Inscrições abertas para o VII Simpósio de Neuroengenharia

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) realizará, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2021, a sétima edição do Simpósio Internacional de Neuroengenharia. A edição será a primeira desde a chegada da pandemia da covid-19 ao Brasil, e acontecerá em formato completamente virtual, com palestrantes vinculados à instituições de seis países. As inscrições para o evento, que também vai permitir a submissão de trabalhos para apresentação, já estão abertas e seguem até o dia 18 de outubro.

O Simpósio de Neuroengenharia foi lançado no ano 2015 pelo Instituto Santos Dumont (ISD), com o objetivo de complementar a formação de futuros pesquisadores e alunos, criando um ambiente estimulante para o compartilhamento e geração de novos conhecimentos a partir da pesquisa científica.

O gerente do IIN-ELS, Edgard Morya, afirma que a sétima edição do evento vai aproveitar o formato online para se internacionalizar ainda mais, trazendo pesquisadores com abordagens diversas que possam contribuir com temas relacionados à neuroengenharia. “A ideia dessa edição é trazer ainda mais pesquisadores de fora do Brasil, com abordagens e visões diferentes, a fim de enriquecer e expandir a visão dos participantes sobre a neuroengenharia”.

Entre os palestrantes, estão professores e pesquisadores de instituições como as universidades de Oxford e Birmingham, no Reino Unido; a Universidade de Buenos Aires, na Argentina; a universidade Aix-Marseille e o Institut des Neurosciences Paris‑Saclay, na França; da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além das palestras, os participantes vão contar também com tutoriais ofertados por professores-pesquisadores do IIN-ELS, com temas como técnicas de microscopia; eletrofisiologia e neuromodulação para roedores; inteligência artificial (I.A.) para neuroengenharia e cirurgia em modelos animais.

O coordenador do programa de Pós-Graduação do IIN-ELS, Abner Rodrigues, destaca que a edição deverá ser maior do que a de anos anteriores. “É a primeira vez que fazemos o Simpósio desde o começo da pandemia, e a nossa expectativa é que ele seja maior ainda do que em anos anteriores, com muitos convidados, palestras e atividades confirmadas. Além disso, o fato dele ser online e gratuito vai permitir atrair participantes de todo país”. O evento tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação e do Consulado Geral da França em Recife.

Trabalhos

Estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores poderão submeter trabalhos para o VII Simpósio de Neuroengenharia. Os temas aceitos englobam sete eixos: Interface Cérebro-Máquina e Interface Homem-Máquina (ICM/IHM); Processamento e Análise de dados; Neurofisiologia e Eletrofisiologia; Neuromodulação; Tecnologia assistiva/Reabilitação/Inovação em Saúde; Neuroanatomia e análise de imagens; Engenharia Biomédica, Neuroengenharia e Neurociências.

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Simpósio, composta por professores do IIN-ELS e pesquisadores convidados. Os seis trabalhos mais bem avaliados pela comissão serão selecionados para fazer uma apresentação oral no Simpósio, e receberão um certificado especial de apresentação de trabalhos.

Certificados e inscrições

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O evento vai contar também com um certificado de participação de 24 horas para aqueles que comparecerem a pelo menos 70% das atividades do Simpósio.

Serviço

VII Simpósio de Neuroengenharia

18 a 20 de outubro

Inscrições gratuitas e mais informações em:

https://eventos.congresse.me/simposiodeneuroengenharia

Palestrantes confirmados

Adam Williamson, da Aix-Marseille Université, Marseille, France

Palestra: Non-invasive deep brain stimulation using temporally interfering electric fields

Daniel Shulz, do Institut des Neurosciences Paris‑Saclay, France

Palestra: Optimizing sensory feedback in a cortical closed-loop brain-machine interface in mice

Cecilia Martínez, do Instituto de Fisiologia y Biofisica Bernardo Houssay, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Palestra: Neuronal correlates for the timely execution of actions in the dorsal striatum

Solaiman Shokur, Pesquisador sênior da Bertarelli Foundation Chair no Translational Neuroengineering Laboratory, em Genebra

Palestra: Desenvolvimento de Neuropróteses

Cynthia Katche, do Instituto de Biologia Celular y Neurociências Prof. Eduardo De Robertis, UBA-CONICET, Argentina

Palestra: Conectividade funcional do cortex retrosplenial na memória de reconhecimento

Jonathan L. C. Lee, do Memory persistence laboratory, School of Psychology, University of Birmingham, United Kingdom

Palestra: Modelling EMDR therapy in rats to explore a novel mechanism of action

Sophie Sowden, Centre for Human Brain Health, University of Birmingham, United Kingdom

Palestra: Role of movement in the way we perceive emotion from faces

Vitor Lopes dos Santos, do MRC Brain network dynamics unit, Oxford University

Palestra: Usando potenciais de campo para estudar o funcionamento do hipocampo

Andressa Roveda, Cofundadora da CogniSigns – Empreendedora, psicóloga, neuropsicóloga, docente, palestrante e consultora.

Palestra: Ciência e tecnologia como aliadas da transformação social

Andressa Radiske, do Memory Research Laboratory – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palestra: Neuromodulação como ferramenta para modificar memórias traumáticas

Instituto Santos Dumont (ISD) – Assessoria de Comunicação

Spread the love