O governador Robinson Faria (PSD) vai adotar a neutralidade no segundo turno das eleições para o Governo do Estado e Presidência de República. Com a tentativa frustrada de se reeleger ao cargo, ficando em terceiro lugar na disputa do primeiro turno, obtendo pouco mais de 190 mil votos, ele diz que vai se dedicar para entregar um Estado equilibrado financeiramente ao seu sucessor no executivo estadual.

“Vou ficar neutro. Não vou tomar posição política. Não quero falar bem ou mal dos candidatos envolvidos na disputa. Se o povo não me quis no segundo turno, cabe a mim ficar na neutralidade, e em silêncio. Também não vou me posicionar com relação aos que disputam a presidência”, disse Robinson Faria, em entrevista para a rádio 98 FM.

O segundo turno no Rio Grande do Norte será disputado por Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT).

Com o término do mandato, ele pretende retornar ao setor privado a partir de 1 de janeiro de 2019. “Depois de 32 anos de vida pública, como sempre fui empresário, eu vou voltar para o setor privado. Quero cuidar da minha vida e dos meus filhos”, relata. No entanto, ele não descarta voltar para a vida a pública no futuro.

Robinson também reforça que irá entregar um Rio Grande do Norte melhor do que recebeu. “Vou trabalhar com motivação até o último dia de governo. Vou entregar um Estado muito melhor do que recebi. Realizei mil e duzentas obras, apesar de ter recebido um Estado falido, com sete anos de seca e sem ajuda da bancada federal”, diz.

Confira na íntegra AQUI

Após o sucesso da abertura com os shows de Wesley Safadão, Gustavo Mioto e Saia Rodada, a Arena de Shows da Festa do Boi promete outra noite de muita animação neste sábado (20) para fechar a programação de 2018.

A Nova Festa do Boi trouxe novidades em sua Arena de Shows com uma super programação, nova estrutura e as melhores atrações do momento. Uma parceria fechada com a Clap Entretenimento e a Destaque Promoções está proporcionando uma nova experiência ao público no evento esse ano.

A noite deste sábado (20) trará para a Arena de Shows do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, pela primeira vez no RN, a dupla que vem incendiando o Brasil Zé Neto e Cristiano, o gigante Léo Santana e a fenomenal Marcia Fellipe quebrando tudo.

Os ingressos estão à venda no site Bilhete Certo e nas lojas Soul Bijoux (Midway e Natal Shopping), Gladiatore (Partage Shopping) e Polo Club (Centro de Parnamirim). Quem ainda não garantiu o ingresso, precisa se programar. Dia 18 tem virada de lote. No dia 19 é preço novo.

Serviço:
Festa do Boi 2018
Local: Parque Aristófanes Fernandes (Parnamirim/RN)
Dia 20 de outubro (sábado: Ze Neto e Cristiano, Léo Santana e Marcia Fellipe
Vendas online: Bilhete Certo
Vendas físicas: Soul Bijoux (Midway e Natal Shopping), Gladiatore (Partage Shopping) e Polo Club (Centro de Parnamirim).

Valério Mesquita*
Mesquita.valerio@gmail.com

Nos dias de hoje, o ânimo de viver nos torna inconstante e nos empurra para buscas ávidas de expressão, imaginação e criatividade. O próprio Luís da Câmara Cascudo, no passado, apesar de um ser simples, foi uma figura numerosa, pois escreveu sobre tudo e sobre todos. Conheço muitos escritores conterrâneos que detêm idêntica curiosidade inesgotável e volubilidade inventiva contagiadas pelas ideias, gostos e poder aliciante do charme da escrita cascudiana. E nesse particular, todos foram largamente influenciados pelo desejo insofreável de ressurreição do tempo morto, pela inestimável compreensão da alma coletiva das gerações passadas que se encontram como que cristalizadas em todos nós.

