Pular para o conteúdo
Senadinho
Macaíba

EUA dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, o chefe da Al-Qaeda, no Afeganistão

Os Estados Unidos fizeram uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, no domingo (31), e mataram o líder Ayman al-Zawahiri,

Por Redação Senadinho · Redação

1 min de leitura0

Os Estados Unidos fizeram uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, no domingo (31), e mataram o líder Ayman al-Zawahiri, um dos fundadores da Al-Qaeda, de acordo com dirigentes do governo americano que pediram para não serem identificados. Não há vítimas civis.

A informação foi publicada por jornais como o “New York Times” e o “Washington Post” e pelas agências de notícias Reuters e Associated Press.

Al Zawahiri sucedeu Osama bin Laden em 2011, após a morte do antigo líder por soldados dos EUA no Paquistão.

A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi a responsável pelo ataque.

O egípcio Zawahiri era um médico e cirurgião de formação. Ele é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da Al-Qaeda. Ele também é tido como o líder por trás do uso dos primeiros atentados suicidas e células independentes que se tornaram uma marca da rede.

Ele ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, em que quatro aeronaves civis foram sequestradas.

g1

Compartilhe
Newsletter

As notícias mais importantes do dia, direto no seu e-mail

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade.

Veja também

Mais de Macaíba