Reportagem da TV Globo mostra que existem 150 UPAs fechadas no Brasil; Macaíba é exceção

Reportagem deste sábado (30/03), no Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, mostra que no Brasil existem 150 UPAs prontas e fechadas porque os prefeitos não tiveram coragem e compromisso com o povo para abrir as unidades por causa do alto custo de funcionamento, que chegar a custar mais de 1 milhão por mês. Um fato que chama atenção é que muitas cidades que não têm UPAS são muito mais ricas que Macaíba. Outro ponto importante que vale frisar é que no RN só existem 5 UPAs em funcionamento, é uma delas está justamente em Macaíba. Clique no link https://g1.globo.com/jornal-hoje/ e veja a reportagem.

Em Macaíba, a administração do prefeito Fernando Cunha assumiu a responsabilidade de manter o funcionamento e o padrão da UPA local, mesmo com dificuldades e assumindo os custos operacionais que são altos. Mesmo assim, com tudo isso, oferece atendimento médico diário para a população de Macaíba e de todas as regiões vizinhas.

Como mostra a matéria do JH, mais de 150 unidades em todo o Brasil encontram-se fechadas, pois os municípios não dão conta dos custos necessários para o funcionamento e manutenção das unidades, inclusive municípios com bem mais recursos do que Macaíba. Assim sendo, pela lógica, parece que ricas regiões não têm compromisso com a população.

No RN, são cinco apenas em funcionamento; a de Macaíba é uma delas. Há mais de 5 anos a UPA Macaíba salva e facilita a vida das pessoas, especialmente as dos macaibenses, que antes tinham que bater de hospital em hospital em busca de atendimento, enfrentando uma verdadeira maratona e passando por humilhações.

Diante disso, ao invés de desmerecer o atendimento da UPA macaibense, ou criticar a administração do prefeito, devemos levar em consideração o empenho para que a UPA local esteja atendendo a todos, principalmente os que precisam dela. Saber que a cidade tem uma unidade e não faz parte do grupo das 150 UPAs fechadas é uma conquista do povo macaibense!

Via Informativo Atitude

Compartilhar