São as nossas afinidades eletivas fincadas na íntima, nostálgica página evocativa que romantiza a realidade ou, às vezes, a fantasia. Daí, não me encantar tanto com os procedimentos rotulados de culturais pela mídia eletrônica e certos gestores públicos. Não é a compulsão de recapturar o antigo só por ser antigo. O que desejamos, penso, é respirar o oxigênio cultural que foi dotado de um poder de radiação imanente, que se manteve vivo, apesar do efeito paulatino, paradoxal e destrutivo de uma “cultura de aparências”, fóssil e fútil, atualmente em alto astral! O crítico Paulo Prado chegou a afirmar no seu livro Retrato do Brasil que a proliferação desse contraditório “representava a astenia da raça, o vício de nossas origens mestiças”. Nada mais verdadeiro e impiedoso.

A cultura se transformou num circo mambembe de vaidades ressentidas, perdida nas suas cismas e inseguranças, desde o tempo em que o Ministério da Cultura tornou-se serpentário de figuras exóticas e estereotipadas. No Rio Grande do Norte, por exemplo, está na hora do futuro governador reunir os órgãos de cultura do estado: Academia Norte-riograndense de Letras, Conselho de Cultura, Instituto Histórico e mais ensaístas, poetas, historiadores, sociólogos e críticos literários para ouvir sugestões dessa atividade tão pluralista e significativa da sociedade, porém, totalmente esquecida e somente lembrada para eventos passageiros. Nas vésperas, por exemplo, do governo contrair um vultoso empréstimo internacional, as entidades culturais não foram ouvidas para discutir e identificar os seus problemas estruturais.

É com profunda lástima que vemos as edificações, casarões e monumentos que representam o vasto painel da dramática criação de uma sociedade civil de cem e de duzentos anos passados se encontrarem em estado de deterioração. Lembremo-nos que o “passado não passa”. A beleza plástica dos casarões, o teor emotivo e sentimental que retrata a abordagem lírica de épocas imemoriais, em qualquer país civilizado, nunca foram substituídos por folguedos e fanfarras. A preservação do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Norte precisa de maior atenção e acuidade perceptiva dos governos. Como na Trindade Santa, o passado, o presente e o futuro se entrelaçam na mesma realidade temporal. São três tempos distintos numa só integridade temporal; amalgamados de ideias e inteiriços. Que esse cabedal seja intenção e deliberação permanentes dos órgãos de cultura do estado. Vamos aguardar.

(*) Escritor

A maior operação de pavimentação de ruas da história prossegue transformando localidades urbanas e rurais do município de Macaíba. Um dos mais recentes exemplos que valem a pena serem mencionados é a comunidade rural de Cajarana, região do distrito de Canabrava, está tendo cinco ruas pavimentadas. As obras estão praticamente concluídas e os moradores já sentem a diferença em sua qualidade de vida.

“Nós sabemos o que passamos aqui nos dias em que chove muito. Este calçamento é mesmo uma ‘beleza’ aqui para a comunidade de Cajarana.”, expressou o senhor Jacó Cassiano, na ocasião de solenidade de assinatura da ordem de serviço para a execução das obras, ocorrida em julho deste ano de 2018.

Desde meados de 2014, na terceira gestão do prefeito Fernando Cunha, Macaíba vem sendo transformada e melhorada pela “Caravana das Obras”, que já calçou mais de 150 ruas em várias regiões do município.

Campo das Mangueiras, Morada da Fé, Loteamento Esperança, Loteamento Santa Rosa, Campo da Santa Cruz, Conjunto Tavares de Lyra, Ferreiro Torto, Monte Líbano, Recanto Verde, Mangabeira, Traíras, Cajazeiras, Guarapes, As Marias, Lagoa das Pedras, Riacho do Sangue, Tabatinga, Canabrava e Vila São José são apenas alguns dos exemplos de bairros, distritos e comunidades que foram beneficiados desde o início da “Caravana das Obras”.

Assecom-PMM

Foto: Arquivo da família

G1 RN – Uma funcionária pública foi assassinada a facadas na madrugada desta terça-feira (16) em Olho D’Água do Borges, município da região Oeste potiguar. Maria do Socorro Ferreira Oliveira tinha 50 anos. Ela trabalhava na prefeitura da cidade. O principal suspeito do crime é o marido dela, que fugiu e está sendo procurado.

Segundo o delegado Pedro Nilo, a mulher foi morta dentro de casa, após uma discussão com o marido. Ainda de acordo com o delegado, o homem estaria alcoolizado.

A residência fica na Rua Manoel Claudino, no centro da cidade.

