Carteira do Artesão pode ser adquirida gratuitamente na Sethas-RN

A Carteira Nacional do Artesão é o documento oficial que reconhece a profissão de artesão e garante direitos como a participação de feiras locais e nacionais e isenção de ICMS. Ela é emitida pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com o Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social –Sethas-RN.

Para fazer a carteira, o interessado deve procurar a sede do Proarte-RN, sediado na Sethas-RN, Centro Administrativo do Estado/ BR 101, Lagoa Nova, e apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade, CPF, foto 3×4 e cópia do comprovante de residência.

No ato da inscrição, o artesão deverá trazer seu material de trabalho e produzir uma peça na presença dos técnicos do Proarte, que atestarão sua habilidade na tipologia informada.

A carteira será emitida em até 30 dias e os artesãos serão comunicados por telefone quando o documento estiver pronto para ser entregue.

O Proarte-RN atua como uma importante ferramenta de valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Atualmente, o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. A Sethas garante, o ano inteiro, a participação dos artesãos potiguares em feiras, exposições e eventos em todo o país. Existem 8.476 artesãos cadastrados no programa.

Compartilhar