Pular para o conteúdo
Senadinho
Educação

Projeto prevê sistema de inclusão escolar para alunos com TEA em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei n° 384/2021 que dispõe sobre a adoção

Por Redação Senadinho · Redação

1 min de leitura0

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei n° 384/2021 que dispõe sobre a adoção do Sistema de Inclusão Escolar “ABA” para crianças e adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas escolas da rede pública de ensino da capital potiguar. De autoria do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), a matéria segue agora para sanção do Executivo. A aprovação ocorreu durante sessão ordinária realizada na quinta-feira (30).

Pelo texto, o Poder Executivo deverá avaliar os estabelecimentos que já contam com estrutura física e de pessoal para iniciar gradativamente a inclusão do Sistema de Inclusão Escolar baseado na técnica ABA, instituído por esta Lei. Cada unidade de ensino deverá dispor de profissionais capacitados para a efetiva implementação da técnica ABA – Análise do Comportamento Aplicada.

“A educação inclusiva é um direito constitucionalmente previsto, que não pode jamais ser negado ou limitado e a terapia ABA ou análise de comportamento aplicada, que envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança e adolescente autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível, é um instrumento eficaz para possibilitar o enfrentamento dos desafios, acolher essas crianças e incluí-las no convívio social, permitindo o acesso à educação de forma plena e eficaz”, defendeu o vereador Tércio Tinoco.

Outros dois projetos foram acatados em segunda discussão: PL 648/2022, da vereadora Margarete Régia (PROS), institui no âmbito Municipal, o Calendário Anual de Atrações Culturais por todos os bairros de Natal, e o PL 289/2023, da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) sobre alteração do nome da Avenida Norte, no bairro de Cidade Nova, passando a ser denominada “Avenida Dalva Fernandes”.

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe
Newsletter

As notícias mais importantes do dia, direto no seu e-mail

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade.

Veja também

Mais de Educação