Vacinas: Anvisa notificará ainda neste domingo laboratórios, caso aprove uso emergencial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os desenvolvedores das vacinas contra a Covid-19 serão notificados ainda neste domingo sobre a decisão do órgão a respeito do uso emergencial dos imunizantes. Com a comunicação, a autorização para aplicação dos fármacos passa a valer oficialmente e as aplicações ficam autorizadas.

O órgão regulador se reúne neste domingo para analisar os pedidos de uso emergencial para aplicação da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a capitaneada pela Fiocruz.

Segundo a Anvisa, os laboratórios receberão ofícios sobre a decisão logo após o término da reunião da Diretoria Colegiada, prevista para se estender até por volta das 15h. Além do ofício, a agência publicará a decisão em seu portal.

Na prática, só a CoronaVac está disponível para uso imediato no Brasil. O governo chegou a anunciar que traria da China 2 milhões de doses da vacina de Oxford, mas o plano atrasou. O Ministério da Saúde solicitou ao Instituto Butantan o envio imediato de 6 milhões de doses de CoronaVac.

A autorização emergencial de uso permite a imunização apenas em grupos pré-definidos nos estudos entregues à Anvisa. Para comercialização do imunizante e ampla vacinação sem necessidade de especificação de grupos é preciso obter o registro final da vacina.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *