No senado, está em regime de urgência, o projeto que autoriza a Polícia Federal a investigar os crimes contra bancos, como assaltos às agências e caixas eletrônicos.

A PF vai poder entrar nos casos quando houver a suspeita de quadrilhas atuando em mais de um estado da federação.
A intenção é inibir, principalmente, as explosões a caixas eletrônicos.

Os senadores podem votar também o projeto de lei que reduz de 65 para 60 anos a idade mínima para que o idoso possa receber o benefício da prestação continuada, no valor de um salário mínimo. Os senadores também devem analisar um pedido da Comissão de Infraestrutura para que seja criada uma Comissão Temporária Externa de três parlamentares para tratar da atuação das agências reguladoras, como a Anatel e a Anvisa.

[DSC_0098%255B7%255D.jpg]

A preocupação com ações de convivência com a seca e o planejamento para os próximos anos para as cidades de Currais Novos, Acari, Caicó e cidades seridoenses foram os temas abordados na reunião neste sábado (18) entre o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB), o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha e vereadores da cidade.  Ezequiel reafirmou empenho nas ações e projetos para o Seridó que serão debatidos em uma reunião na Assembleia na próxima semana.

O presidente da Assembleia defendeu investimentos para ajudar no combate da seca nas cidades que estão em colapsos de abastecimento de água.  “Estamos dialogando com o Governo do Estado e vamos defender novas ações para serem executadas no Seridó otimizando o que já está sendo feito para amenizar os efeitos da seca na região”, destaca Ezequiel.

No final da noite, o parlamentar participou dos festejos da tradicional vaquejada de Florânia ao lado do prefeito Júnior de Janúncio; o prefeito de Carnaúba dos Dantas, dr. Sérgio Eduardo; o prefeito de São Vicente, Joci Lins; vereadores e lideranças locais.

As redes sociais tem papel fundamental no nosso cotidiano, visto que qualquer pessoa poderá publicar o que bem entender, é importante ressaltar que os blogs são diferentes (exige uma responsabilidade maior no que publica), mais O Informativo Atitude, ligado ao Poder Executivo Local, fez veicular uma matéria mentirosa, onde diz que o Vereador Edivaldo Emídio e a Vereadora Kátia Sena estão contra a implantação do Transporte Interbairros.

Após á analise do vídeo que está postado abaixo mostra que o blog está desvirtuando os fatos, querendo enganar as pessoas distorcendo as informações verdadeiras, por orientações politicas partidárias, tendo em vista Eu (Ver. Edivaldo Emídio) e a Vereadora Kátia estamos denunciando os desmandos da Administração Municipal.

A Lei que criou o Transporte Alternativo no Município foi de minha autoria, e sancionada em janeiro de 2005, ou seja, há mais de dez anos, como eu poderia ser contra, visto que sempre lutei por isto. É importante lembrar que este serviço funciona apenas na Zona Rural, cabe ao Poder Executivo expandir para toda Macaíba, principalmente aonde não existe este tipo de serviço.

Quanto a GRATUIDADE DO IDOSO É LEI, COMO TAMBÉM A MEIA PASSAGEM PARA OS ESTUDANTES e se o Prefeito quiser por em prática ele coloca, mesmo com os permissionários já existentes, pois é a Secretaria de Transito e Transporte que regula o valor das tarifas, e em alguns casos quem subsidiam as Tarifas são as Prefeituras.

Agora o que sou contra é a forma na qual está sendo conduzido este processo, pois a Prefeitura não procurou dialogar com os donos de alternativos da zona rural, mototaxistas, taxistas e nem com a população, pois tem que se chegar a um consenso para não deixar vários pais de famílias desempregados.

Foram feitas duas audiências onde a maioria dos presentes eram cargos comissionados, e a minha sugestão é que fossem feitas audiências, nos bairros e nos distritos para que o povo tome conhecimento em detalhes como será feito este transporte, podendo opinar e não ser empurrado de “goela abaixo”.

Gostaria de informar aos Estudantes, que tenho solicitado a Secretaria de Educação e a Prefeitura, transporte (os ônibus amarelinhos) gratuito para os que fazem faculdades e cursos profissionalizantes em Natal, visto que várias cidades menores que Macaíba dispõe deste serviço, na tentativa de buscar uma melhor qualificação para os seus munícipes, infelizmente Macaíba não oferece este tão importante benefício.

Será de grande importância à implantação dos Transportes Interbairros, E SOU TOTALMENTE A FAVOR, mais como a Prefeitura que fazer fica complicado de concordar, pois em menos de 15 dias ela própria se contradiz mandando carro de som com informações diferentes.

Por Edivaldo Emídio

imagem


A vereadora Kátia Sena (PRP), publicou na rede social Facebook que não é contra o projeto de implantação do transporte interbairros no município.

Em sua publicação, Kátia menciona que no dia 14 de agosto de 2014, ela juntamente com 02 (dois) estudantes foram ao Ministério Público solicitar a sua intervenção na questão do transporte intermunicipal e interbairros. Na oportunidade solicitaram melhorias para o transporte de nossa cidade, entre as melhorias pediram o transporte interbairros. Agora, ela apoia a luta dos permissionários, não contra o interbairros, mas para que eles tenham o direito de participar deste processo, não é necessário deixar diversos pais de famílias desempregados.

Confira o termo de declaração do dia 14 de agosto de 2014:

A presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) de São Paulo, Berenice Giannella, criticou a proposta em debate no Congresso Nacional de redução da maioridade penal no País. Para ela, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que diminui a responsabilização penal de 18 para 16 anos, não cabe, uma vez que as alterações na legislação penal, nos últimos anos, já penalizam mais os adolescentes que os adultos em alguns casos .

“Com todas as modificações que ocorreram na lei penal nos últimos anos, eu ouso dizer que o adolescente hoje já é mais punido, muitas vezes, do que o adulto”, disse em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta semana, que colhe informações e dados para a bancada paulista na Câmara dos Deputados.

Berenice comparou as penas a que são submetidos adultos e jovens que, por exemplo, tenham roubado um carro. “Minimamente, os jovens vão ficar presos por 45 dias, que é o tempo de internação provisória até aguardar o julgamento. Provavelmente, ele vai receber uma medida de internação – em São Paulo, em média, de dez a 11 meses”, afirmou. “Se esse crime tivesse sido praticado por adulto, ele teria provavelmente uma pena menor do que quatro anos e, portanto, sairia em liberdade [para cumprir penas alternativas]. O adolescente iria ficar privado de liberdade por muito mais tempo do que o adulto. Isso é uma realidade”, acrescentou.

caca

O governo está convicto de que o projeto que estende a terceirização de trabalhadores para as atividades-fim das empresas, em discussão no Congresso, resultará na precarização das relações trabalhistas, com a substituição de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pela chamada “pejotização”. Ou seja, abriria brecha para a substituição de empregados com registro em carteira por terceirizados, sem os mesmos direitos assegurados hoje pela legislação trabalhista.

Outro risco é o aumento do número de trabalhadores que precisam abrir uma empresa para serem contratados como pessoa jurídica (PJ).

O Palácio do Planalto aguarda a votação da matéria no Congresso, porque entende que os partidos e as centrais sindicais têm mais instrumentos para garantir que direitos não sejam perdidos. Fontes do governo disseram ao GLOBO que, se ao fim de todo o processo permanecer a avaliação de que garantias foram perdidas, a tendência é a presidente Dilma Rousseff vetar pontos da lei.

— O governo tem duas posições muito claras, contra a perda de arrecadação e contra brechas legais que permitam a “pejotização” dos trabalhadores que acabam com direitos, e trabalha para o que o texto seja alterado — disse um auxiliar presidencial.

Os problemas com o projeto da terceirização serão discutidos na quarta-feira durante a reunião de coordenação política, antes da votação do texto na Câmara dos Deputados. Ler mais…

Rosalba Ciarlini, governadora do RN/GNews (Foto: Reprodução Globo News)
Do G1 RN: O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito civil para investigar a ex-governadora Rosalba Ciarlini pela abertura de créditos adicionais especiais e suplementares em 2013. A portaria é assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto e foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (18).

De acordo com a portaria, os créditos foram abertos sem autorização legislativa e acima do limite legal permitido. O MP requisita que a Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças envie cópias dos decretos expedidos em 2013 que autorizaram a abertura de créditos adicionais suplementares e especiais no exercício financeiro do ano em questão.

O Senadinho acaba de ser informado que na manhã deste sábado, 18, o corpo de um homem identificado até o momento por Ricardo, que trabalhava como agente de saúde em Macaíba, foi encontrado morto em um apartamento no Condomínio Minha Santa, em Macaíba. Mais informações a qualquer momento.

