O projeto socioambiental Amazônia Live, do Rock in Rio, foi lançado neste sábado (27) em Manaus. O Amazônia Live pretende plantar mais de 1 milhão de árvores em 400 hectares de área desmatada da floresta amazônica nas cabeceiras do Rio Xingu. As sementes serão adquiridas com indígenas da região, para ajudar a fomentar a economia local, além de promover reflorestamento.

A estimativa do Rock in Rio é gerar aproximadamente R$ 700 mil em renda para as famílias coletoras de sementes e 50 empregos diretos nas atividades de assistência, preparação do solo e plantio.

Compromisso

Quando anunciou o projeto, no dia 4 de abril, o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, disse que o número de árvores plantadas na Amazônia pode chegar a 3 milhões por meio do projeto. “Eu sinto que as pessoas não sabem como ajudar. E o Rock in Rio vai explicar como ajudar. A gente está assumindo o compromisso hoje de plantar 1 milhão de árvores, mas o Banco Mundial já anunciou outro milhão, nós temos alguns clientes e vamos chegar fácil aos 3 milhões de árvores plantadas em um investimento todo feito pela iniciativa privada”, disse Medina. Ler mais…

Segundo informações do Portal Via Certa Natal, cento e trinta homens da Força Nacional de Segurança Pública partiram hoje do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte. Eles deverão chegar a Natal na próxima segunda-feira. A tropa é composta por policiais militares e seguiu em viaturas e ônibus da corporação.

A Força Nacional irá trabalhar em patrulhamento ostensivo nas ruas da capital e cidades da região metropolitana. Uma reunião entre a cúpula da segurança pública e o comando da Força Nacional ocorrerá assim que a tropa chegar para definir a atuação dos militares aqui no Estado.

O efetivo da Força Nacional deslocado para Natal estava atuando nas Olimpíadas e atuaria Paralimpíadas Rio 2016. Na última terça-feira (23), o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, solicitou ao Ministério da Justiça apoio da Força Nacional para atuar junto com as polícias Militar e Civil do RN enquanto são instalados bloqueadores de sinal de telefonia móvel em presídios do Estado.

image

Minha história com esse cachorrinho começou há alguns dias… eu e Rômulo Machado passeávamos com Mel, quando ele nos encontrou e resolveu nos acompanhar. Durante todo o passeio ele não nos largou, era como se tivesse escolhido a gente… Voltamos para casa, ele não percebeu a nossa partida e ficou lá… Depois de dias ele apareceu aqui na rua, foi conquistando os vizinhos, recebeu o nome de ‘Serumano’ e daqui não saiu… Aqui na vizinhança ele encontra alimento e água, mas ainda não tem um lar. Vive pelas calçadas dia e noite…

Meu coração anda doído por ver isso e não poder fazer nada além de preparar sua comidinha, colocar água e fazer algum carinho… Não temos muito espaço e o que temos já dividimos com Mel. Apesar de não poder adotá-lo, jamais faria vista grossa para sua situação… Por isso faço este apelo a você (que tem espaço e pensa em adotar um cachorrinho). Serumano é especial! Extremamente carinhoso e está ansioso por uma família… ele nos fala isso com o olhar.

Para maiores informações, entre em contato com 84 99963-6280.
#adoção #adoteumpet #serumano #umlarparaserumano

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”
Arthur Schopenhauer

Por Daíse Souza

As inscrições para as vagas remanescentes da edição deste segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina amanhã (28). O prazo vale para estudantes graduados e não-graduados que tenham sido pré–selecionados no processo regular e não tenham firmado o contrato de financiamento pelo Fies.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção. Em seguida, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies e concluir sua inscrição em dois dias úteis subsequentes.

Podem concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média geral mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero. É necessário comprovar ainda renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

Agência Brasil – Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. A medida é para agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão.

A Portaria 152, publicada hoje (26), no Diário Oficial da União, estabelece que o perito que conceder o auxílio já preveja o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença. Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que, muitas vezes, pode ir além do prazo inicialmente previsto para o auxílio.

O dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância, caso sinta que precisa de mais tempo para recuperação.

Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão. Pela portaria de hoje, o segurado amplia a possibilidade de reversão do seu benefício, pois a reavaliação poderá ser feita em outra instância e por outro perito.

