Instituto Santos Dumont abre inscrições para Mestrado em Neuroengenharia

Foto: Ascom ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) abriu, nesta sexta-feira, 27 de maio, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Neuroengenharia da Instituição. Para a seleção da turma 2022.2, serão abertas 18 vagas: sendo 15 de ampla concorrência, duas para egressos do programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD (RESPCD/ISD) e uma reservada para professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O processo seletivo é voltado para pessoas portadoras de diploma de curso de graduação nas áreas da Saúde, Engenharias ou Biológicas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de junho.

Criado em 2013, o programa de Mestrado em Neuroengenharia do ISD é o primeiro e único do país reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nesta área do conhecimento. Tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados, capazes de atuar com um olhar global e interdisciplinar no desenvolvimento de pesquisas científicas e produtos na área da Neuroengenharia.

A estrutura curricular do Mestrado em Neuroengenharia do ISD foi idealizada para transpor as barreiras existentes entre as graduações nas áreas de Exatas e Biológicas. A grade curricular é composta por quatro disciplinas obrigatórias, que abrangem as duas áreas. O Corpo Docente é composto por 13 professores-pesquisadores com vasta experiência acadêmica, e pesquisas de impacto internacional nas áreas de Neurociências e Neuroengenharia dentro das principais linhas de pesquisa da instituição: Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação.

Processo seletivo

O processo seletivo inclui análise de documentos como carta de intenção, cartas de recomendação, currículo lattes e histórico acadêmico. Para aprovados nessa etapa, há ainda a fase eliminatória e classificatória de entrevista.

As inscrições dos candidatos devem ser feitas tendo em mente um dos projetos disponíveis em curso da instituição, que envolvem temas como o estudo das memórias; Estimulação Elétrica; desenvolvimento de Interfaces Cérebro-Máquina; Neurorreabilitação e outros.

A Neuroengenharia

A Neuroengenharia é um campo científico situado na fronteira dos conhecimentos, integrando as ciências exatas, ciências biológicas e ciências da saúde. Ela é uma área essencialmente multidisciplinar, que une métodos das neurociências e das engenharias para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele.

Essa é uma área que engloba pesquisas experimentais, computacionais, teóricas, clínicas e aplicadas em todos os níveis: moleculares, celulares e sistêmicos. O conhecimento gerado nesses estudos possibilita o desenvolvimento de tecnologias e aplicações que vão de neuropróteses ao aperfeiçoamento de técnicas de neuromodulação com potencial terapêutico. Os trabalhos têm abordagens comportamental, eletrofisiológica, histológica e imuno-histoquímica, combinadas a métodos de análise quantitativa.

O mestrado

As atividades do Mestrado em Neuroengenharia do ISD serão desenvolvidas de forma presencial, no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba (RN), que possui uma ampla estrutura física, com laboratórios de Interface Cérebro-Máquina; Neurobiologia; Microscopia Confocal; Microscopia de Campo Claro; Neurorreabilitação; Neuroengenharia; Neuroprostética; Criostato; Neurocomputação, além de dois centros cirúrgicos.

Diariamente, o ISD oferece um transporte fretado que faz o traslado de estudantes e funcionários da instituição entre Natal (RN) e Macaíba, em rotas pré-estabelecidas. Além disso, há possibilidade de concessão de bolsas de estudo para alunos, oferecidas seguindo a ordem de classificação final no processo seletivo, conforme as normas previstas no “Regulamento para concessão e acompanhamento de bolsas” da instituição.

Acesse o edital completo em:

Pós-graduação em Neuroengenharia | ISD – institutosantosdumont.org.br

Instituto Santos Dumont (ISD) – Assessoria de Comunicação

Spread the love