IMG-20150413-WA0024

Foi criado o  Fórum Permanente de Trânsito e Transporte da Região Metropolitana de Natal. Durante o encontro, Macaíba foi representada pela Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Juedson de Oliveira, que durante a reunião alegou que o trânsito da cidade se agravou depois da inauguração do aeroporto de São Gonçalo, onde Macaíba se tornou o principal acesso para chegar ao aeroporto.

 

Informações Macaíba no Ar

Foto: Via certa Natal

Deputado estadual Ezequiel Ferreira

A prática do bullying já se tornou comum entre os adolescentes. É um problema que tem como consequência o aumento da violência nas escolas. Por esses motivos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) apresentou Projeto de Lei que cria o Programa de Combate ao Bullying no âmbito de todas as escolas da rede estadual de ensino.

“A instituição do programa de combate ao bullying nas escolas vai permitir o desenvolvimento de ações de solidariedade e de resgate de valores de cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e docentes. A iniciativa pretende ainda potencializar as eventuais diferenças, canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da autoestima dos nossos estudantes”, explica o parlamentar.

O parlamentar justifica ainda que o bullying não é apenas a violência física, mas também psicológica, intencional e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes.

“É impossível conceber políticas públicas de segurança sem observar todos os fatores geradores do aumento no número de crimes e dos índices de violência escolar. Necessário se faz uma participação ativa dos educadores, em todas as escolas, para evitar e combater o bullying”, justifica o deputado.

casa da cultura

Valério Mesquita*
mesquita.valerio@gmail.com

Quem leva o ser humano ao sofrimento é o mundo. Essa reflexão me vem à propósito, quando assisto o abandono dos enfermos nos hospitais da rede pública do país. Deus criou todas as maravilhas do mundo: a natureza, o crepúsculo, a aurora, o mar, a vida, o oxigênio e mandou o seu Filho Unigênito morrer por nós para remissão dos nossos pecados. Mas, Ele não exercita o seu sobrenatural e formidável poder sobre o profano, sobre o mundano, como se quisesse repetir o que Jesus falou: “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Daí os erros, os equívocos, os abusos, as omissões dos próprios homens pelos seus semelhantes oprimidos, por não saberem governá-los, protegê-los, curá-los, assisti-los e educá-los.

Deus se permite a está presente mesmo quando não o vemos. E quantas vezes Ele não age, mesmo quando não vislumbramos os seus atos, corrigindo e nos dando livramentos. Alguns imaginam que o Senhor não se importa com os perigos e os traumas malignos da potestade satânica na terra. Os que confiam no Senhor são vitoriosos, mesmo diante de circunstancias desfavoráveis. Deus continua convocando servos fiéis, dispostos a serem poderosamente usados em suas mãos para a própria salvação deles. Na leitura e pesquisa das Antigas Escrituras, observamos o quanto Deus condenou reis e puniu governantes inescrupulosos por conduzirem o povo ao descaminho e a iniqüidade. Com o advento de Jesus Cristo, o Pai legou a humanidade o caráter e o exemplo do Filho como modelo ideal a ser seguido para todos que Nele crer. Jesus passou a ser a luz do mundo deixando-nos o Espírito Santo.

Quero dizer que o padecimento dos humanos decorrem das obras criadas pelo próprio homem, tanto pela desobediência aos postulados da Bíblia quanto pelas suas inversões, consumismos, perversões, modismos, tudo isso, protegido por leis amorais e decadentes. O homem deve sempre olhar para trás e ver que as pegadas que contempla não são suas, mas do Senhor que o carrega em seus braços. Desastres aéreos, quedas de edifícios e de pontes, terremotos, tsunamis, violências urbanas, doenças, concupiscências, guerras, são descaracterizações diabólicas da gerencia espiritual dos humanos que nunca conseguiram vencer o mundo mas por ele foram vencidos. O único que venceu o mundo foi o Cristo que deixou o ensinamento para muitos mas poucos atendem o chamado. Sim, porque somente Jesus Cristo tem o poder do Pai para transformar o caráter e a conduta daqueles que se entregam a sua santidade pelo amor.

E que valores triunfantes do Cristo nós herdamos e deles nos afastamos? Somente através dos frutos do Espírito Santo é que o homem pode ser transformado. Tais frutos são opostos às obras da carne que influenciam muitos administradores a se distanciarem de Deus. E quais os frutos do Espírito Santo que podem corrigir o mundo? O amor, a paz, a caridade, a longanimidade, a benignidade, a mansidão, o perdão, a fidelidade, a temperança, a humildade e a justiça. Gálatas 5.23: “Contra essas coisas não há lei”. Por fim, o cristão deve revestir-se das qualidades santas e justas de seu Mestre. Deus faz tudo perfeito. O diabo põe os defeitos. O homem vil e servil aceita.

(*) Escritor.

                                                             Professor Elenildson Gomes

Um dos vários jovens que vêm se destacando no município de Macaíba, é Elenildson Gomes, conhecido popularmente por “Galego”. Há mais de nove anos ele exerce a função de professor de jiu-jítsu na Academia Kimura, a qual funciona dentro da Academia Francisco Xavier, situada na Rua Dom Joaquim de Almeida, no Conjunto Alfredo Mesquita Filho.

Por intermédio da Kimura, a qual completou no dia 5 de março dez anos de fundação, o professor Elenildson batalha há anos tentando conseguir inserir os jovens macaibenses no mundo dos esportes. Segundo Elenildson, dos 40 alunos que atualmente participam de suas aulas de jiu-jítsu, 25 são iniciantes e 15 já são antigos. “Eles já estão participando de grandes competições e conquistando importantes títulos para o município”, relata Elenildson.

O professor também relata a dificuldade de inscrever seus alunos em competições, principalmente quando se trata das nacionais que são realizadas fora do Rio Grande do Norte. “É muito difícil para os alunos da Kimura conseguir competir fora do nosso estado e, até mesmo, da nossa querida Macaíba. A maioria deles não tem condições de pagar o valor da inscrição, tampouco as passagens”.

Elenildson diz que os órgãos públicos e as empresas precisam contribuir financeiramente, para que os jovens alunos praticantes do jiu-jítsu em Macaíba consigam  alcançar seus objetivos. “Fazendo isso, todos ganharão. Os demais jovens macaibenses, observando seus conterrâneos sendo destaque fora do município, irão se espelhar neles e tentarão buscar um futuro melhor, longe do crime”, enfatiza.

                                                           Alunos treinando jiu-jítsuAlunos treinando jiu-jítsu

                                                                     Equipe da Academia Kimura


Wedson Poeta

Repórter Esportivo – Macaíba, RN

Registro 251 – Acern

IMG-20150417-WA0012

O presidente estadual do PRB Abraão Lincoln que é 1° suplente de Deputado Federal, Presidente Nacional da Confederação da Pesca e Aquicultura e vice presidente nacional da força sindical, vem fazendo um trabalho em todo o RN buscando fortalecer o partido nos municípios, em Macaíba onde obteve uma boa votação entrega o PRB aos seus aliados Igor Targino, Zeca da Pesca e demais colaboradores.

A nova direção do partido fica sob o comando de Igor Targino na presidência, que poderá concorrer a uma vaga no legislativo, já Zeca da pesca que é presidente da colônia de pescadores no município, realiza um excelente trabalho em prol da categoria, pretende concorrer ao executivo municipal.  Zeca obteve votação expressiva nas eleições de 2012.

O PRB busca formar uma boa nominata para o ano de 2016 e está aberto para receber novos filiados e possíveis pré candidatos, também estar aberto para dialogar com outros partidos de oposição no município, afirma Igor Targino.

Nas eleições de 2012 o PRB participou das eleições apoiando a chapa Dr. Menguita e Igor Targino e lançou diversos candidatos a vereador como Denilson Gadelha ficando na 1° suplência com expressiva votação, entre outros Gaita do Cruzeiro e demais candidatos.

imagem

14308500

A quebra do sigilo fiscal de José Dirceu (PT-SP), decretada pelo juiz federal de Curitiba (PR) Sergio Moro na Operação Lava Jato, revelou que o ex-ministro pagou R$ 320 mil a uma empresa de São Paulo para monitoramento de redes sociais na internet.

Dirceu informou os gastos à Receita Federal na declaração de Imposto de Renda de pessoa física.

