UFRN atualiza Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos

A proposta de resolução da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação oferecidos pela UFRN foi aprovada nessa terça-feira, 8 de setembro, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O documento tem o intuito de atualizar a sistematização do planejamento e da avaliação, visando à excelência acadêmica.

A primeira versão da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação foi publicada em 2017. Nos últimos anos, a instituição trabalhou no estabelecimento dos procedimentos previstos na resolução e foram surgindo novas necessidades. De acordo com relatora da proposta e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação (PPG), Fernanda Raffin, a UFRN avançou criando os primeiros Planos de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG) e os Planos de Ação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação (PAQPG). 

“A partir da dinâmica estabelecida para as discussões desses planos pelas comissões de graduação e de pós-graduação, propusemos algumas alterações que visam melhorar o acompanhamento dos cursos a partir do planejamento das ações para melhoria da qualidade”, explica a professora.

Um exemplo do que foi atualizado é o regime especial de acompanhamento para os cursos de graduação com conceito 2 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ou Conceito de Curso menor ou igual a 3, que passarão a ser acompanhados pelo Colegiado do Curso, Comissão de Graduação, Direção de Centro ou Unidade Acadêmica Especializada, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Comissão Própria de Avaliação (CPA).

No caso da pós-graduação, o regime especial de acompanhamento será aplicado aos programas que têm nota 3 há pelo menos três avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aos que tiverem queda de nota. “Com relação à pós-graduação, destacamos ainda a inclusão da autoavaliação como um elemento fundamental da Política de Qualidade”, aponta a pró-reitora adjunta da PPG. Confira o documento no Boletim de Serviços, no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

Ascom-Reitoria

Compartilhar