A senadora Fátima Bezerra, candidata ao Governo do RN pela coligação ‘Do Lado Certo’, é líder também no quesito novos apoios. Na manhã desta terça-feira (16), ela recebeu a adesão dos prefeitos Severino Rodrigues (Monte Alegre), Raniere (Lagoa Salgada) e Adeílson (Baía Formosa); do deputado eleito Kleber Rodrigues e de lideranças da região Agreste e municípios próximos.

Junto com Alexandre Veras, vereador de Goianinha que está com o grupo desde o primeiro turno, escolheram o lado certo o vice-prefeito e o vereador Rodrigo do Carmo, de Serrinha; o ex-prefeito Getúlio e Théo Tomaz, futuro candidato a prefeito de Várzea; vereador Ribamar, de Arês; vereador Elvis, de Canguaretama; vereadora Michelle, de Vila Flor; os grupos de oposição de Passagem e Pureza; e o grupo de Claudinho, de Serra Caiada.

“Vamos votar na nossa futura governadora porque sabemos que ela não esquecerá do nosso Agreste e só ela terá um olhar especial para o nosso povo, disse Severino. “Vocês todos se esforçaram na minha campanha e eu agradeço por isso. Mas agora precisamos trabalhar ainda mais para eleger Fátima, governadora. Preciso de uma governadora que nos apoie, que seja parceira, para que possamos realizar um bom trabalho na AL. Essa pessoa é Fátima”, acrescentou o deputado eleito.

Com informações do BG

ASCOM – Reitoria/UFRN

A comunidade em geral é convidada a participar da campanha de doação de sangue promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta quinta-feira, 18, em parceria com o Hemonorte. A unidade móvel estará em frente à Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), no Campus Central, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 17h. A iniciativa faz parte do Mês do Servidor 2018, que neste ano aborda o slogan “Eu pelo mundo”.

Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, estar bem alimentados e em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e com validade em todo o território nacional. Solicita-se não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar o consumo de alimentos gordurosos, assim como não fumar duas horas antes e depois da doação.

Mês do Servidor

Além da doação de sangue, a UFRN promoverá no dia 23 a campanha de doação e cabelos e lenços, que serão destinados a mulheres em tratamento de câncer. A ação será voltada à comunidade em geral e acontecerá no Centro de Convivência da UFRN, das 8h às 16h, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Para participar, é necessário ter cabelo cujo comprimento permita a retirada de pelo menos 20 centímetros, que esteja de preferência seco e limpo. Quem não preencher esse requisito poderá contribuir com lenços.

O Mês do Servidor 2018 conta ainda com seminários, palestras, workshops, oficinas, entre outros eventos em Natal e nos demais campi. Neste ano, o evento aborda as temáticas do protagonismo do servidor nos 60 anos da UFRN e a Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação completa está disponível no endereço www.mesdoservidorufrn.com.br.

Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

Após três derrotas, o Cruzeiro de Macaíba está eliminado da segunda divisão do Campeonato Potiguar. O revés por 2 a 0 para o Alecrim, no domingo, deixou o volante Val, aquele mesmo ex-Flamengo, bastante decepcionado. Contratado no decorrer da competição, ele estreou pelo time de sua cidade natal e não ficou nada satisfeito com o desempenho em campo. Ao fim da partida, o jogador de 35 anos lamentou o planejamento da equipe de Macaíba, eliminada precocemente.

– Não tenho nem o que falar, porque foi um projeto que começou errado. Eu sou sincero, eu gosto de falar a verdade. Não gosto de mentir. Começou errado, termina errado. Eu acho que o clube que tem um projeto que começa certo, ele vai terminar vitorioso. Então, está aí. Três derrotas do Cruzeiro, o que foi? Erro. Eu não sei onde foi o erro. Eu acho que eles lá (diretoria) que devem saber. Então, é isso aí. Perdeu, não tem mais chance de classificação. Bora jogar o último jogo só por jogar mesmo – desabafou Val.

Confira na íntegra no GERN

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento.

Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, já contava com o adiamento e chegou a comemorá-lo. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes”, disse nas redes sociais no início de outubro.

