Foto: Fernando Frazão

Aquele canudinho ou copo plástico descartado incorretamente no ambiente pode acabar sendo ingerido por uma pessoa em fragmentos imperceptíveis no copo de água e até no alimento. Os chamados microplásticos vêm gerando preocupações na comunidade científica, em parte porque pouco se sabe acerca dos possíveis impactos na saúde humana. Este é um dos assuntos presentes em discussões propostas por instituições ambientalistas de diversos países que realizam neste sábado (21) o World Cleanup Day ou, simplesmente, Dia Mundial da Limpeza, como o evento é chamado em português.

“Teremos neste dia, em todo o mundo, mutirões para limpeza, por exemplo, do lixo local gerado na praia: bituca de cigarro, tampa de garrafa, canudos, copos, garrafas, sacolas plásticas”, diz Jonas Leite, doutor em oceanografia e gerente no Rio de Janeiro do Projeto Meros do Brasil, uma das iniciativas responsáveis por organizar as ações em cidades brasileiras.

Leite considera que as atividades na praia fomentam a conscientização, mas alerta que, em qualquer lugar do país, quando o lixo é jogado no chão ou levado para um lixão que não faz o tratamento correto, o resíduo vai acabar indo para os rios e pode percorrer milhares de quilômetros até o oceano. “É o destino final de praticamente todo o lixo que não é gerido da forma correta. Você pode nunca ter pisado na praia, mas o seu lixo, se não for bem gerido, vai chegar lá”, disse. Ler mais…

Município tem diminuição drástica e desproporcional no efetivo da Polícia Militar

Déficit do policiamento em Macaíba cai consideravelmente em 11 anos (Foto: Tribuna do Norte/Divulgação)

A cidade de Macaíba, localizada na região Metropolitana de Natal, que possui uma das maiores áreas da região, vem sofrendo com a diminuição desproporcional do efetivo da Polícia Militar, em número maior que as principais cidades do Estado.

As autoridades do município têm solicitado constantemente o aumento de efetivo em Macaíba. Entretanto, o Estado não tem atendido o pedido em virtude do grande déficit existente na corporação potiguar.

No ano de 2008, Macaíba contava com cerca de 150 policiais, além de Postos Policiais em funcionamento nos distritos e bairros. Já em 2019, o efetivo é de cerca de 50 homens e, apenas, duas viaturas. Sendo que, qualquer ocorrência de prisão no município nos finais de semana, uma das viaturas existentes no policiamento é obrigada a se dirigir para a Delegacia de Plantão em Natal, ficando Macaíba somente com uma para proteger todo o município.

Em agosto de 2019, foi aprovado em plenário da Câmara Municipal de Macaíba, uma Indicação de envio ao Secretário de Segurança e da Defesa Social, solicitando aumento policial para o município.

Confira a Proposição de Indicação:

Obs: no documento consta 75 policiais em 2019. Mas o Senadinho foi informado que são cerca de 50 homens. Foi um erro de digitação.

De acordo com informações da Polícia Militar, dois suspeitos de participar do assassinato do sargento Adailton Cristiano já se encontram detidos e foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Norte. A PM continua em diligência para capturar os demais envolvidos.

O sargento foi assassinado a tiros durante assalto na noite desta sexta-feira (20), na zona rural de Macaíba.

Com informações do Macaíba no Ar

É com pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 3º Sargento da PM Adailton Cristiano da Silva.

Sgt Cristiano foi vítima de um latrocínio, no qual foi covardemente assassinado por disparos de arma de fogo. Por volta das 23 horas desta sexta-feira (20), ele retornava para sua residência após o trabalho quando foi abordado pelos criminosos. Dois suspeitos já se encontram detidos e foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Norte, a Polícia Militar continuará em diligência para capturar os demais envolvidos.

O Sgt Cristiano ingressou na corporação no ano de 2000 e atualmente estava lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar, em Macaíba.

