Artesanato potiguar da Economia Solidária inaugura loja virtual

A Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), por meio da Subcoordenadoria de Economia Solidária, tem como uma de suas estratégias de atuação o apoio e divulgação de iniciativas autogestionárias e coletivas de organização do artesanato do Rio Grande do Norte. Neste momento de pandemia, o Governo do Estado incentiva e participa de ações criativas de estímulo a atividades produtivas como a inauguração da loja virtual FeirArte Potiguar de Economia Solidária nesta segunda-feira (06), através de uma live a partir das 10h pelo perfil @feirarte_potiguar no Instagram.

Iniciativa inovadora, a loja virtual é um espaço coletivo diverso de comercialização composto por treze empreendimentos solidários de artesanato do RN, uma forma de manter a atividade produtiva diante do impedimento do funcionamento neste momento dos boxes (lojas) na Cecafes (Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária), em Lagoa Nova.

A FeirArte é uma experiência iniciada em 2018, fruto de parceria do Fórum Potiguar de Economia Solidária com a Cecafes, e apoio da Incubadora para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol).

Hoje, a Cecafes funciona como ponto fixo alternativo de feiras e eventos para divulgação e escoamento da produção dos grupos autônomos de economia solidária, como os de artesãos, com o objetivo de promover a autonomia desses produtores.

A pandemia dificulta o atendimento presencial aos consumidores(as), tanto nas feiras mensais quanto no box da FeirArte instalado na Cecafes, afetando a vida econômica dos empreendimentos de economia solidária do segmento do artesanato, explica a subcoordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire.

Para superar as adversidades desse momento, as artesãs da FeirArte, em parceria com IFSOL/IFRN, Subcoordenadoria de Economia Solidária/Sethas, inauguram a loja virtual para divulgação e comercialização de seus produtos. A inauguração da loja virtual conta também com apoio da OASIS (Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias) da UFRN.

“A loja virtual FeirArte Potiguar é fruto de uma construção coletiva, com parcerias acertadas e comprometidas”, ressalta Lidiane Freire. De acordo com ela, a iniciativa reflete o amadurecimento e auto-organização do segmento do artesanato da Economia Solidária no RN, na perceptiva do exercício da autogestão e geração de renda, contando com esforços e decisões comuns”.

LOJA VIRTUAL FEIRARTE POTIGUAR

Inauguração: 06 de julho de 2020 às 10h

Local: live no instagram @feirarte_potiguar

Onde encontrar os produtos de artesanato da Economia Solidária: loja virtual www.lojafeirarte.com

Quem hoje compõe com seus produtos a loja virtual:

1) Coletivo Feira das Pérolas;

2) Associação Julieta Barros;

3) Associação Santa Bernarda;

4) Cooperativa de Costureiras e Artesãos de Parnamirim (CCAPAR);

5) Associação Mulheres do Santa Catarina;

6) Associação Maria Rita;

7) Associação Rede dos Sonhos;

8) Associação Comunitária de Artesãos do Planalto (ACAP) e

9) Grupo de Mulheres do Seridó.

Compartilhar