que a Secretaria de Saúde local esclareça a situação. Em pronunciamento recente na Câmara Municipal, o vereador também falou sobre o assunto e pediu vigilância da Casa.

De acordo com Gadelha, pessoas que precisam de atendimento de saúde estão enfrentando muitas dificuldades em Macaíba. Isso porque, além da negativa da UPA, as Unidades Básicas de Saúde estão com má estrutura para receber os pacientes. Falta, de acordo com o vereador, gazes, medicamentos, luvas e outros instrumentos básicos de trabalho para os profissionais médicos e enfermeiros que atendem nos locais.

Em contato com a reportagem do Agora Jornal, Gadelha conta que contratos estabelecidos com fornecedores de insumos para as unidades de saúde se encerraram em dezembro do ano passado. Como um novo processo licitatório só teve início em janeiro, o Município está tendo dificuldades no contato com as empresas para abastecer os postos.

A Secretaria Municipal de Saúde admite que alguns pacientes não estão sendo atendidos por profissionais médicos na UPA, mas negou que não há acolhida na unidade. Em relação ao problema, a Secretaria declarou ao Agora Jornal, por meio da assessoria de imprensa, que o Município tem obedecido a uma recomendação recente do Ministério da Saúde.

Pela normativa, pacientes das referidas classificações de risco são atendidos apenas pela equipe de triagem da UPA, composta for enfermeiros, e posteriormente essas pessoas são encaminhadas para as unidades de saúde dos bairros. Aos fins de semana, quando as UBSs estão fechadas, todos os pacientes são atendidos, independentemente da classificação de risco.

A adoção da medida, informa a Secretaria, se deu pelo aumento da demanda de atendimento na unidade. Atualmente, de acordo com informações repassadas pela pasta, a UPA realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês. O número, no entanto, ultrapassou a marca dos 6 mil atendimentos/mês no segundo semestre do ano passado.

A Secretaria revelou ainda que a demanda cresceu devido ao fato de que pacientes estavam procurando a unidade – que é desenvolvida para atender situações de urgência e emergência prioritariamente – para atendimentos ambulatoriais e sem gravidade.

O problema consistiria, no entanto, no fato de as unidades básicas não estarem com estrutura suficiente para receber os atendimentos, conforme denuncia Gadelha. Ele cita o caso da Unidade de Campo de Santa Cruz. Segundo ele, pacientes diabéticos que precisam realizar curativos em lesões abertas não estão conseguindo realizar o procedimento. Por causa da simplicidade do atendimento, a UPA também está negando acolhida.

Sobre a estrutura nas unidades básicas, a secretária Silvana Cosme Pereira revela que a licitação para adquirir medicamentos e demais insumos para a realização de procedimentos como curativos já está concluída. Ela afirma, no entanto, que nem todas as empresas forneceram todos os produtos licitados. O prazo para que os medicamentos e insumos sejam totalmente entregues nas unidades, segundo a titular da pasta, é 27 de março. “O processo licitatório já está concluído. O que aconteceu é que algumas empresas, devido ao período de férias, não conseguiram fornecer ainda todos os insumos previstos em contrato. No entanto, a situação já está sendo resolvida. Caso os produtos não sejam entregues até dia 27, as empresas serão notificadas”, resume.