EAJ-UFRN participa da Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte, que ocorrerá em Outubro, durante a Festa do Boi

A Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte (FEAQUARN) ocorrerá de 12 a 19 de Outubro, na 57ª edição da Festa do Boi, em Parnamirim, das 16h às 22h. O evento foi criado em 2014 pela EAJ/UFRN juntamente com a Associação de Produtores e Lojistas de Organismos Aquáticos Ornamentais do Rio Grande do Norte. O objetivo da feira é divulgar o aquarismo, fomentar seu crescimento no mercado e melhorar a vida dos associados.

Os organizadores realizaram ao longo do ano exposições de peixes ornamentais em vários locais de Natal, como o shopping Via Direta e Natal Shopping, divulgando e popularizando a criação de peixes domésticos ornamentais e como preparação para a FEAQUARN. Desde 2017 a Feira tem espaço garantido durante a Festa do Boi e este ano, em parceria com o SEBRAE, o evento será realizada no espaço Sebrae Terroir, trazendo campeonatos que premiarão os animais expostos de várias espécies de peixes ornamentais em diferentes categorias.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão da UFRN, que acompanha e assessora diretamente a associação de produtores e criadores, “Cardume Potiguar”, cuja proposta é unir produtores e lojistas de todo Estado por meio da criação de uma entidade que congregue e que lute pelos seus interesses, buscando conquistar maior espaço no mercado. Esta é uma das ações articuladas pelo grupo para impulsionar o setor, que tem respondido bem e crescido a cada ano, transformando o Estado potiguar em um dos mais importantes do setor no âmbito nacional. Em cerca de quatro anos, o setor de peixes ornamentais do RN tem conquistado reconhecimento nacional e internacional e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da EAJ, tem tido um papel fundamental nesse processo, como dissipadora de conhecimento e incentivadora da produção, gerando inovação e novas tecnologias que são transferidas ao setor, por meio da pesquisa e produção de artigos científicos publicados em todo o mundo, bem como por meio da transferência dessas informações a partir de projetos de extensão, como a própria realização da Feira.

Durante todo o dia, além das diferentes espécies ornamentais expostas, os visitantes também poderão adquirir animais, equipamentos ou insumos para manutenção dos seus aquários, em uma loja montada pelos próprios expositores. Para aqueles que se animarem a iniciar sua própria criação de peixes ornamentais, a equipe da loja também estará de prontidão para dar todas as dicas e sugestões necessárias. A ideia dos organizadores é que o público possa conhecer como funciona a produção de peixes ornamentais e se encantar por esse universo. Para abrilhantar ainda mais o evento, os alunos do curso técnico em Aquicultura mostrarão como é a produção de diferentes espécies destes peixes, trazendo técnicas e novidades desenvolvidas pelos professores do curso.

Para o professor Paulo Mário, responsável pelo projeto, as expectativas para este ano são maiores em relação aos anos anteriores, principalmente pela parceria com o SEBRAE. “Esta parceria trouxe à Feira um olhar empreendedor, que possibilitará aos produtores e lojistas da “Cardume Potiguar” uma nova visão do mercado. Os visitantes vão conhecer uma Feira de cara nova, muito mais bela e organizada”, diz.

Por Fernanda Macedo – Com supervisão da Comunicação EAJ

Compartilhar