Após derrota para o executivo em 2012, o PMDB de Macaíba anda desarticulado e deverá ver nas eleições do próximo ano a falta de puxadores de votos. Em meio a derrota da ex-prefeita Marília Dias para o seu principal adversário, Fernando Cunha, a saída de vários filiados surpreendeu os articuladores políticos da cidade.

Em meio a derrota da ex-prefeita, vários vereadores eleitos do PMDB na cidade logo resolveram mudar de time, de time não! de partido, em contrapartida  o prefeito eleito, Fernando Cunha não passou muito tempo no PMN, o partido de número 33( tão falado na campanha) e resolveu ir para o recente criado, o Pros, liderado no estado pelo seu amigo, deputado Ricardo Motta, dai para unir a nova bancada azul, o prefeito convidou todos os vereadores de sua base para ir todos juntos para o Pros, se Fernando pediu, quase todos foram para o Pros, menos o vereador Rodrigo Nasser que resolveu ficar no PSDB.

Foto: poeta

Saiba mais AQUI

Aviso

A redação do site tem recebido alguns emails de internautas relatando que não conseguem acessar o Senadinho Macaiba, principalmente na Oi Velox.

Para os internautas que não estão conseguindo acessar o site, vamos aqui orientar como proceder para que voltem a acessar normalmente, pois o problema é apenas local.

Desligue o roteador por alguns minutos. Tirem os cabos atrás do roteador e conectem novamente. Após esse procedimento, liguem o roteador e tentem acessar novamente.

Da direção.

infoserv 2

Natal viveu mais uma madrugada violenta. A Polícia Militar registrou três assassinatos durante a noite de sábado (25) e a madrugada deste domingo (26). Além destes casos, um duplo homicídio aconteceu na tarde de ontem no bairro de Igapó, na zona Norte da capital potiguar.

Em Nova Parnamirim, um homem foi morto a golpe de facas em via pública. Segundo a polícia, a vítima identificada como Leandro Ambrósio de Oliveira, de 30 anos, era usuária de drogas e foi esfaqueada na Rua Capitão Evaldo Cunha, próximo a Avenida Petra Kelly, por um homem ainda não identificado, quando descia o morro. O crime ocorreu às 23h15. A polícia desconhece a motivação.

Em Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, outro crime com vítima de arma branca. O marceneiro Abimael Lucena dos Santos, de 24 anos, teve a casa na Rua Santa Luzia invadida por um homem encapuzado, por volta da meia-noite. Segundo informações da polícia, houve luta corporal e Abimael foi atingido por quatro cutiladas e morreu no local. Não há informações sobre o motivo do crime. Ler mais…

DSC_0011

Aconteceu neste sábado (25), o aniversário do advogado Adelson Reis, proprietário da Granja do Zé Bonitinho, na Reta Tabajara, em Macaíba. O evento reuniu o governador Robinson Faria e o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza.

O vice-prefeito de Macaíba, Dr. Olímpio Maciel também prestigiou a festa. O publicitário João Maria Medeiros, que fez a campanha vitoriosa de Robinson, além de vários auxiliares do Governo do Estado estavam na confraternização.

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou neste sábado (25) o voo direto Belo Horizonte / Natal. O novo trecho será operado pela Azul Linhas Aéreas a partir do dia 4 de julho. A regularidade será semanal, sempre aos sábados. A aeronave da companhia aérea possui capacidade para até 118 passageiros.

“Apenas este voo representará o incremento de mais de R$ 10 milhões anuais ao nosso Estado. Com os voos até agora confirmados, já são mais de R$ 40 milhões. E ainda vem mais por aí, graças ao decreto de desoneração do ICMS no querosene de aviação pelo governador Robinson Faria”, comemora o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O governo já tinha anunciado voos diretos de Natal para Buenos Aires e Campinas. Os voos charters da Azul, para Campinas e Belo Horizonte, são exclusivos e viabilizados graças à parceria com a operadora CVC.

“Trouxemos o superintendente da CVC, Valter Patriani, a Natal, já na primeira quinzena de janeiro. Nessa reaproximação com esta que é maior operadora de viagens da América Latina, Patriani prometeu trazer 230 mil turistas ao RN em 2015, sendo 50 mil a mais do que os 180 mil registrados ano passado. E está cumprindo a promessa”, frisou Ruy Gaspar.