O novo procedimento deve ser regulamentado num prazo de 15 dias a partir de hoje.

Há algo de diferente ocorrendo na campanha pela prefeitura de Serrinha. Enquanto todos veem Zuca Pontes e Nadivan sempre juntos, unidos, visitando as comunidades, mostrando suas propostas, numa clara demonstração que possuem os mesmos propósitos, do outro lado o que se vê é exatamente o contrário.

Em qualquer ocasião podem perceber que Deda e Fernando do Carmo, neto de Manoel do Carmo, nunca estão juntos. Prova disso são as fotografias divulgadas. Por que será? O que estará acontecendo? Será que Deda está com medo de assumir que é o candidato de Manoel do Carmo?

Xerife

O Governo do Rio Grande do Norte dará a autorização para a licitação do Transporte Cidadão nesta segunda-feira, 29, em solenidade realizada às 10h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. O programa consiste na oferta de transporte gratuito para a população de baixa renda de municípios da Grande Natal, garantindo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos essenciais na capital.

Participarão da solenidade o governador Robinson Faria, a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, e o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem, Ernesto Fraxe.

O Transporte Cidadão será operacionalizado por meio de linhas circulares de ônibus de grande porte, com itinerários previamente planejados, saindo às 6h e retornando ao ponto de origem às 17h, com paradas na Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.

O serviço será ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários do Bolsa Família. Inicialmente serão beneficiados os moradores de Ceará-Mirim, Maxaranguape, Extremoz, Macaíba, Goianinha, São José de Mipibú, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Vera Cruz e São Gonçalo do Amarante.

albanner_web2_728x90-3152067

Mesmo com a retração na quantidade de voos e fluxo de passageiros em todo o Brasil, o governo conseguiu negociar novos voos para o Rio Grande do Norte. No início de agosto, o governador Robinson Faria e o secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, estiveram em São Paulo para visitar companhias aéreas e buscar a retomada de voos diretos para o estado.

Apesar da queda generalizada no país – de 6,63%, de janeiro a julho de 2016, se comparado com o mesmo período de 2015, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) –, as duas principais companhias aéreas do país anunciaram movimentos significativos em suas operações. A Gol confirmou novos voos diretos do Rio Grande do Norte com destino a Congonhas (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), em um total de 18 frequências semanais, incluindo sábados e domingos. A empresa deve começar a operar a partir de 1° de setembro.

Já a Latam, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apresentou solicitação de autorização, também para a implementação de novos voos entre o RN e o Ceará para outubro.

“Sabemos das dificuldades do cenário nacional, mas estamos empenhados em fortalecer cada vez mais o turismo. E o governador, que desde o início de sua gestão tem foco intenso no setor, nos acompanhou em mais essa articulação determinante para a conquista de novos voos domésticos”, comemora o secretário Ruy Gaspar. “Nossas perspectivas são ainda mais positivas devido ao resultado da recente pesquisa do Ministério do Turismo que coloca o Nordeste como o destino mais desejado para os próximos seis meses”, comenta o gestor.

A pesquisa a que se refere o secretário é uma Sondagem do Consumidor para Intenção de Viagem, encomendada, no último mês de julho, pelo Ministério do Turismo. O estudo foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas.

O trabalho percorreu as grandes cidades brasileiras para verificar a perspectiva de intenção dos brasileiros em viajar nos seis meses seguintes. Dos entrevistados, 21,9% pretendiam viajar no período destacado; desses, 78,4% visitariam destinos nacionais, com a região Nordeste na primeira colocação de intenções com 44,8%, seguida do Sudeste com 23,7% do interesse.

Novo Jornal

Pelo sexto mês seguido, a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em setembro será verde, o que significa que não haverá nenhum valor adicional a ser pago pelos consumidores brasileiros. Ao definir a continuidade da bandeira verde, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considerou o resultado positivo do período úmido e o aumento de energia disponível, com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

Havia uma expectativa no setor elétrico de que a bandeira pudesse passar para amarela no mês de setembro, principalmente porque o nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Norte e Nordeste estão baixos para esta época do ano. Quando há pouca água nos reservatórios, é preciso acionar as termelétricas para garantir o suprimento de energia, o que encarece o custo da energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios no Nordeste está em 20% de sua capacidade máxima e, no Norte, o nível está em 48,4%.