A Polícia Militar lamenta a morte deste profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de pesar.

PM/Assecom

Apenas hoje, até o final do dia, 32 brasileiros vão morrer por suicídio. No mundo, uma morte do tipo acontece a cada 40 segundos, totalizando quase um milhão de pessoas todo o ano. Quando olhamos para uma faixa etária mais jovem entre 15 a 19 anos, o suicídio é a segunda causa de morte entre as meninas, atrás de complicações na gravidez, e a terceira entre os meninos, depois de acidentes no trânsito e violência. Esses dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (9).

Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas ainda fogem do assunto e acabam não percebendo quando alguém próximo está com pensamentos suicidas.

A melhor maneira de prevenção é através da fala. É preciso perder o medo de falar sobre o tema e quebrar esse tabu. 90% dos casos de suicídio podem ser evitados através do diálogo, também afirma a OMS.

Por isso, o 138º Grupo Escoteiro Augusto Severo/RN realizará uma palestra sobre suicídio na adolescência, com o intuito de alertar a população como um todo sobre a importância da prevenção ao suicídio, divulgando também a campanha Setembro Amarelo.

A palestra acontece neste sábado, dia 21 de setembro de 2019, no Pax Club,a partir das 14h, e contará com a participação da psicóloga Erika Roberta e está aberta ao público.

Foto: Assessoria de Imprensa do Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza deve reunir na manhã deste sábado (21), em Natal, cerca de 5 mil voluntários. O evento – uma alusão ao Dia Mundial da limpeza – tem a meta de recolher 16 toneladas de resíduos entre as praias de Ponta Negra, na Zona Sul da cidade, e a Redinha, na Zona Norte. A ação de limpeza começa às 9h e também vai percorrer os bairros do Alecrim, na Zona Leste, e Nazaré, na Zona Oeste.

Em Natal, a ação é coordenada pelo Instituto ‘Cidade Limpa’, e conta com o apoio do poder público e da iniciativa privada. Diretora do Instituto, Nayara Azevedo destaca que o objetivo do projeto é tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. “A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza”, ressalta.

Copos biodegradáveis

O Dia Mundial da Limpeza acontece simultaneamente em várias capitais do país e cidades do mundo. Em Natal, o projeto agrega a participação de diversas empresas privadas que valorizam a questão da preservação ambiental.

Por iniciativa do Sindicato da Água Mineral do RN, os voluntários do evento vão ganhar copinhos de água mineral fabricados com matéria-prima biodegradável. O copo será apresentado em Natal pela primeira vez. Enquanto o copo de plástico tradicional pode demorar até 100 anos para se decompor no meio ambiente, o biodegradável leva apenas 2 anos.

Outra parceria de destaque vem do grupo Boticário, que anunciou participação no projeto, por meio da ação Boti Recicla, com a distribuição de kits para os voluntários.

2ª Edição

Esta será a segunda edição do Dia Mundial da Limpeza em Natal. Dessa vez, para este ano, a expectativa é que sejam recolhidas 16 toneladas de resíduos, superando a marca de 2018, quando foram coletadas mais de 13 toneladas de lixo.

G1 RN

Foto: arquivo pessoal/Divulgação

Um sargento PM identificado por Cristiano  foi morto a tiros no distrito de Canabrava, zona rural de Macaíba. De acordo com informações de outro policial, o veículo do sargento, provavelmente um Celta escuro, foi levado e um dos criminosos se encontra baleado dentro.

As informações iniciais dão conta que o PM reagiu o assalto.

Com informações da página no Facebook do Poeta do Povão

Wilson Galvão de Ascom AGIR

Uma equipe da Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, uma visita técnica às instalações da I9 Agrotec, incubadora de empresas localizada no Campus de Macaíba – Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Acompanhados pelo diretor eleito da EAJ, Ivan Max Freire de Lacerda, o diretor da AGIR, Daniel Pontes, e a responsável da Agência para incubadoras, Tathiany Deyse Fernandes Rocha, expuseram a necessidade de reestruturação da incubadora, sobretudo física.