Banner_Site_450x100px_Senadinho copy


Do Macaíba no Ar: O Ministério Público do Rio Grande do Norte  através da Comarca de Justiça de  Macaíba recomenda ao prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, que a prefeitura de Macaíba passe a cada 15 dias fiscalizar os pontos de táxi. A recomendação tem como objetivo saber se os pontos estão sendo ocupados pelos profissionais legalizados.

O MP também recomendou ao Detran, através da promotora Rachel Germano que o órgão fiscalize “se os proprietários de veículos destinados ao transporte de passageiros por meio de táxi a apresentação da autorização ou permissão concedida pelo poder público municipal competente no início do procedimento de registro do veículo junto a este órgão”.

casa da cultura

Por Felipe Moura – Veja

Além da reforma do sítio de Lula e da conclusão de seu triplex à beira-mar, Léo Pinheiro, da OAS, anotou na prisão um terceiro favor concedido ao petista, segundo a VEJA deste fim de semana: calar sua amante, Rosemary Noronha, que ameaçou revelar os esquemas quando se sentiu abandonada. “A gente precisa ajudar o Lula nisso”, ouviu Pinheiro de um interlocutor.

O que aconteceu então?

“Logo, João Batista de Oliveira, marido de Rosemary, conseguiu um bom emprego.”

Mais:

“A ex-secretária teve à disposição uma banca de 38 advogados para defendê-la na Justiça”, depois que a Polícia Federal desmantelou a quadrilha que vendia facilidades no governo, aproximando autoridades de empresários em troca de propinas. Rosemary, que chefiava o escritório da Presidência da República em São Paulo e era incluída na comitiva presidencial em viagens internacionais quando a primeira-dama não podia ir, estava no topo da organização.

Lula é mesmo ser generoso com mulheres que ameaçam caguetá-lo.

Pergunte à esposa de Renato Duque.

IMG-20150413-WA0024


O ministério público eleitoral emitiu parecer favorável ao processo de registro do Partido Liberal. A sigla está sendo gestada pelo ministro das cidades, o presidente do PSD Gilberto Kassab. Diante dessa vitória, com este parecer, resta apenas integralizar o número de assinaturas.

No Rio Grande do Norte, o PL, será comandado pelo Governador Robinson Faria, e, a imprensa do estado já destaca que uma debandada de deputados, prefeitos e vereadores rumo ao novo aconchego político é dada como certa.

Sobre o caso, este repórter foi informado que, em Macaíba, a criação do novo partido é aguardada com muita ansiedade por alguns vereadores e, inclusive, pelo chefe do executivo, pois, apoiaram Robinson, e com a criação do partido, abre precedentes para se desfiliar do PROS e se filiar ao PL sem nenhuma objeção. Agora fica a pergunta: a debandada será grande em Macaíba?

Por Carlos Santos

infoserv 2

gularte

A família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi informada oficialmente neste sábado (25) de que ele será executado. A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada. A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, disse à BBC Brasil Ricky Gunawan, advogado de Gularte. Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local).

Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005. A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia. Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado. Ler mais…

A noite chuvosa desta sexta, 24, não deixou os criminosos em casa. Por volta das 20h uma tentativa de homicídio foi registrado na Zona Leste de Natal. A segunda da noite.

De acordo com informações, a vitima ainda não identificada estava na calçada de casa, na Rua Nossa Senhora Aparecida, quando foi alvejada por um homem que a vitima tinha discutido durante a tarde. Populares não deram detalhes a PM sobre quem e por qual motivo teria atentado contra o jovem.
A PM foi ao local juntamente com uma unidade do SAMU que socorreu a vitima em estado grave para o Hospital Clóvis Sarinho.

Pouco tempo antes, por volta das 19h, um casal foi alvejado na Avenida Rio Branco, no centro da cidade. Segundo a PM, homens em um veículo se aproximaram do casal que estava próximo a uma auto escola e efetuaram vários disparos. O casal foi socorrido ainda com vida para o Hospital Clóvis Sarinho, no Tirol.

O detalhe é que a vitima, o homem ainda sem identificação, segundo a PM, estava com um revólver na cintura.

imagem

Para debater mais sobre o projeto de transporte interbairros de Macaíba, o Blog Macaíba no Ar convidou o estudante de engenharia, Jackson Araújo, e o PM, Cabo Heronides. Os dois tem opinião divergente, mais será através do consenso que a população de Macaíba deverá opinar sobre o projeto quando ele chegar no legislativo municipal.

Jackson Araújo, Estudante de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macaíba.

Bem, acredito que com este projeto várias pessoas(desde o estudante ao idoso) vão ser beneficiadas. O atual sistema de transporte dentro da cidade disponível não é vantajoso e não supre a necessidade da população e é claro que ele é muito caro, por isso que sou a favor do projeto de interbairros na nossa cidade. Em relação a competição que acham que vai ter entre os interbairros e os outros meios de transporte, na minha opinião não vai acontecer porque acho que tem público para todos na cidade e se tiver é até bom, só assim para cada um investir em um diferencial e também ajustar os preços cobrado a um valor mais justo.

Cabo Heronides, Policial Militar, Bacharel em Direito e Membro do PC do B.

O projeto de transporte interbairros é muito importante para a cidade de Macaíba. Pois, muitas pessoas irão ser beneficiadas. No entanto, aproveitando que ainda não foi aprovada na câmara municipal, sugerimos o passe livre a todos os seus usuários. Macaíba não seria a primeira cidade a oferecer transporte gratuito a população e isso seria beneficiaria muito mais a sociedade. Pois todos poderiam ir de um bairro a outro sem gastar nenhum centavo.

O Passe Livre é possível em Macaíba, e se esta proposta não for discutida na câmara municipal é porque os vereadores não pensam nos usuários do transporte interbairros.

O presidente da Federação dos Conselhos e Associação Comunitária, Nerivaldo Monteiro, informa que no dia 27 deste mês haverá reunião com lideranças de vários bairros de Macaíba. Entre eles estão confirmados, Campo Santa Cruz, Campo das Mangueiras, Pé do Galo, Conjunto Manoel Dias e Mangabeira. O encontro será às 19 horas, na rua Areia Branca, residência de número 226.

Do Macaíba no Ar

Banner_Site_450x100px_Senadinho copy

contadores al

O deputado George Soares (PR) enalteceu a importância do contabilista na sessão solene realizada nesta manhã de sexta-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa, para homenagear estes profissionais.

“Enxergo o contabilista como um profissional qualificado para cuidar dos aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio das empresas e que registra todos os atos e fatos de natureza econômico-financeira dos empreendimentos. Me incluo com muito orgulho nesta categoria, que de forma direta e significativa tanto tem dado sua contribuição para o progresso e o desenvolvimento de nossos municípios, dos estados e da União”, afirmou o deputado que foi o propositor da sessão solene.

Ele disse ainda que o profissional de contabilidade, além de buscar a sua graduação, tem a preocupação e o cuidado de atualizar-se continuamente para garantir sempre a excelência da prestação de seus serviços. “É por meio dos que aqui foram honradamente escolhidos para serem homenageados que saudamos a todos os que fazem parte desta grande família de contabilistas do Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado. Ler mais…

UPA de Macaíba, atende várias cidades do RN (Divulgação)
A cada 10 pacientes atendidos na UPA de Macaíba, quatro são são-gonçalenses.

“Vamos cuidar da Saúde. A Saúde atualmente é um caos. Embora o município disponha de R$ 1 milhão por mês para cuidar da Saúde, não está cuidando como deveria. Vamos descomprimir essa demanda que hoje corre tudo pro Walfredo, pro Santa Catarina, vamos botar São Gonçalo pra resolver seus próprios problemas de saúde”.

A promessa em destaque foi feita em 2008 pelo então candidato à prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o médico Jaime Calado, durante o programa o Jornal do Dia, na TV Ponta Negra.

O quadro poderia ser diferente se Jaime Calado não tivesse se recusado a construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município e passado a responsabilidade para o Estado, conforme declarou o então secretário estadual de saúde pública, Domício Arruda, há três anos: “A (UPA) que iremos lançar o edital de licitação em breve é a de São Gonçalo do Amarante. Esta UPA será estadual, pois a prefeitura não demonstrou interesse em tomar conta”.

ESTRUTURA

A unidade de Saúde, recusada por Jaime Calado e que beneficiaria os cidadãos de São Gonçalo, teria entre 5 a 8 leitos de observação e capacidade de atender até 150 pacientes por dia. Ou seja, poderia resolver grande parte dos problemas de saúde, como hipertensão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.

A UPA seria equipada com raio-X, eletrocardiografia e laboratório de exames clínicos. A primeira parcela da verba disponibilizada pelo governo federal (10%), através do PAC, já estava na conta da prefeitura. Jaime devolveu os R$ 140 mil. Alegou que os custos de manutenção eram inviáveis, segundo informações da Secretaria de Saúde do estado.

O resultado desta ingerência pública não prejudica apenas os moradores de São Gonçalo, recai também sobre os municípios vizinhos. No mês passado o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, durante entrevista em uma emissora de rádio da cidade, cobrou compensação financeira da prefeitura de São Gonçalo pela utilização maciça dos serviços de saúde da UPA de Macaíba. Ler mais…

Mesmo diante de protestos por parte de centrais sindicais e movimentos sociais, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira 22, uma emenda do Projeto de Lei 4.330/04 que abre as portas para que as empresas possam subcontratar todos os seus serviços, incluindo a atividade-fim. Por 230 votos a favor e 203 contra, o plenário referendou texto do relator, deputado Arthur Maia (SD-BA). O projeto da terceirização segue agora para o Senado, onde pode sofrer mudanças.

A emenda foi aprovada com apoio de partidos como, por exemplo, PSDB, PMDB, DEM, PSD e Solidariedade, entre outros, enquanto que PT, PCdoB, PSB, PV, PDT, Pros e Psol ficaram contrários à proposta. O PT ainda tentou apresentar emenda para que fosse votado, separadamente, o trecho que trata da questão de “atividade-fim”, mas o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu que isso não era mais possível porque o texto estava atrelado à emenda do deputado Arthur Maia.

casa da cultura

1429641668714O Solar Ferreiro Torto localiza-se em Macaíba no estado do Rio Grande do Norte e destaca-se por ser um marco histórico, que remonta ao ano de 1614, quando era conhecido por Engenho Potengi.

Forças holandesas atacaram o local por diversas vezes. Bastante destruído pelos combates, em 1847 o prédio foi reconstruído. E em 15 de setembro de 1989 foi tombado pelo Patrimônio Estadual.

Lenda do Solar do Ferreiro Torto:  A filha do senhor do engenho se apaixonou por um escravo. Esse assunto já era notícia do engenho, até que um dia o pai viu os dois conversando. Então ele resolveu agir rapidamente, e foi pegar uma arma para matar o escravo, mas quando ele atirou, sua filha se botou na frente e o pai acabou matando ela própria. Com muita raiva desse escravo, ele chamou os capitães-do-mato que o enterraram vivo.

História

O Engenho do Ferreiro Torto, construído no século XVII, inicialmente tinha o nome de Engenho Potengi, e foi o segundo engenho de cana-de-açúcar a ser erguido no Rio Grande do Norte. Não durou muito, devido à má qualidade de suas terras para a produção de cana-de-açúcar. Pertenceu a Francisco Coelho, segundo as sesmarias concedidas ao mesmo de 1602 a 1611. Ler mais…

O município de Macaíba (Grande Natal) hoje tem várias obras que tiveram início, no entanto, não foram concluídas. Diante disso, o Senadinho mostrará aos internautas as principais obras que estão inacabadas. Hoje o repórter Carlos Santos mostrará duas. Próxima semana divulgará outras. Confira:

A obra de urbanização da Lagoa das Pedras que custou R$ 1.200.000,00

A obra de urbanização da Lagoa das Pedras que custou R$ 1.200.000,00, datada de 2006, além do imponente Complexo turístico no valor de R$ 1.462.500,00 que se arrasta desde 2008 sem conclusão,  virou  uma espécie de historia sem fim. Uma obra com recursos do Ministério do Turismo. De acordo com dados do Portal da Transparência.

Em matéria divulgada pelo site Cidadão Macaibense, os moradores daquela região reclamam que o espaço se transformou em deposito de lixo e local que serve de abrigo para pessoas envolvidas com drogas.

 Praça da Juventude – valor total da obra é de: 2.128.052,65

As obras da Praça da Juventude em Macaíba (Grande Natal), no Conjunto Alfredo Mesquita, seguem paradas como mostram as imagens. O valor total da obra é de: 2.128.052,65, com auxílio do Ministério do Esporte. De acordo com informações do site da Prefeitura, o projeto foi abandonado no ano de 2012, e teve que ser refeito pela atuação administração.

No dia 11 de Dezembro de 2014 a ordem de serviço foi assinada, e o término da obra previsto para 10.11.2015. E de acordo com o projeto, a Praça de Juventude terá campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, teatro de cinema, pista de skate, pista para salto, área de exercício, totem e um centro de convivência com sala de ginástica e espaço para a 3ª idade.

Mas até esta data o que tem no local da obra é um galpão feito de alvenaria.

Por Carlos Santos

Garantir que o fornecimento de água aos trabalhadores que ficarem desempregados e recebam um salário-mínimo somente poderá ser suspenso por parte da Companhia de Agua e Esgoto do Rio Grande do Norte – CAERN após 6 (seis) meses de atraso no pagamento do respectivo débito. Esse é o objetivo do Projeto de Lei que o deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou essa semana na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, a atual conjuntura de desaquecimento da economia brasileira, tendo como um dos seus reflexos o desemprego de milhares de trabalhadores, em especial no RN, constitui um problema social que não pode ser ignorado. “Todos nós sabemos que este é um período especial, em que o trabalhador encontra-se em situação de vulnerabilidade financeira para honrar com suas despesas básicas de manutenção doméstica. Assim, buscamos criar mecanismos jurídicos que aliviem, em parte, a situação dos trabalhadores sem emprego”, afirmou.

Para ter direito a essa moratória, o beneficiário deverá comprovar, mensalmente, junto à CAERN, a sua situação de desempregado, através da Carteira Profissional de Trabalho e dos documentos que comprovam o recebimento mês a mês do benefício do Seguro Desemprego até a sua última parcela.

gustavoTN

Valério Mesquita*
Mesquita.valerio@gmail.com

A história do Legislativo do Rio Grande de Norte, começa, segundo Câmara Cascudo no seu “Uma História da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte” (1972) com a edição do Ato Adicional de 12 de agosto de 1834 do Imperador Pedro II criando as Assembleias Legislativas Provinciais. Para a escolha de vinte deputados provinciais, setenta eleitores votaram em cento e vinte e um nomes. Os eleitores ausentes, sem causa justificada, foram multados. De lá para cá transcorreram 180 anos de atividades do Poder Legislativo que serão lembrados e comemorado no Palácio José Augusto. Eminentes personalidades desfilaram como deputados-presidentes, do Império a Nova República, podendo elencar Jerônimo Câmara, Manoel Moreira Dias, Fabrício Maranhão (por 19 vezes), Pedro Soares de Araújo, Henrique Castriciano de Souza (10 vezes e vice-campeão), Augusto Leopoldo Raposo da Câmara, Felinto Elísio, Joaquim Inácio de Carvalho Filho, João da Matha Paiva, Tomás Salustino, Sylvio Pedroza, Ezequiel Fonseca, Maltez Fernandes, Ubaldo Bezerra, José Varela, monsenhor Walfredo Gurgel, Theodorico Bezerra, Clovis Mota (os quatro últimos vice-governadores, inclusive Sylvio Pedroza), Moacyr Duarte, Ezequiel Ferreira de Souza, Dary Dantas, Alcimar Torquato, Luis Antonio Vidal, Carlos Augusto Rosado, Márcio Marinho, Willy Saldanha, Nelson Freire, Vivaldo Costa, José Adécio, Raimundo Fernandes, Leonardo Arruda, Álvaro Dias (presidiu por três vezes) e Robinson Faria que concluiu uma e reelegeu-se para as legislaturas correspondentes a 2005 e 2006. Este último, concluiu os melhoramentos iniciados pelo antecessor, modernizou os serviços e criou um canal de televisão para que a população acompanhe a performance dos deputados. Em seguida merece destaque os dois períodos de Ricardo Mota que apoiou a cultura, intercalou e incentivou a discussão de temas diversos antes das sessões regimentais. Hoje, o Poder Legislativo do Rio Grande do Norte é presidido pelo deputado Ezequiel Ferreira Filho cujo pai também já dirigiu os destinos da Casa.

Importa meditar sobre o papel que a Assembleia Legislativa desempenhou ao longo do tempo quando se tornou intérprete das aspirações populares. Ela constitui um poder político por excelência porque encarna o espírito da legalidade democrática, elaborando as leis e representando as parcelas vivas da comunidade. A sua história não se restringe, apenas, a citação dos nomes ilustres dos parlamentares que ocuparam o seu espaço físico, ao desfile oratório que ecoou da tribuna ou da atividade meramente legisferante. A Assembleia reflete o Estado de Direito, a fiscalização dos atos do Executivo, o ponto e o contraponto do exercício da democracia e das liberdades, porque, também, exprime valores culturais antes elitistas, porem, hoje, mais próximos das camadas populares. É o traço evolucionista mais significativo da sua essência. Outro aspecto importante do seu desempenho na contemporaneidade foi a implantação do fórum de debates sobre as questões sociais e econômicas, que afligem o Rio Grande do Norte. Tenho para mim, que tal iniciativa, seja a mais eficaz na busca da solução desses problemas, porque traz para discutir dentro do parlamento outros agentes públicos responsáveis pelos destinos do Estado.

Nessa celebração, quando imaginarmos que muito ainda tem a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a fazer, devemos nos conscientizar de que muito foi realizado. Os exageros, os erros, os equívocos, são aleijões naturais das casas do povo, são testes de paciência para o aperfeiçoamento da instituição. Não ficam para trás os outros poderes constituídos. Sempre é valido acreditar no processo evolutivo, na renovação constante dos quadros, na busca incessante de melhor servir e não ser servido, sob a vigilância permanente do povo, responsável pelos eleitos. Nesse final, homenageio todos os atuais deputados e os funcionários do Poder Legislativo, relembrando na saudade um antigo servidor da Casa, (já falecido), Diretor do Arquivo, Raimundo Alves de Souza, a quem Câmara Cascudo agradeceu e destacou a inestimável colaboração com a pesquisa para a feitura do mencionado livro. Parabéns ao Instituto Legislativo, a TV Assembleia e a Mesa Diretora dos trabalhos, na pessoa do atual presidente Ezequiel Ferreira de Souza Filho.

(*) Escritor.

Em meio à crise entre PMDB e governo gerada pela mobilização para criar mais um partido, encabeçada pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab, o Ministério Público Eleitoral enviou um parecer favorável ao registro do Partido Liberal (PL). A sigla protocolou em março requerimento de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem a comprovação final do número exigido de eleitores que apoiam o novo partido.

O PL sustenta na Justiça Eleitoral que existe a possibilidade de juntar cerca de 500 mil certidões de apoiamento exigidas mesmo durante a tramitação do registro, como feito no processo de formação da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva. A sigla alega que os cartórios eleitorais não têm observado os prazos para cumprimento do processo de verificação das assinaturas.

O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, protocolou na tarde desta quinta-feira, 23, no TSE, o parecer que admite que o procedimento seja adotado diante da “necessidade de uniformização” dos entendimentos e para assegurar a “isonomia” no tratamento dos partidos. Ele aponta, contudo, que não foram preenchidos os requisitos mínimos para a criação e registro do partido, entre elas a entrega de documentação que comprove a constituição de órgãos de direção regional em pelo menos um terço dos Estados.

Aragão lembra que, no julgamento do registro de candidatura do PSD, o TSE considerou válido que certidões de apoio fossem apresentadas diretamente ao TSE – no curso do processo. “Há de se lembrar, contudo, que a providência adotada no processo de registro do PSD decorreu de uma excepcionalidade, uma situação fática que não se verifica no caso sob análise, qual seja, a notória greve dos servidores enfrentada pela Justiça Federal de 2010. O Ministério Público Eleitoral manifesta sua preocupação com a adoção daquele tipo de medida, tomada em um contexto excepcional, no caso concreto, como se regra geral fosse”, destaca, fazendo a ressalva de que o procedimento seria “razoável” agora em função da isonomia.