O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015, como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade. Ler mais…

http://www.al.rn.gov.br/portal/_ups/arquivos/2016/08/26/dec51b42553bbeb0da422b338037351a.jpg

Os profissionais que atuaram na campanha Julho Verde, voltada à prevenção do câncer de cabeça e pescoço, foram homenageados na manhã desta sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), que já teve o diagnóstico da doença e conseguiu superá-la. Durante o evento, um coral formado por pessoas que passaram por cirurgia na laringe cantou para os presentes.

“No fim de 2013 eu fui diagnosticada com um nódulo de menos de um centímetro na tireoide. Pequeno, mas maligno. Foi impossível não chorar. De medo sim, por não saber lidar e por não ter conhecimento real sobre a rotina e as perspectivas de um paciente com câncer”, contou a deputada, que obteve a cura principalmente pelo diagnóstico precoce da doença.

A deputada apresentou projeto de lei para instituir a campanha “Julho Verde” no calendário oficial do Estado. O projeto prevê estabelecer o dia 27 de julho como Dia Estadual de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço, uma forma de tornar essa data – já instituída mundialmente -, mais próxima da população, com o estímulo ao desenvolvimento de ações educativas e preventivas voltadas para a política pública de saúde. Ler mais…

NoMinuto – Os motoristas de táxis realizaram uma mobilização na manhã desta sexta-feira (26) contra a chegada do Uber em Natal. A categoria se reuniu no entorno da Arena das Dunas, de onde seguiu para a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) para tentar uma reunião com a secretaria Elequicina Santos.

Segundo o presidente da Cooperativa dos Proprietários de Táxis de Natal (Cooptax), Genário Torres, a categoria está se vendo ameaçada com a chegada da concorrência. “Estamos nos sentindo prejudicados como qualquer outra categoria que tivesse sua profissão massacrada por um suposto concorrente que não tem sequer uma categoria”, desabafa.

Diante da concorrência do Uber, que já começa a operar na tarde desta sexta, o Genário Torres admitiu a necessidade dos taxistas em melhorar os serviços. “Nós realmente precisamos melhorar o atendimento, isso é verdade. E nós já estamos trabalhando para capacitar melhor os motoristas”, afirma.

Apesar da chegada do concorrente, que promete realizar serviço de qualidade e bem mais barato, o presidente da cooperativa de táxi revelou que não há expectativa para barateamento nos táxis. “No momento nós não estamos discutindo redução de preços. Primeiro nós vamos ver se realmente eles vão prestar um serviço de qualidade à altura do que o que nós prestamos”, comenta Torres.

Já para o taxista Ailton Oliveira, a chegada do Uber em Natal veio para escravizar as pessoas que se propuserem a trabalhar com o serviço. “Primeiramente, a meu ver, eles estão entrando e atraindo boa parte dos desempregados para prestar esse serviço. Essas pessoas serão escravizadas, pois não terão como manter o carro nos padrões de qualidade dos táxis com esta tarifa. Sinceramente, não sei como eles irão manter esse valor, acredito que o preço deve ser triplicado com o tempo”, diz o motorista.

 

A recuperação geral da Delegacia de Polícia, aumento do efetivo policial militar, melhores condições de trabalho para os militares, a disponibilidade de um veículo modelo ambulância, ações educacionais, perfuração e instalação de poços tubulares foram reivindicações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), para o município de Lagoa Nova, região Seridó, ao Governo do Estado.

“O município de Lagoa Nova, com mais de 15 mil habitantes, está bastante vulnerável quanto à segurança pública. A situação da única delegacia do município está precária, em péssimo estado de conservação e apresentando rachaduras nas paredes”, explica Ezequiel Ferreira, detalhando que a reforma abrange reparos em banheiros, na parte elétrica, hidráulica e pintura, entre outras intervenções.

O aumento do efetivo policial militar e melhores condições de trabalho para a polícia no município de Lagoa Nova também foram pleitos do deputado Ezequiel Ferreira ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren. “As estatísticas revelam aumento de vítimas de todas as práticas criminosas (roubos, arrombamentos, homicídios e latrocínios). Estes pleitos são as expectativas e anseios da população em relação à segurança pública”, salienta.

