Pular para o conteúdo
Senadinho
Brasil & Mundo

Fumaça de incêndios na Amazônia cobre o céu do Brasil e pode chegar à Argentina e ao Uruguai

O país está coberto por fumaça. Na maior parte do Brasil, não se vê o céu azulado, pelo menos, desde

Por Redação Senadinho · Redação

1 min de leitura0

O país está coberto por fumaça. Na maior parte do Brasil, não se vê o céu azulado, pelo menos, desde o fim de semana. Isso é resultado de um índice de queimadas recorde, principalmente, na Amazônia. Segundo os meteorologistas, até o fim da semana a fuligem deve encobrir até mesmo as capitais da Argentina e do Uruguai.

Os especialistas apontam que a fumaça está vindo, principalmente, da região sul da Amazônia, que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso.

Também há incêndios na parte boliviana da floresta. A Amazônia Legal registra o maior número de focos de fogo em 19 anos.

No entanto, além disso há fogo também no interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Segundo a especialista em em qualidade do ar e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Longo, com tanto fogo, a fumaça chega a uma extensão de quase 5 milhões de quilômetros quadrados. Isso é quase 60% de todo o território nacional.

Imagens de satélite que analisam a qualidade do ar mostram que não há, no mundo, uma região com uma área de fumaça tão densa quanto no Brasil.

Fonte: Portal g1 

Compartilhe
Newsletter

As notícias mais importantes do dia, direto no seu e-mail

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade.