Publicação da OPAS/OMS e CNS aborda projetos premiados, incluindo o Barriguda

Atendimento de gestante em Capoeiras pela equipe multiprofissional do CEPS e aluna de graduação da UFRN

Em 2017, o Projeto Barriguda, desenvolvido pelo Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), foi premiado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres, proposto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), escolheu entre 22 inscritos, seis iniciativas inovadoras de todo o Brasil para receber a honraria, que foi entregue durante a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, ocorrida em Brasília-DF (Acesse a matéria sobre a premiação AQUI).

No fim de 2018, a OPAS/OMS e o CNS lançaram uma publicação trazendo as seis iniciativas premiadas na ocasião e em um dos capítulos, há detalhes sobre o Projeto Barriguda, explicando o trabalho de educação interprofissional em saúde e as estratégias de cuidado na atenção pré-natal centradas nas necessidades apontadas pela própria comunidade onde o projeto é desenvolvido. Capoeiras, localizada em Macaíba, é a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte e desde 2015 acolhe a equipe multiprofissional do CEPS para a realização do Barriguda. Em 2018, o projeto foi a única iniciativa brasileira a ser premiada na Irlanda, na competição “Projects that Work”, promovida pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer). Acesse a matéria sobre a premiação internacional AQUI.

O livro Participação social na atenção integral à saúde das mulheres. Experiências premiadas no laboratório de inovação sobre participação social na atenção integral à saúde das mulheres. Série SUS que dá certo, 5. está disponível em versão PDF AQUI.

Saiba mais sobre o Projeto Barriguda:

http://www.institutosantosdumont.org.br/extensao/barriguda-comunidade-quilombola/

Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Administrador

Deixe uma resposta