A negativa do Planalto ao pedido veio após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão. Ler mais…

Foto: PF-RN/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) uma operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. A ação, que foi denominada ‘Narco Trucks’, contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Segundo a PF, 20 mandados judiciais de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, além de medidas de sequestro de bens e bloqueios de contas dos suspeitos, foram cumpridos nas cidades de Natal, São José de Mipibu, Tibau do Sul, Parnamirim, Macaíba, Brejinho e Baía Formosa.

As investigações tiveram início em 2017, quando a Polícia Federal apreendeu, na zona rural de Macaíba, na Grande Natal, aproximadamente 30 quilos de cocaína, além de rascunhos e documentos da contabilidade de traficantes detidos na ocasião.

As investigações apontam que o principal alvo preso na operação seria chefe de um grupo criminoso com atuação no Paço da Pátria, e apontado como fornecedor de drogas da facção Sindicato do Crime do RN.

Durante o cumprimento dos mandados, a PF também prendeu um investigado acusado de tráfico que fornecia drogas para Natal e outros municípios, como São José do Mipibu, Brejinho e Tibau do Sul, além de ser um dos principais abastecedores de cocaína da praia de Pipa, no Litoral Sul Potiguar.

Os presos estão sendo indiciados e vão responder pelos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de capitais e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, podem alcançar até 33 anos de reclusão.

G1 RN

O senador eleito e ex-governador Cid Gomes (PDT-CE) criou uma saia justa ao dizer em Fortaleza, durante um evento de apoio a Fernando Haddad, que o PT deveria fazer uma “mea culpa”.

Cid Gomes disse, ainda, que o partido “criou” Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência.

Ao lado do governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT), Cid Gomes também disse que o PT vai perder “feio” a eleição presidencial e, segundo ele, isso é “bem feito” porque petistas fizeram “muita besteira”.

Alguns integrantes do partido, ressaltou o senador eleito, se acham “donos da verdade” e acreditam que “os fins justificam os meios”.

O vídeo de Cid Gomes circulou rapidamente nas redes sociais e causou forte desconforto à campanha de Fernando Haddad.

O candidato do PT à Presidência esperava um gesto de apoio de Cid e do irmão dele, Ciro Gomes (PDT), que viajou para o exterior.

Por Gerson Camarotti – do G1

Foto: Assessoria/Emídio Jr.

Na tarde de hoje (15), o vereador Emídio Jr. e o ex-vereador Edivaldo Emídio estiveram reunidos com o deputado federal eleito, João Maia, para conversar sobre os principais problemas de Macaíba, dentre eles, o desemprego e a falta de oportunidades.

“Conhecido como o deputado do Trabalho e do Desenvolvimento, João Maia reafirmou o seu compromiso de trabalhar pelo desenvolvimento da economia macaibense, levando emprego e renda para as populações das zonas urbanas e rurais”, afirmou o vereador Emídio ao Senadinho Macaíba.

Foto: vereadores Emídio Júnior e Denilson Gadelha

Emídio se mostrou tranquilo, pois entende que, junto com Denilson, foram aliados de primeira hora. “Queríamos vencer no primeiro turno, mas vamos continuar contribuindo para consolidar a vitória da nossa governadora”, ponderou Emídio  Júnior.

Já Denilson Gadelha foi mais incisivo: “Macaíba mostrou que quer Fátima, independente de quem possa chegar agora. O importante é pensar na cidade, que nunca teve a devida atenção dos governos passados”. Para ambos a posição local continua inalterada: “Continuaremos vigilantes, fazendo uma oposição responsável, porém firme, sem descuidar um único instante do trato com a coisa pública”, finalizou o Vereador Denilson Gadelha.

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na sábado (13) e domingo (14), e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 59%
Fernando Haddad (PT): 41%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 52%
Fernando Haddad (PT): 37%
Em branco/nulo: 9%
Não sabe: 2%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Entrevistados: 2506 eleitores em 176 municípios

Quando a pesquisa foi feita: 13 e 14 de outubro
Registro no TSE: BR‐01112/2018

Nível de confiança: 95%

Contratantes da pesquisa: TV Globo e “O Estado de S.Paulo”

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Do G1

O Tribunal Regional Eleitoral deve solicitar tropas federais para o segundo turno das eleições apenas para 72 municípios do RN. No primeiro turno, as Forças Armadas fizeram a segurança em 97 localidades do estado. A informação foi confirmada durante reunião de juízes eleitorais na tarde desta segunda-feira (15), na sede do TRE.