O deputado ainda solicitou por meio de requerimento a disponibilidade de um veículo modelo ambulância pois a cidade carece de um veículo apropriado para transportar seus enfermos ou acidentados para um hospital ou outro centro com melhores condições hospitalares.

Ezequiel Ferreira recomendou a inclusão da cidade de Lagoa Nova, na relação dos municípios contemplados com o programa Vale – Livros 2016. O Programa Vale-Livro 2016 vai facilitar o acesso ao livro e oferecerá mais opções de leitura aos alunos da rede estadual de ensino.

A perfuração e instalação de poços tubulares distritos de Baixo Verde, Filgueira, Manoel Domingos, Macambira, Sítio do Meio e Umarizal, que enfrentam ameaça de colapso no abastecimento de água, na zona Rural, também fez parte do conjunto de requerimentos do deputado.

Para a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Cláudia Santa Rosa, foi pedida a reforma da Escola Estadual Manoel Luiz de Maria. “Essa solicitação visa atender a demanda dos estudantes da região que aumenta a cada ano e proporcionar maior conforto tanto para o quadro de pessoal da escola como para os estudantes”, acrescenta.

albanner_web2_728x90-3152067

Instituir o Programa “Torcida Nota 10”. É esse o objetivo do Projeto de Lei de autoria do deputado Jacó Jácome (PSD) que foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e que na próxima semana passa a tramitar nas Comissões Temáticas da Casa. O Programa assegura aos portadores de nota fiscal de venda direta ao consumidor ou cupom de caixa, a permuta por ingresso para eventos esportivos, com o objetivo de estimular a participação social no incremento da receita tributária estadual e incentivar o desporto em geral.

“Esse incentivo garantirá o acesso democrático do cidadão nos eventos esportivos das modalidades olímpicas e ou do futebol profissional, realizados nas dependências de estádios, ginásios poliesportivos e arenas da capital e do interior do Estado. Cada evento terá uma cota de ingressos destinados à troca por notas fiscais, do total de ingressos à venda”, justifica o deputado Jacó.

Ainda de acordo com o parlamentar, o incremento do esporte olímpico no Estado será realizado por meio das federações esportivas, que terão acesso aos recursos da Lei a partir da constituição de um fundo destinado para esse fim. O objetivo é promover as categorias de base, as seleções representativas do Estado e os campeonatos dessas modalidades no Rio Grande do Norte.

“A regulamentação dessa Lei deverá estabelecer as cotas financeiras de cada clube de futebol profissional, de acordo com o volume de trocas estabelecido no regulamento geral do Programa Torcida Nota 10. O patrocínio através da nota fiscal deve ter como retorno ao Estado, além da melhoria na arrecadação e o combate à sonegação fiscal, a fixação da logomarca do Estado em todos os uniformes dos clubes de futebol e das seleções das modalidades olímpicas, em local visível e de destaque”, diz Jacó Jácome.

Em seu artigo 2º, o Projeto registra que a permuta de nota fiscal por ingresso acontecerá nas competições das modalidades olímpicas e nos campeonatos estaduais, regionais e nacionais de futebol profissional pelas federações amadoras de desportos olímpicos, Federação Norte-rio-Grandense de Futebol (FNF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo repassados aos clubes filiados os valores correspondentes ao feito, de acordo com o volume de trocas em cada evento.

O BG destaca  que o Governador Robinson Faria acabou de sair de uma reunião com a secretária de Saúde, Eulália de Albuquerque, e comunicou da impossibilidade dela continuar a frente da pasta.

O Rio Grande do Norte passa por uma grave crise na saúde. A insatisfação é geral.

O novo secretário de saúde deverá ser o médico George Antunes.

image

Policiais civis da Delegacia de Polícia de Ceará-Mirim apreenderam, na manhã desta quinta-feira (25) na cidade, um adolescente, que postou em suas redes sociais fotos de armas, realizando com elas diversas ameaças.