“Procuramos demonstrar a importância de valorizar o processo de incubação de empresas e como isso implica em um acréscimo de oportunidades para os estudantes e professores. Além disso, falamos a respeito de como a Agência de Inovação pode contribuir nesse processo e a forma pela qual nós atuamos”, explicou Daniel Pontes. Tathiany Rocha acrescentou que, com o novo Regimento Interno da AGIR, foi criado o Setor de Ambientes Promotores de Inovação, com a responsabilidade promover eventos de divulgação de empreendedorismo, acompanhar e promover as atividades das incubadoras da UFRN e acompanhar as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Ao final da reunião e por proposta da AGIR, o diretor Ivan Max Freire de Lacerda identificou a necessidade de designar um novo gerente executivo para a Incubadora, já que o mandato do anterior foi finalizado, bem como avaliou a possibilidade de destinar um novo local para a instalação física da I9 Agrotec.

A Agência de Inovação

Criada em 2007, inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Agência de Inovacão (AGIR) é responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como, as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Fruto deste trabalho, a UFRN alcançou, em 2019, números proeminentes para a realidade do Nordeste. São 52 pedidos de registro de marca, 177 programas de computador registrados, mais de 220 pedidos de patente e 18 cartas-patentes concedidas. Para o diretor da Agência, Daniel Pontes, o desafio atual é intensificar a transferência da tecnologia, sobretudo através do desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva. Outras informações sobre os serviços que a AGIR oferece, inclusive para o público externo, podem ser obtidos através dos telefones (84) 3215-3918 / 99167-6589 / 99224-0076, ou pelo e-mail contato@agir.ufrn.br.

Imagine aprender matemática brincando. Um sonho, não é verdade? Pois este é o projeto “Matemagia: a mágica dos números na matemática”, desenvolvido pelo Centro de Ensino Rural Alfredo Mesquita (CERU) de Traíras. A orientação do projeto é dos professores de Matemática e Ciências da escola e as atividades fazem parte do projeto “O universo circense na Educação: cultura, arte e literatura, aliadas por uma escola melhor”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em 2019.

No Matemagia, os estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental realizam uma serie de jogos lúdicos de adivinhação com base na álgebra simples e nas quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Tabela mágica, dominó mágico e até leitura de mente fazem parte da dinâmica que diverte alunos, professores, coordenadores e a comunidade.

A apresentação principal do projeto foi realizada nesta sexta-feira (20), na sede da escola com uma peça teatral. As atividades continuarão neste semestre, de acordo com o professor de matemática Itamar Carvalho. “Usamos os números para aprender a magia do circo, revelar segredos, coisas ocultas. Um incentivo para que eles olhem para a matemática de uma forma diferente e que tem melhorado o desempenho deles”, afirmou o professor.

É o que afirma a estudante Mariana dos Santos, de 12 anos de idade, do 6º ano. “Está sendo legal porque estou aprendendo matemática de forma divertida, praticando com os familiares. O professor também tem uma forma bem legal de trabalhar e está melhorando o desempenho na disciplina. Antes achava uma matéria difícil. É uma forma de termos um futuro melhor lá na frente”, disse a estudante.

Laissa de Moura, 32 anos, professora, é uma das moradoras que prestigiaram o Matemagia. Mãe do aluno Geldeson, do 6º ano, ela afirma estar orgulhosa da participação do filho e elogia a iniciativa. “Achei muito bom. É um atrativo a mais para ele na sala. Precisa de uns ajustes, mas está muito bom. Vi que ele está mais desinibido e fiquei muito feliz por vê-lo apresentando no teatro”, declarou.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas

Assecom-PMM

A atuação de voluntários tem se somado ao Corpo de Bombeiros Militares e à Defesa Civil no combate aos inúmeros focos de incêndios em Patu, na operação denominada Santuário do Lima, na cidade de Patu. Desde segunda, foram combatidos 317 focos de incêndio. Logo que subiu à serra do Lima, no final da tarde desta sexta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e comandante da operação, coronel Monteiro Júnior, para se inteirar acerca do trabalho que vem sendo realizado ininterruptamente durante a semana para combater o fogo na mata.