O presidente do Tribunal, Glauber Rêgo, informou também que pretende contar com a mesma estrutura de segurança para o dia 28 de outubro. Para os juízes, a redução no número de municípios se deve por se tratar de um pleito mais simples e tranquilo.

O pedido segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja autorizado o envio do exército. No mais, as forças estadual e municipal (guarda municipal) serão mantidas.

Ao longo da tarde, foram realizadas explanações sobre temáticas envolvendo o dia da votação. A Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Cibele Benevides, trouxe explicações sobre fake news e destacou as orientações gerais sobre esse assunto.

Ana Cláudia Lemos, juíza eleitoral da 34ª ZE, que é a responsável por Mossoró e pelos municípios que ficaram sem energia no início da votação no primeiro turno, também fez suas considerações. Conforme informou a juiza, a falta de energia atingiu 114 seções, número que corresponde a 1/3 das seções pertencentes à 34ª zona eleitoral, gerando um atraso no começo da votação. Ela ainda ressaltou que, diante da situação, o TRE-RN concedeu todo o apoio necessário, inclusive na aquisição de novas baterias para fornecer energia às urnas eletrônicas de maneira emergencial.

O corpo técnico do TRE-RN, composto pelos secretários e Diretora-Geral, também participou do evento. O espaço foi destinado para que fosse realizados esclarecimentos quanto às demandas no dia da votação. Dentre os presentes, estava o Secretário de Tecnologia de Informação do TRE-RN, Marcos Maia, que trouxe algumas estatísticas acerca do primeiro turno das Eleições 2018 e as apresentou ao juízes:

O primeiro voto no RN no pleito do dia 07 de outubro foi registrado às 08 horas e seis segundos
A primeira transmissão de boletim de urna foi realizada às 17h 18min 16seg
80.075 eleitores justificaram ausência no primeiro turno
Abstenção no primeiro turno: 17,12%
Tempo médio para habilitação do eleitor: 29 segundos
Tempo médio de votação por eleitor: 01 minuto e 07 segundos
Média de eleitores por hora no RN: 30 pessoas
Biometria: 86,32% dos eleitores do RN tiveram o reconhecimento biométrico, dos quais 65% foram na primeira tentativa

Fonte: Portal no Ar

Foto: vereadora Ismarleide/Instagram/Reprodução

O prefeito de Macaíba o médico Fernando Cunha, o presidente da Câmara Municipal Gerson Lima e mais 8 vereadores da base declararam apoio a candidata ao governo Fátima Bezerra (PT).

A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (15) na sede do PT em Natal.

No primeiro turno, Fernando e 9 edis da situação apoiaram o governador Robinson Faria.

Nesse segundo turno, em Macaíba, Fátima conta com o apoio do prefeito e de 13 vereadores, sendo 11 da situação e dois da oposição.

O PROJETO SANTO DE CASA objetiva o acesso às obras dos escritores macaibenses aos alunos da Escola Estadual Dr. Severiano e chega a sua terceira edição com o baluarte das letras, Valério Alfredo Mesquita.

Em atividade, Valério Mesquita é o escritor macaibense com o maior número de títulos publicados. Por essa razão, foi o autor escolhido pelos alunos do 2º Ano “B”, do turno matutino, da Escola Estadual Dr. Severiano, para uma ampla pesquisa e estudo acerca da sua vida e da sua obra.

O ilustre escritor começou a publicar os seus livros no ano de 1968, e o título da sua primeira foi “O tempo e a sua dimensão”, seguido pelas seguintes obras: Macaíba de seu Mesquita (1981/2007 2°Ed); Pisa na Fulô (1996/2007 2° Ed.); Perfis e Outros Temas (1997); A Política e suas Circunstâncias (1998); Poucas e Boas (1999); Causos 2001 (2001); Notas de Ofício (2001); Frutos do Tempo (2001); Trilogia do Cotidiano (2003); Inquietudes (2004); Memórias Provincianas (2004); Em Defesa da Fé Cristã (2007); Causos 2010 (2010); A paisagem e o tempo (2011); Presságios e travessias (2013) e Causos 2014 (2014).