Ele foi apreendido no bairro Novo Horizonte, sendo conduzido à delegacia, e responderá por ato infracional análogo à apologia ao crime.

imageO aplicativo de transporte individual Uber começa a funcionar em Natal às 14h desta sexta-feira (26). A oferta será apenas para a categoria X, que é a mais simples. Segundo o diretor de comunicação do aplicativo, Fábio Sabba, o tempo de espera para os passageiros deve ser em torno de cinco minutos em áreas mais centrais.

No Brasil, o Uber já opera em 18 cidades, sendo 11 capitais. Segundo os responsáveis pela plataforma virtual, em Natal a tarifa inicial de utilização será de R$ 2,50 (taxa inicial) mais R$ 1,20 por quilômetro rodado, mais R$ 0,17 por minuto de utilização do serviço. O preço mínimo de corrida e a taxa de cancelamento serão R$ 6.

Para usufruir do serviço, o usuário precisa baixar o aplicativo, se cadastrar na plataforma, inserir o e-mail e dados do cartão de crédito. O pagamento das viagens é feito apenas por cartão de crédito, não são aceitos dinheiro ou cartão de débito. Após a corrida, o passageiro recebe no próprio e-mail dados e o valor final da viagem.

De acordo com Fábio Sabba, a tecnologia da Uber permite agregar camadas de segurança antes, durante e depois de cada viagem já que é possível companhar o trajeto do veículo até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde a chegada do carro em segurança. Além disso, o usuário tem acesso à foto, nome do motorista, modelo e placa do carro.

Mais informações Aqui

O Ministério Público Eleitoral (MPE) identificou 5.179 candidatos “fichas-sujas” às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de vereador e de prefeito. O balanço parcial engloba todos os estados e foi feito com base no sistema do MPE, que cruza informações dos tribunais de contas, conselhos profissionais e do Judiciário para embasar as ações de impugnação dos candidatos.

O estado de São Paulo registrou 1.420 mil candidatos com irregularidades nos registros, seguido por Minas Gerais (640) e Paraná (476). Os dados levam em conta os 488.276 registros de candidaturas recebidos pela Justiça Eleitoral.

Com o registro, caberá aos juízes eleitorais julgar os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos caso os candidatos não cumpram os requisitos legais, entre eles estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. Entre as causas de inelegibilidades, a norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.

Agência Brasil

ezequiel_comissao

Em ato do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), foram nomeados para compor a Comissão Especial de Segurança Pública na Casa Legislativa os deputados Hermano Morais (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB) e Tomba Faria (PSB), com membro titulares e Getúlio Rego (DEM), George Soares (PR) e Vivaldo Costa (PROS), como suplentes.

“A Comissão Especial tem como objetivo a elaboração de estudos e ações para o enfrentamento da crise no Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, tendo a comissão o prazo de 30 dias para desempenhar as atribuições e conclusão dos trabalhos”, explica o presidente da Assembleia que marcou para 1º de setembro, às 9h, a primeira reunião da comissão para eleição do presidente e vice-presidente da comissão.

Ezequiel Ferreira de Souza lembrou que a criação da Comissão Especial é fruto da união do trabalho dos 24 deputados estaduais que propuseram o reforço de caixa da Segurança Pública e do Sistema Carcerário via transferência de emendas impositivas.

“Os 24 deputados destinaram R$ 300 mil de emendas impositivas, totalizando R$ 7,2 milhões para investimentos emergenciais, ainda neste ano, para a Segurança Pública e Sistema Carcerário. E para o orçamento de 2017 o conjunto dos senhores deputados irão destinar R$ 5 milhões que se somarão aos R$ 20 milhões emprestados pelo Tribunal de Justiça ao governo para a construção de um novo presídio”, destaca Ezequiel Ferreira, salientando que caberá a comissão promover o acompanhamento e a fiscalização da destinação destes recursos oriundos do esforços dos deputados.

Para o deputado Hermano Morais será uma honra compor a Comissão Especial que terá uma das atribuições de maior importância na Assembleia Legislativa que é fiscalizar o Poder Executivo. “Vamos fiscalizar, sugerir ações e visitar as cadeia públicas, delegacias de polícia, o ITEP e as unidades do Corpo de Bombeiros que estão agindo nesta crise de Segurança Pública, mas que precisam de apoio e estímulo financeiro”, acrescentou Hermano Morais, pontuando juntamente com o deputado Ezequiel Ferreira que a Comissão Especial irá atuar para contribuir com o Poder Executivo neste momento de Guerra contra o crime.

BPChoque prende suspeitos de assaltos a bancos 4

Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) prenderam, nesta quinta-feira (25), três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e caixas eletrônicos no Nordeste.

Os PMs potiguares foram avisados por policiais da Paraíba de que três homens teriam realizado ações criminosas contra bancos nas cidades de Soledade e Assunção, na Paraíba, durante a madrugada e estariam fugindo para o Rio Grande do Norte. Diante da informação, o BPChoque realizou uma operação e conseguiu abordar os suspeitos em São José do Mipibu.

Max Rafael, 31 anos, Adson Souza da Silva, 26, Victor Alexsandro Siqueira Magalhães, 27, estavam em um veículo tipo Palio. No carro os policiais encontraram cerca de R$ 110 mil em dinheiro.

Os três foram levados para a delegacia para os procedimentos cabíveis. A polícia investiga a participação deles em ações contra outras unidades bancárias no Rio Grande do Norte e em outros Estados do Nordeste.

albanner_web2_728x90-3152067

Carros do Itep atendem a ocorrência de homicídio em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi )
G1 RN  – O número de homicídio por arma de fogo aumentou 445% na década de 2004 a 2014 no Rio Grande do Norte. O dado é do estudo “Mapa da Violência”, divulgado nesta quinta-feira (25), pela área de estudos sobre violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Em 2004, foram registrados 237 homicídios por arma de fogo no estado. Em 2014, foram 1.292, o que representa 3,5 homicídios por arma de fogo por dia.

O estudo avalia dados de mortes causadas por acidente, homicídio, suicídio ou motivo indeterminado causadas com uso de arma de fogo entre 1980 e 2014. E usou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Ministério da Saúde de 2014 para mostrar a evolução da violência em estados e municípios brasileiros.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), o estado apresenta uma tendência de queda dos índices de número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos últimos dois meses consecutivos. Entre o meses de maio e julho, foi registrado uma queda de 11,6% de assassinatos no RN. De junho a julho, essa redução foi de 9,1%.

No total, os índices dos sete primeiros meses de 2016 no estado do Rio Grande do Norte ainda são maiores do que o mesmo período de 2015, ou seja, 1.140 CVLIs contra 933, apesar da tendência de redução.

Segundo o estudo, a região Nordeste foi a que apresentou as maiores taxas de homicídios por arma de fogo (HAF) em quase todos os anos da década analisada. Sua taxa média em 2014, de 32,8 HAF por 100 mil habitantes.

O relatório destacou ainda que a maior parte das cidades do Nordeste apresenta elevados índices de crescimento na década 2004/2014. E em curto espaço de tempo tiveram que enfrentar uma pandemia de violência para a qual estavam pouco e mal preparadas.

Natal

A capital potiguar registra um aumento alarmante do número de homicídios por arma de fogo. Em 2004, Natal ocupava a 26ª posição no ranking das capitais em relação ao número de mortes por arma de fogo por 100 mil habitantes. Foram 9,8 homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes em 2004. Em 2014, foram 53 homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes e a capital pulou para a 5ª posição no ranking.

O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) reforçou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (25), o apelo ao Governo do Estado para negociar os débitos em atraso com hospitais conveniados da rede privada.

“Temos uma responsabilidade com o povo em relação aos assuntos que preocupam o Estado. Volto a insistir pela gravidade desse problema, pois o Governo continua em atraso com os hospitais particulares conveniados. São seis meses de atraso e qualquer empresa sabe que isso é inaceitável”, disse Álvaro.

O parlamentar disse que quem sofre com os atrasos é a população de baixa renda que deixa de ser atendida, uma vez que os hospitais não têm condições de manter o atendimento, já que não podem custear despesas de internamentos e cirurgias.

