sexta-feira, julho 12, 2024
MacaíbaRio Grande do Norte

ISD recebe moção de congratulação da Assembleia Legislativa do RN pelos 10 anos como Organização Social

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu uma moção de congratulação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelos 10 anos de qualificação da instituição como Organização Social pelo Governo Federal. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Hermano Morais e reconhece a atuação de destaque do ISD em ensino, pesquisa e extensão.

No documento, a Assembleia Legislativa parabeniza o ISD por fazer a “diferença na vida de tantos potiguares” e por “promover educação para a vida, contribuindo para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira”. O texto ainda faz menção à trajetória do Instituto, idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

Ao longo de uma década de existência, o ISD se consolidou como referência na atenção à saúde da pessoa com deficiência e no atendimento materno-infantil; na qualificação profissional para estudantes de cursos da saúde, por meio da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), e no estímulo à pesquisa e à inovação em neurociências, através do pioneiro mestrado em Neuroengenharia.

“O ISD está muito feliz com esse reconhecimento. Temos muito orgulho de sermos um patrimônio potiguar. Nossa atuação está fortemente vinculada às demandas da sociedade e essa articulação com os mais diversos atores sociais, incluindo o poder legislativo, é essencial para a concretização de políticas públicas relacionadas com essas demandas. Também é nosso papel contribuir para que nossos políticos, nossos legisladores e nossos gestores estejam sempre atentos às ações que, efetivamente, sejam capazes de garantir os direitos, a inclusão social e a cidadania do povo potiguar”, declarou o diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior.

A moção está assinada pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, datada de 14 de maio de 2024.

Histórico

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e opera a partir de duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), ambos em Macaíba.

O ISD tem sua criação inspirada na figura inovadora de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. A instituição atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Organização Social

Um decreto presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social – pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que obteve a qualificação de OS para realizar atividades de interesse público. Atualmente, o ISD desenvolve suas atividades por meio de um Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação.

Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação

Spread the love