As 17 obras de Valério Mesquita serão disponibilizadas aos alunos, para que possam conhecer melhor e se deleitar na leitura contagiante e fascinante do ilustre escritor.

A terceira edição do PROJETO SANTO DE CASA terá como ápice o dia 27 de novembro/2018, com a presença do escritor para uma roda de conversa com os alunos que será mediada pelo Presidente da Academia Macaibense de Letras, Dr. Anderson Tavares de Lyra.

Por Hailton Mangabeira

A nossa homenagem é de gratidão e reconhecimento a todos os professores e professoras de Macaíba, pelas transformações que fazem em sala de aula todos os dias nas escolas, servindo de ponte para o conhecimento para centenas de alunos e, assim, preparando-os para a vida. Com isso, contribuem para a formação de um mundo mais ético, fraterno e solidário.

A todos, nosso mais profundo respeito, guardando a plena certeza de que tudo, ou grande parte do que foi semeado, florescerá nas esquinas do tempo, passando a existir um ser humano cada vez melhor, a cada dia!

Parabéns, professores e professoras!

GERSON LIMA DA COSTA NETO
Presidente da Câmara Municipal de Macaíba

A terra do Sol e do Sal é também, há cinco anos, a terra da Cidadania. A iniciativa potiguar do Setembro Cidadão, pioneira em todo o País, recebeu homenagem na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (15), em sessão solene por iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). O parlamentar se comprometeu a que o parlamento continue apoiando o projeto, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada e secretária judiciária do TRE, Lígia Limeira. Os deputados Cristiane Dantas (PPL) e Hermano Morais (MDB) também prestigiaram a homenagem.

“Os cinco anos do Setembro Cidadão, hoje comemorados, refletem que, cada vez mais, a iniciativa de criá-lo foi um grande passo para promover contribuições que incidirão na formação de pessoas responsáveis e solidárias, que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em diálogo e em respeito aos outros”, destacou o deputado, que fez um resumo das ações desta edição, onde foram realizadas mais de 25 atividades por todo o Estado: educação, inclusão social, esporte, música, literatura, história e muita cultura.

Os ajustes na lei, a criação de um Selo Comemorativo e o apoio ao Memorial, para que, a exemplo deste ano, continue itinerante nos shoppings da cidade e assim dê ainda mais visibilidade ao projeto, foram os pleitos do juiz Jarbas Bezerra, aos quais o presidente externou o total apoio da Casa.

Ezequiel Ferreira ressaltou que uma das premissas da construção das sociedades contemporâneas é de que os indivíduos, na condição de cidadãos, possuam direitos respeitados pelo Estado e pela sociedade, como o de participar politicamente da construção de sua própria sociedade.

“Quanto maior a participação dos cidadãos, maiores as chances de que se produzam melhorias nas condições de vida da população e para atuarmos precisamos somar forças e compartilhar conhecimentos e responsabilidades”, disse o deputado.

Em seu pronunciamento, Jarbas Bezerra fez um agradecimento aos poderes Legislativo e Executivo pela aprovação e sanção da lei, respectivamente, e de forma nominal a todos os que, em suas áreas de atuação profissional, contribuíram e vem contribuindo para o fortalecimento do projeto em suas áreas específicas. Além dos idealizadores, foram homenageados na solenidade Arturo Arruda Câmara, João Maria Mendonça de Moura, Lúcia de Fátima de Oliveira Barbosa, Marco Antônio Medeiros, Ricardo Pinto de Araújo e Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos.

“Ao agradecer a presença de todos os que estão aqui, amigos, autoridades e pessoas que compõem o nosso programa, destaco que nós precisamos da união, é a conjugação de todos que pode transformar este País numa grande nação”, encerrou o juiz Jarbas Bezerra.

Equipe do “Posto da Maré” de Macaíba

Neste ano celebramos os 49 anos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Como profissionais da saúde trabalhamos na promoção da saúde, na prevenção e na recuperação de doenças.

Socialmente, somos reconhecidos e nos tornamos imprescindíveis em todas as fases de vida do indivíduo: infância, adolescência, idade adulta e na terceira ou melhor idade.