“Eu venho aqui agradecer ao povo de Patu e de toda a região pelas lições de solidariedade que vocês nos deram ao longo dessa semana. É assim, de mãos dadas, que vamos construindo dias melhores para Patu e para todo o Rio Grande do Norte. Aos nossos bombeiros militares e aos voluntários, reconhecemos de coração o gesto de bravura e coragem para debelar os focos de incêndio”, disse Fátima. Ela falou após a palavra de agradecimento, seguida de oração, ministrada pelo padre Telmo Feitosa, no Santuário do Lima, dedicado à Nossa Senhora dos Impossíveis.

O Governo do Estado e o CBMRN conseguiram controlar grande parte do fogo, mas segue monitorando e combatendo outros focos de incêndio na serra. Mais de 200 pessoas envolvidas na força-tarefa entre militares e voluntários. Além do combate propriamente dito, os voluntários têm trabalhado para arrecadar donativos.

O coronel Monteiro ressaltou a atuação do voluntariado e afirmou que, em seus 25 anos de carreira, essa foi a primeira vez em que testemunhou uma população tão consciente de seu patrimônio ambiental. “Nós nos sentimos honrados em estar trabalhando com a presença de vocês voluntários. Essa integração é importante e a união tem sido salutar para que consigamos manter o controle e em pouco tempo esperamos cessá-lo”, afirmou. Ler mais…

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulga o Boletim Epidemiológico referente ao período da semana epidemiológica 01 a 37, encerrada no dia 14 de setembro. De acordo com o documento, permanece o número de quatro casos confirmados, entretanto, aumentou para 33 os que estão em investigação.

A maior concentração dos casos em investigação está na 7ª região de saúde (Região Metropolitana de Natal), na capital potiguar, e na 4ª região de saúde (Região do Seridó), destacando-se o município de Currais Novos.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, para confirmar um caso de sarampo a Sesap leva em consideração os aspectos clínicos, epidemiológicos e os exames laboratoriais. “Nós testamos os exames tanto para sarampo quanto para outros vírus, o que nós chamamos de exames diferenciais. E os exames que, no primeiro momento, dão como reagentes para sarampo, a amostra é enviada para o laboratório de referência para ser feito o isolamento viral. Os três casos confirmados tiveram o isolamento viral detectado para sarampo”, explica Lucchesi.

Edielias, mais conhecido como “Edi do Posto da Maré” (Foto: Assecom-PMM/Reprodução)

O blog Informativo Atitude conta a história do surgimento do nome de Edi, mais conhecido como “Edi do Posto da Maré”, como pré-candidato a prefeito em Macaíba Confira:

DEZ MESES ATRÁS NO ALTO COMANDO

Comando Geral: Risos. Você quer colocar um atendente como pré-candidato a prefeito de Macaíba? (Mais risos compartilhados agora por outros membros do Alto Comando).

General Lima: Sim, estou justamente aqui para pedir autorização.

Comando Geral: Nossa autorização? Você acha que ele tem alguma chance contra o presidente da Câmara? Um vice-prefeito? Um delegado? Uma ex-prefeita e dois vereadores que também almejam a Prefeitura? Eu acredito na Câmara e na força dos dez vereadores. E você acredita em quem?

General Lima: Eu acredito no ser humano que ele é. Tudo que estou pedindo é apenas que me deixem agir. A história nos mostrou que a política vem se transformando a cada dia, basta olhar para as últimas campanhas.

Então, vendo que ninguém compartilhava da minha visão, decidi me levantar da reunião. Quando vou me aproximando da porta, o comandante geral fala: “Nós não daremos a você autorização que você pediu, mas também não vamos impedi-lo, afinal, dificilmente alguém não vai interpretar seus argumentos como uma piada.

