Programa OBMEP na Escola segue com inscrições abertas até o dia 28

SEEC/ASSECOM – Seguem abertas, até a próxima sexta-feira (28), as inscrições do Programa OBMEP na Escola 2019, inciativa que tem por objetivo estimular a formação de docentes no ensino da Matemática ao mesmo tempo em que incentiva a adoção de novas práticas didáticas em sala de aula. O programa é voltado a professores de Matemática de escolas públicas, municipais e estaduais, e as inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico.

Podem participar do processo de seleção professores (licenciados em Matemática) de todo país, que serão classificados por meio da aplicação de uma Prova de Habilitação, realizada no dia 28 de setembro. Além da seleção por meio da prova, também podem concorrer no processo professores premiados na edição 2019 da OBMEP. Os candidatos aprovados participarão do Programa que será executado em 2020.

Realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) o programa é relacionado à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e tem como intuito capacitar os professores para que estes dinamizem o ensino da Matemática, incentivando a criação de atividades extraclasses vinculadas às provas da Olimpíada.

As inscrições para Prova de Habilitação devem ser realizadas exclusivamente pelos candidatos e acontecem por meio de duas etapas: preenchimento de formulário de inscrição (aceito somente até o encerramento do prazo para inscrição), e validação da inscrição (realizada pelo candidato no período de 15 a 26 de julho).

Seleção

Serão classificados, independente da realização da Prova de Habilitação, 84 professores dentre os premiados na edição de 2019 da OBMEP, cuja lista será divulgada no dia três de dezembro. Já para aqueles que realizaram a Prova de Habilitação, serão selecionados até 816 professores da educação básica, em exercício efetivo na rede pública em 2020, levando em consideração a população de cada Estado.

Programa OBMEP na Escola 2019

Os professores selecionados a participar do Programa deverão trabalhar (nas instituições em que atuam) atividades escolares relacionadas a OBMEP, incentivando a inscrição da escola na Olimpíada e preparando os alunos para as fases de aplicação da prova. Durante os sete meses de vigência do Programa (de março a setembro de 2020), esses professores receberão uma bolsa Docente do Ensino Básico (que poderá ser renovada) no valor mensal de 765 reais, destinados à realização das atividades.

Compartilhar