TRE-RN abre evento Prata da Casa com debate sobre a segurança do processo eleitoral

Na tarde desta quarta-feira, 13, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deu início ao projeto Prata da Casa. A mesa de honra do evento, composta pelo Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do RN, Juíza Ticiana Nobre e pelo Procurador Regional Eleitoral do RN, Bruno Telles, abriu os trabalhos no plenário do Regional potiguar.

Para inaugurar a série de debates promovidos no projeto, o Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno Andrade, e o ex-Procurador Regional Eleitoral do RN Edilson França, abordaram o tema Segurança do Processo Eleitoral. A jornalista Anna Ruth Dantas fez a mediação dos debates

O Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno Andrade, destacou o papel da urna eletrônica para a segurança do processo eleitoral brasileiro. Ele tratou tanto o contexto histórico-cultural que levou à criação do sistema eletrônico de votação, como os fatores tecnológicos que fortalecem a segurança das eleições.

Já o ex-Procurador Regional Eleitoral do RN Edilson França, primeiro na função a participar de uma eleição com urna eletrônica no estado, aprofundou-se na história do processo eleitoral, narrando episódios de eleições anteriores à introdução do dispositivo no processo eleitoral e as melhorias que a urna trouxe para os pleitos eleitorais.

Nesta quinta-feira (14), às 17h, a Juíza do TRE-RN Adriana Magalhães e a vereadora Nina Souza irão tratar da participação feminina no processo eleitoral, mediadas pelo Juiz Geraldo Mota, também membro da Corte. Já na sexta-feira (15), às 10h, o tema será Desinformação e Fake News, com participação das jornalistas Fernanda Zauli e Liz Nóbrega, mediadas pelo Juiz do TRE-RN Fernando Jales.

Os debates serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do TRE-RN.

Projeto Prata da Casa

Para celebrar os 25 anos da Urna Eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, através da Escola Judiciária Eleitoral, realiza, entre os dias 13 e 15 de outubro, uma série de debates para disseminar o funcionamento do processo eletrônico de votação ao eleitorado potiguar.

Além da segurança do processo eletrônico de votação, o projeto Prata da Casa, que faz alusão às bodas de prata de um instrumento projetado e desenvolvido como produto nacional, abordará outros temas atuais e relevantes, como a Participação Feminina no Processo Eleitoral e a Desinformação e Fake News.

TRE/RN

Spread the love