Álvaro Dias destacou que hospitais como a Liga Contra o Câncer, o Varela Santiago, o Memorial e o Hospital do Coração, entre outros, estão sem receber os repasses. “Pacientes com fraturas graves e que precisam de cirurgias imediatamente, não podem continuar ao relento esperando atendimento, pois os hospitais não podem bancar o atendimento”, ressaltou o deputado, que lembrou o convite à secretária de Saúde do Estado, Eulália de Albuquerque Alves, à Comissão de Saúde para fazer um demonstrativo de como será efetuado o pagamento.

image

Recuperação de estradas, estímulo ao programa de incentivo à leitura, construção de quadra poliesportiva e a construção de um Posto Policial estão entre os pleitos feitos ao Governo do Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), para a cidade de Monte Alegre, na região Agreste, e para Touros, no Litoral.

“Recebi de lideranças de Monte Alegre que sejam tomadas medidas preventivas no trecho das RN-315 e RN-316, entre o município de Monte Alegre e a BR-101 que apresentam algumas crateras e a construção de uma quadra poliesportiva no distrito de Lagoa do Mato. Já os moradores de Touros estão reivindicando a inclusão da cidade na relação dos municípios contemplados com o programa Vale – Livros 2016 e a construção de um posto policial militar para o distrito de Santa Luzia, na cidade de Touros”, elenca Ezequiel Ferreira de Souza.

O Programa Vale-Livro 2016 vai facilitar o acesso ao livro e oferecerá mais opções de leitura aos alunos da rede estadual de ensino. O Governo vai investir quase R$ 1 milhão na compra de cerca de 100 mil exemplares literários em feiras de livros e de quadrinhos. O programa estabelece que 40% dos recursos devem ser investidos em livros de autores potiguares, valorizando a cadeia produtiva e criativa do Estado. Ler mais…

image

Diferente dos demais candidatos que apresentam estrutura de campanha, com carros de som e equipe de divulgação, o Sargento Heronides está chamando a atenção por realizar sua campanha panfletando e discursando através do megafone.

Procuramos o Sargento Heronides para saber o motivo que o levou a realizar a campanha deste modo, e o mesmo declarou o seguinte:

“Precisamos resgatar o modelo histórico de realizar a campanha, ficando mais próximo do eleitor e apresentar propostas de trabalho. O modelo atual de campanha com grandes estruturas afasta o candidato do eleitor, elegendo políticos por ostentação e não por ideais.”

No decorrer da conversa o Sargento Heronides declarou que as grandes estruturas de campanha favorecem a corrupção.

“O maior problema da política brasileira é a corrupção, geralmente os políticos envolvidos com desvios de verbas públicas ou favorecimento de empresas tiveram uma candidatura no período eleitoral com grandes estruturas e equipe de campanha digna de bloco de carnaval.”

Por fim, perguntamos como estava sendo a atenção do público sobre este modelo simples de fazer campanha.

“Em primeiro momento muitos ficam surpresos, mas logo em seguida começam a prestar atenção nas nossas propostas e na realidade que vivemos em Macaíba. Existindo sempre uma conversa. Macaíba precisa de candidatos assim, e não candidatos que ficam desfilando em seus carros, pedindo votos sem apresentar propostas ou pior, pedindo votos oferecendo vantagens. Em todos os nossos discursos ressaltamos que voto se conquista, não se compra. Quem compra votos são políticos corruptos, e abolimos toda forma de corrupção. A sociedade precisa de vereadores comprometidos com o desenvolvimento da cidade e defesa de todos.”

Sargento Heronides foi destaque na eleição de 2014 quando obteve 4534 votos em todo o estado para o deputado federal. Sendo 930 votos na cidade de Macaíba. E naquele momento a campanha foi feita da mesma forma, o famoso corpo a corpo.

Agência Brasil – O julgamento do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff começa hoje (25) às 9h com o depoimento de testemunhas. Serão ouvidas inicialmente as duas testemunhas arroladas pela acusação: o procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, e o auditor do TCU Antônio Carlos Costa D’Ávila.

Em seguida, a previsão é de que sejam ouvidas duas das seis testemunhas arroladas pela defesa. Os advogados de Dilma Rousseff convocaram o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck, o ex-secretário executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa, o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro e o professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado.

Amanhã (26) deverão ser ouvidas as quatro últimas testemunhas. Se não houver tempo de ouvir as quatro primeiras até a noite de hoje, os depoimentos de uma parte delas podem ser transferidos para esta sexta, fazendo com que a primeira fase do julgamento seja concluída somente no fim de semana.

