Nuplam produziu mais de 50 mil litros de álcool 70%

Foto: Anastácia Vaz

O Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Medicamentos (Nuplam/UFRN) acaba de ultrapassar a marca de 50 mil litros produzidos de álcool 70%, em sua forma líquida. O produto é destinado às secretarias do estado e do município de Natal, a todos os hospitais universitários, ao Departamento de Saúde Coletiva (DAS), à Secretaria de Assuntos Penitenciários e várias outras unidades públicas.

Essa produção representa mais de 90% do que tinha sido estipulado para ser entregue ao estado até agosto para ajudar no combate à covid-19. Levando em conta a situação ainda não controlada da pandemia, o Nuplam continuará trabalhando na fabricação desse produto até setembro, para continuar assistindo o sistema público de saúde de todo estado.

O Nuplam também está adquirindo matéria prima para a produção de álcool gel 70%. Desde o início da pandemia, o Núcleo tem se mobilizado para fornecer esse produto, mas os insumos necessários estavam em falta no mercado nacional. A previsão, segundo a vice-diretora Lourena Mafra é de começar a formulação no início do próximo mês.

Lara Farias de Nuplam

Compartilhar