UPA de Macaíba está no limite


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba está no seu limite de atendimento, de acordo com informações apuradas pelo Senadinho. Ainda segundo informações, a unidade está atendendo os pacientes, mas há momentos em que todos os leitos estão ocupados.

Apesar da dificuldade, a administração não pensa em fechar o local, porém, no momento, está atendendo apenas pacientes classificados como amarelos ou vermelhos, ou seja, de urgência e emergência.

As pessoas classificadas nas faixas verde e azul estão sendo orientadas a procurarem a rede básica de atendimento.

De acordo com o relato, um dos pontos que mais tem dificultado a assistência aos macaibenses é o gargalho das UTIs, de responsabilidade do governo do estado como, por exemplo, as UTIs do Hospital Regional Alfredo Mesquita, localizado na cidade, que está com a estrutura pronta, mas esperando ser aberto há 2 anos. No local, há estrutura para mais de 25 leitos que poderiam estar dando um grande suporte neste momento de pandemia.

Outra questão que tem atrapalhado o trabalho da UPA é o tempo de transferência de pacientes. Eles deveriam ficar internados no máximo 24 horas na unidade e encaminhados a UTIs. Com a pouca oferta de UTIs de alta complexidade, de responsabilidade da rede estadual de saúde, o paciente acaba ficando dois, três, quatro dias e até semanas aguardando uma transferência.

Compartilhar