Atendemos atletas de alto rendimento e pessoas com necessidades especiais. Nosso escopo de atuação é amplo, o resultado do nosso trabalho está baseado, cada vez mais, em estudos de evidência científica.

No Brasil, o Ministério da Saúde sempre teve o desafio de fazer mais com menos. Nossas profissões vão ao encontro desse desafio, entregamos à sociedade brasileira excelentes resultados em saúde, com a associação da utilização de vários recursos naturais de baixo custo.

A prefeitura de Macaíba, através da secretaria municipal de saúde, oferece ao município o serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tanto no posto Luiz Antônio Fonseca, como através do NASF. No posto Luiz Antônio Fonseca, são atendidos mais 150 pacientes por dia só no setor de Fisioterapia, segundo o coordenador Dr. Isaque, entre pacientes ortopédicos, reumatológicos, neurológicos e pediátricos.

Terra de uma série de expoentes da educação e da cultura do Rio Grande do Norte como, por exemplo, os irmãos Henrique Castriciano e Auta de Souza, Macaíba abrirá espaço mais uma vez para o rico universo da literatura.

A partir desta terça-feira (16), a Prefeitura promove mais uma edição da Semana Literária do município (V SLIM), que terá início com atividades nas escolas da rede pública municipal com programação até a quinta-feira (18). O tema desta edição é “Sabores e saberes da Cultura Nordestina”.

Na sexta (19), ocorre a culminância da SLIM 2018, na Praça Paulo Holanda Paz, com programação durante o decorrer do dia, tendo como atração principal a cantora, compositora, atriz e escritora Bia Bedran. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, “o objetivo é fomentar a prática da leitura nos espaços escolares e públicos propiciando assim a toda a sociedade macaibense momentos de valorização da cultura e literatura nacional e local”.

A apresentação do espetáculo musical de Bia Bedran começa às 16h. Antes, no período da manhã, a partir das 8h acontecerão apresentações culturais e de banda marcial da Escola Municipal Waldemar Diógenes, quarteto de cordas da Escola de Música de Macaíba, cordel de José Acaci e show musical de Marília Lima Bandeira. No período da tarde, Bia Bedran será antecedida por uma apresentação cultural de quilombolas da comunidade de Capoeiras e mais uma apresentação cultural da Escola Municipal Waldemar Diógenes.

Com a V SLIM, a Praça Paulo Holanda também terá gincana literária, contação de histórias, tenda para educação infantil, tenda de artesanato, tenda de livros, casa do autor, barraca de culinária, teatro popular, artesanato, arte sacra, grafitagem e jogos digitais. A Semana Literária de Macaíba é realizada desde o ano de 2014, na terceira gestão do prefeito Fernando Cunha.

Sobre Bia Bedran

Bia Bedran nasceu em Niterói, RJ, em 1955. É mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, atriz e escritora.

Entre 1973 e 1983 integrou o Quintal Teatro Infantil, onde realizou trabalhos de atriz, cantora e diretora musical de todos os espetáculos infantis do grupo. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil.

Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos.

Bia Bedran viaja há mais de 20 anos por todo o Brasil para ministrar sua oficina de música e de formação de contadores de histórias para jovens e adultos, intitulada “A Arte de Cantar e Contar Histórias”. No cinema, atuou no premiado longa-metragem “A Família Dionti”, de Alan Minas. Recebeu diversos prêmios ligados à música e ao teatro ao longo de toda sua vida.

*Assecom-PMM

Com informações complementares do site oficial de Bia Bedran

Foto: Arquivo-PMM

Associação Macaíba de Bicicross, realizou neste último domingo (14), a 1 Corrida treino em prol do mês das crianças, com distribuição de brindes na premiação e muito mais.

Segundo o organizador do evento, o presidente da associação Ninho Nunes, a corrida reuniu atletas locais de nosso município. “O intuito do evento foi destacar os atletas locais e, atrair mais crianças e jovens para o esporte. Como também conseguir mais apoios para dar uma estrutura de qualidade para os praticantes do bicicross”, disse Ninho.