Naquele momento, eu segurei a maçaneta da porta e sorri, pois, inconscientemente, ele disse tudo que eu queria ouvir para seguir adiante.

PEREGRINAÇÃO

Depois da reunião com o Alto Comando, iniciei uma verdadeira peregrinação, falei com quase todos os vereadores, procurei primeiro o mais próximo que, assim como o Alto Comando, apenas riu, se recusando a abraçar o projeto. Eu respeitei sua opinião, afinal, eramos do mesmo time, apenas torcíamos por jogadores diferentes. Bem, com quase todos os vereadores foi assim, apenas uma que teve a coragem de abraçar o projeto que certamente no início, assim como eu, ela também foi chamada de louca por todos os vereadores da base. Pouco tempo depois, além de um vereador, já contávamos com um grupo de pessoas que abraçaram de forma natural o projeto. O projeto “Edi do Posto da Maré”.

O suspeito de participar da morte do estudante Arthur Lima de Oliveira, no Alecrim, que havia fugido da polícia poucas horas depois de ser detido, foi preso novamente na tarde desta sexta-feira (20), segundo informou a Polícia Civil. Logo após a prisão, ele foi encaminhado para a audiência de custódia. O outro suspeito ainda continua foragido.

O criminoso escapou na própria quarta-feira (18), dia do crime, ao ser levado por policiais civis para a comunidade Paço da Pátria, na Zona Leste, para indicar o local onde morava o comparsa dele no assalto que terminou com a morte de Arthur Lima de Oliveira. Mesmo sob a guarda de 12 policiais e algemado, ele conseguiu fugir.

O suspeito havia sido detido por funcionários e alunos após invadir uma escola no Alecrim, quando estava em fuga, e entregue aos policiais.

Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil admitiu “falha policial” durante a fuga do suspeito sob a guarda de 12 policiais e afirmou que um processo administrativo será aberto para apurar as responsabilidades da fuga.

De acordo com os delegados, o homem estava algemado, do lado de fora do carro da polícia, e auxiliava os agentes nas buscas pelo comparsa dele, que também participou do assalto. Foi quando conseguiu correr e entrou no mato.

G1 RN

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (20), em cerimônia no Palácio do Planalto, a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica, agora convertida em lei. A MP havia sido apresentada pelo governo para diminuir a burocracia e facilitar a abertura de empresas, principalmente de micro e pequeno porte, e já havia sido aprovada pelo Senado Federal no último dia 21 de agosto.

Entre as principais mudanças, a lei flexibiliza regras trabalhistas, como dispensa de registro de ponto para empresas com até 20 empregados, e elimina alvarás para atividades consideradas de baixo risco. O texto também separa o patrimônio dos sócios de empresas das dívidas de uma pessoa jurídica e proíbe que bens de empresas de um mesmo grupo sejam usados para quitar débitos de uma empresa.

Em relação ao texto final aprovado pelo Congresso, houve quatro vetos presidenciais. Um deles, que foi negociado com o próprio Parlamento, eliminou o dispositivo que permitia aprovação automática de licenças ambientais.

O governo vetou um item da MP, alterado pelos parlamentares durante a tramitação, que flexibiliza testes de novos produtos ou serviços. Na justificativa do veto, o presidente argumentou que a redação, tal como veio do Legislativo, “permitiria o uso de cobaias humanas sem qualquer protocolo de proteção, o que viola não só a Constituição mas os tratados internacionais para testes de novos produtos”.

Outro dispositivo vetado permitia a criação de um regime de tributação fora do direito tributário. O veto foi solicitado pelo Ministério da Economia, segundo o Palácio do Planalto. Foi vetado ainda o dispositivo que previa a entrada em vigor da nova lei em 90 dias. Com isso, a MP da Liberdade Econômica já entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que ocorrerá em edição extra nesta sexta-feira. Ler mais…