Os senadores poderão fazer perguntas à vontade, mas os líderes da base aliada do presidente interino Michel Temer já orientaram os demais parlamentares a evitar perguntas repetidas e a dar preferência para as lideranças partidárias, de modo a tentar agilizar os depoimentos. Ler mais…

image

No último sábado, dia 20, a casa de cultura popular de Macaíba, palácio ‘Nair de Andrade Mesquita’ realizou uma vasta programação cultural e social em homenagem aos pais e ao folclore brasileiro, comemorados neste mês de agosto. Foi uma noite marcada por várias apresentações culturais: Música, dança, capoeira, teatro e boi de reis e no social tivemos uma seresta dançante com a participação do grupo macaibense ‘três no tom’. É o governo do RN e a Fundação José Augusto, levando a cultura popular e o social ao povo potiguar através das casas de cultura do nosso Estado. Viva o folclore! Viva a nossa cultura!

image

image

image

image

image

A Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) com representantes do Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e órgãos de segurança para planejar as ações durante o período das eleições municipais deste ano.

Na reunião, foi apresentado ao presidente do TRE/RN, desembargador Dilermando Mota, o plano inicial de segurança que será implantado durante as eleições, com possibilidade de alterações até o dia do pleito, que tem o primeiro turno marcado para 2 de outubro.

“Queremos somar esforços e vamos, efetivamente de mãos dadas, adaptar as atividades para que possamos garantir a segurança nos locais de votação, mas também fora deles”, disse Dilermando.

Para cumprir as atividades de escolta e custodia das urnas, acompanhamento de juízes e promotores em fiscalizações, além do policiamento externo e em locais de comemorações, a Polícia Militar empregará somente em Natal e na região Metropolitana 1.196 militares. No interior, 4.658 homens também irão garantir a segurança.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) irá trabalhar integrado com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), intensificando o número de militares e de guarnições, principalmente de salvamentos e regaste, visto o aumento no fluxo de veículos nas rodovias estaduais e federais.

A Polícia Civil disponibilizará um maior efetivo nas Delegacias de Plantões com o objetivo de agilizar o andamento de flagrantes oriundos do pleito. A Polícia Federal intensificará a fiscalização nas cidades com históricos de constantes crimes eleitorais e poderá se deslocar para qualquer zona em caráter de urgência. Ler mais…

image

A proibição da exigência de caução de qualquer natureza para internação de doentes em hospitais ou clínicas da rede privada do Estado, contida em Projeto de Lei de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e relatada pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) foi aprovada na reunião da Comissão de Educação. Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social, realizada na manhã desta quarta-feira (24).

“O atendimento à saúde deve ser prioridade acima de tudo. Essa cobrança de caução para internação de quem está precisando de atendimento chega a ser abusiva. Nem todo mundo utiliza cheque para cumprir essa exigência, o que causa constrangimentos para a família que muitas vezes tem que tomar dinheiro emprestado para que um familiar possa ser internado. Por isso a importância para a sociedade a aprovação desse Projeto de Lei” disse a deputada relatora.

Outras oito matérias foram aprovadas na reunião e outras doze foram distribuídas para os relatores. Ao final, o presidente da Comissão, deputado Hermano Morais (PMDB) registrou que no primeiro semestre legislativo deste ano foram analisados, discutidos e votados 110 projetos.

“Realmente esta Comissão de Educação, com a colaboração dos assessores legislativos teve um resultado bastante produtivo. Além das matérias, tivemos ações de fiscalização, como a audiência pública que realizamos para discussão do Plano Estadual de Educação que foi aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa e entrou em vigor neste ano”, disse Hermano.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (24) o mais recente boletim com casos de microcefalia no Rio Grande do Norte. Foram notificados 455 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Desses, 331 são de nascimentos ocorridos em 2015, 114 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica nº33, terminada em 20/08/2016, e quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014; os demais estão entre os abortos e pré-natal.

Do total de casos suspeitos, 131 estão sob investigação, 137 foram confirmados e 187 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de caso). Os casos confirmados estão distribuídos em 45 municípios do Estado.

Do total de casos notificados, 7,7% (35) evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Do total de óbitos, 28,5% (10/35) permanecem em investigação, 62,9% (22/35) foram confirmados e 8,6% (3/35) foram descartados.