Pesquisador Macaibense participa de publicação em mapeamento de inundações urbanas


O Prof. Dr. Paulo Victor do N. Araújo (IFRN) e outros autores, publicaram neste mês de outubro, por meio do periódico Anuário do Instituto de Geociências da UFRJ, os resultados de uma pesquisa intitulada “Proposta Metodológica de Alta Acurácia para Delimitação de Áreas de Inundação Urbana: Um Estudo de Caso em Itaqui-RS, Brasil”. O estudo foi fruto de uma parceria entre o UNIPAMPA, UFPR e IFRN. O trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta metodológica para elaboração de um Modelo Digital de Elevação, integrando dados geodésicos de alta acurácia e dados hidrológicos para monitoramento das áreas afetadas pelas recorrentes inundações do Rio Uruguai na cidade de Itaqui (RS).

A metodologia publicada no artigo mostrou-se como uma ferramenta útil para ser tomada como base para fins de planejamento urbano em áreas afetadas por inundações. Além disso, o trabalho também é base para um aplicativo de dispositivos móveis para notificações de enchentes na Cidade de Itaqui (RS). A abordagem metodológica aplicada no estudo é adequada para ser replicada em outros municípios, em especial os das comunidades ribeirinhas.

O Anuário do IGeo/UFRJ é um periódico aberto à toda comunidade de geocientistas do Brasil e de instituições estrangeiras, e que têm estudos voltados para questões ambientais, antropológicas, geomorfológicas, geológicas, paleontológicas e meteorológicas, cobrindo todos os campos de atuação no âmbito das Ciências da Terra.

Link completo do artigo publicado: http://doi.org/10.11137/2020_2_263_276

Compartilhar