Está no Blog Caicodigital.com

Uma confusão quase termina em tragédia por volta da meia noite desta quinta-feira em um pagode que estava sendo realizado no posto Santana. localizado na Av. Coronel Martiniano no centro de Caicó.

Segundo relatos, um desentendimento motivado por ciumes, acabou em vias de fato entre o procurador do INSS identificado por Marcelo e outro homem que é vereador da cidade de Carnaúba dos Dantas identificado por Marfran de Medeiros Santos, vindo o vereador a espancar o procurador.

O procurador do INSS agredido na briga, pegou uma arma e atirou três vezes contra o vereador, sendo que dois tiros acertaram a vítima, um no braço e outro na mão, a PM foi acionada e socorreu a vítima até o hospital regional.

Após efetuar os disparos contra o vereador, o procurador do INSS fugiu do local em um veículo tipo Honda Civic, policiais apreenderam no local a arma de fogo usada pelo mesmo.

Segundo o advogado Sildilon Maia que defende o Procurador Federal do INSS identificado como Marcelo Raposo de França, seu cliente agiu em legítima defesa. “Agiu em legitima defesa, o vereador bateu muito no Marcelo, este com medo de ser morto, fugiu.

Via Blog do BG

ezequiel agua
Por solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, uma comissão integrada por gestores e representantes de Currais Novos e Acari foi recebida nesta quinta-feira (23), pelo governador Robinson Faria. Na pauta, soluções emergenciais para o iminente problema de abastecimento de água nos municípios seridoenses.

“Trata-se de uma causa pela qual estamos empenhados há mais de um ano. Peço celeridade ao grupo técnico que foi formado por indicação do governador para estudar e apresentar soluções imediatas para o abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari. Desde já agradeço a Robinson pela sensibilidade e rápido atendimento à esta demanda”, disse Ezequiel.

Durante a reunião, o governador garantiu que todo o corpo técnico das secretarias e órgãos do Estado estariam empenhados em avaliar e sugerir alternativas que possam aliviar de forma emergencial os problemas de abastecimento de água dos municípios. A reunião contou ainda com as presenças do diretor da Caern, Marcelo Toscano, diretor do Idema, Rondinelle Silva, dos prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha e de Acari, Isaías Cabral e também do ex-prefeito de Currais Novos, José Lins.

Alternativas mais viáveis

Dentre as alternativas apresentadas durante o encontro, as mais viáveis seriam uma intervenção no Açude Gargalheiras, através da perfuração de cacimbões no aluvião do açude, ou a ampliação da vazão da adutora Serra de Santana, no município de Florânia, para abastecimento por meio de carro pipa.

“As alternativas apresentadas podem assegurar, emergencialmente, o abastecimento de água destes municípios enquanto aguarda-se a conclusão das obras da adutora de engate rápido que vem sendo executada”, avaliou o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, os órgãos de Meio Ambiente do Estado irão se unir à Universidade Federal (UFRN) para avaliar a viabilidade técnica das alternativas já sugeridas durante o encontro e estudar novas possibilidades. Segundo Mairton, o grupo deverá se reunir já na tarde desta sexta-feira (24).

“É provável que amanhã já tenhamos uma posição a respeito do que será feito. Iremos elaborar um plano de trabalho com cronograma de prazos e custos para as ações que forem definidas como mais viáveis para estes municípios”, declarou Mairton.


A cidade de Macaíba vai passar nos próximos dias a contar com dois ônibus articulados para o transporte intermunicipal. A ação tem como objetivo de poder levar mais passageiros nos horários de picos, e não deixar vários usuários nas paradas de ônibus como em alguns horários vem acontecendo devido a grande lotação tanto na linha M quanto na linha G da empresa Trampolim da Vitória.

Para Macaíba poder receber os dois veículos, a rodoviária da cidade está passando por uma ampliação na área externa, onde os ônibus ficam estacionados, para isso a prefeitura de Macaíba está como parceira e está realizando a obra, através da empresa B & B.

Com informações e foto do Macaíba no Ar

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.

Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

IMG-20150413-WA0024