Em entrevista à Folha, o dono da empresa contratada, a Interagentes Comunicação Digital, Sergio Amadeu da Silveira –que no primeiro governo Lula presidiu o ITI (Institucional Nacional de Tecnologia de Informação), vinculado à Casa Civil–, afirmou que o trabalho consistiu em relatórios sobre o que as pessoas falavam a respeito de Dirceu, principalmente no Twitter.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 8,22% em 12 meses, o maior nível desde o período terminado em janeiro de 2004, quando houve alta de 8,46%.

O resultado foi influenciado pelo aumento de preços da energia elétrica.

O número superou o centro das estimativas (mediana) de economistas ouvidos pela agência internacional Bloomberg, de alta de 8,17% para o período.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (17).

Quando considerado apenas o mês de abril, o índice de inflação teve alta de 1,07%, uma desaceleração em relação a março, quando o aumento foi de 1,24%.
O valor apresentado agora é o maior para um mês de abril desde 2003 e também superou o centro das estimativas de economistas ouvidos pela Bloomberg, de alta de 1,02%. Em abril de 2014, a alta foi de 0,78%.

HABITAÇÃO TEM MAIOR ALTA, PUXADA POR ENERGIA

Dentre nove grupos de serviços pesquisados, habitação teve a maior alta de preços, de 3,66% -em março, a alta havia sido de 2,78%. Ler mais…

A forma com que a administração do prefeito Dr. Fernando vem demonstrando, apresentando projetos para o “bem’ da população, pode ser vista como resultado de uma tentativa de mudar o que disse a pesquisa Consult, onde 62.5 % dos entrevistados desaprovam a gestão municipal. Temporalmente aos que lerem esse texto, dirão que o anuncio da implantação de um sistema de transportes interbairros no município em nada tem haver com o a pesquisa, já que o sistema foi apresentado bem antes da divulgação do resultado.

Aos desavisados informo que periodicamente não só os chefes do poder executivo, como também os detentores de outros cargos políticos (não só de Macaíba) realizam pesquisas para “consumo” interno, e é pouco provável que a equipe do prefeito não soubesse da situação que estava se desenhando no município mediante ao desgaste sofrido ultimamente. E para tentar diminuir o estrago apresentado pela pesquisa, resolve-se anunciar o que é desejo antigo da população Macaibense, a implantação do transporte interbairros. Mas, o desespero para mudar uma realidade posta, colocou a prefeitura noutro problema que pode ter proporções imensas por causa do fato de não consultar a opinião pública, categorias afetadas pelo projeto e agir de forma centralizada e vertical.

Um pouco desse outro problema pôde ser visto ontem 16/04/15, com o protesto realizado pelos mototaxistas e permissionários em frente à prefeitura, outra categoria que também será diretamente afetada é a de taxistas, e quando eles se unirem as demais categorias prejudicadas, vão fazer com que a prefeitura pense duas vezes antes de apresentar projetos sem consultar à opinião pública e as categorias que venham ser prejudicadas.

José A. D. Carneiro

Graduando em Gestão de Políticas Públicas,

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

A COSERN INFORMA QUE PARA FAZER A AMPLIAÇÃO E O MELHORAMENTO DA REDE IRÁ SUSPENDER O FORNECIMENTO DE ENERGIA NA SEXTA-FEIRA 17 NO BAIRRO ALFREDO MESQUITA NA AVENIDA EUSTÁQUIO ALVES FERREIRO TORTO E ADJACÊNCIAS NO PERÍODO DE UMA HORA DA TARDE ATÉ AS CINCO HORAS DA TARDE NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA.

CASO O SERVIÇO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO A REDE SERÁ ENERGIZADA SEM QUALQUER OUTRO AVISO.

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 116.

infoserv 2

O juiz Valter Antônio da Silva Flor Júnior, da Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, recebeu uma Ação Civil de Improbidade Administrativa, oferecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, contra o prefeito de Parnamirim Maurício Marques, o ex-secretário de Turismo Rogério César Santiago, a empresa F.J. Oliveira de Barros e o seu representante, Francisco Jocelio Oliveira de Barros.

Na petição inicial, o MP disse ter instaurado Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na contratação da empresa para prestação de serviço de apresentação de bandas musicais, no Município de Parnamirim, durante o Carnaval do ano de 2011.

Denunciou que a contratação das bandas, realizada mediante inexigibilidade de licitação, não atendeu ao disposto no artigo 25, III, da Lei nº 8.666/93, uma vez que não foi realizada diretamente ou através de empresário exclusivo.

IMG-20150413-WA0024