Ainda segundo Ninho Nunes, a Associação Macaíba de Bicicross está promovendo aula prática da modalidade as crianças a partir de 05 anos de idade. “Podem procurar o organizador NINHO NUNES na pista de Bicicross da Lagoa das Pedras. Para mais informações ligue no 9181-9376. Esse projeto é de desenvolvimento social e combate a violência em nosso município”, informou o presidente da associação.

Na oportunidade, Nunes agradece ao público presente, e aos que colaboraram para que esse evento fosse realizado:

#Prefeitura_Municípal_de_Macaíba #téocell_import’s #MayvaBicicletas #Agência2e #RedJaneModas #Vereadora_Dadaia
#Sorveteria_Sabor_de_Mel
#RETIFICAR_DO_MIAU
#Academia_Action_fitness

Veja mais fotos:

Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (15) mostra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, com 69,9% das intenções de votos válidos no Estado de São Paulo. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 30,1% da preferência do eleitorado.

Haddad e Bolsonaro disputam o segundo turno da corrida presidencial no próximo dia 28 de outubro.

Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 59,1% da preferência do eleitorado paulista, contra 25,5% de Haddad. Votos brancos e nulos somam 10,2%, enquanto 5,2% não souberam responder.

No primeiro turno, Bolsonaro foi o candidato mais votado pelos paulistas, com 12,3 milhões de votos recebidos, ou 53% dos votos válidos no Estado.

Haddad ficou em segundo lugar, com 3,8 milhões de votos, ou 16,42% dos votos válidos.

O instituto entrevistou 2.002 eleitores de São Paulo entre os dias 10 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02492/2018.

Do R7.com

Quatro homens armados tentaram roubar as armas de dois vigilantes de serviço na rodoviária de Mossoró, na noite deste domingo (15). Ninguém foi preso.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo chegou em um carro por volta das 21h30, e um dos ocupantes do carro desceu com uma arma de grande porte. Os vigilantes trocaram tiros com os bandidos e acionaram a PM.

O grupo fugiu antes de os policiais chegarem.

Tiros atingiram uma estrutura de vidro do prédio. Os vigilantes não foram atingidos. Ninguém foi preso.

Com informações do G1RN

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) pode estar envolvida na tentativa de homicídio contra Bolsonaro.

Fontes da Polícia Federal dizem que o relatório da investigação do atentado contra Bolsonaro faz menção a um eventual envolvimento do, acredite, PCC no crime.

Os policiais consideram a hipótese de a facção estar financiando a defesa de Adélio Bispo de Oliveira.

“Estamos trabalhando com todas as possibilidades”, disse um investigador que trabalha no caso à revista Crusoé.

Com informações de Ancelmo Gois/O Globo/Crusoé e o Antagonista

Todos os líderes da legenda participaram do encontro quinta-feira, em Natal, inclusive os dois deputados eleitos, Kelps Lima e Alysson Bezerra, e os candidatos majoritários, Brenno Queiroga e Magnólia Figueiredo.

O Partido Solidariedade decidiu liberar seus filiados para votar de acordo com suas circunstâncias políticas locais.

MAS os principais líderes do partido NÃO pretendem apoiar os candidatos ao Governo do Estado e por isso não vão declarar apoio público a nenhum deles.

A Fiern publicou no início da manhã desta segunda-feira a 1º pesquisa de intenção realizada para o 2º turno para as eleições do RN.

A pesquisa foi realizada pelo instituto CERTUS e foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR – 00385/2018 e RN – 02146/2018. Ela foi realizada de 10 a 13 de outubro, com 1410 entrevistas, 7 regiões do RN, margem de erro 3%

GOVERNO DO RN – Se a eleição fosse hoje no cenário ESTIMULADO para governador: Fátima Bezerra 44,61% Carlos Eduardo 38,58% Nenhum 9,72% Não sabe 6,88% Não respondeu 0,21%

“Agarrado ao poder de asas de vidro,
Eu já vi cabra forte sucumbir,
Com vergonha, sequer pôde assumir,
Querendo se livrar, sendo açodado,
Pois por pouco ficou embriagado,
Vislumbrando uma tal facilidade,
Mas no fundo existia falsidade,
Exalando por relance, o conforto,
E que fez o linheiro ficar torto,
Falseando irreal felicidade.”