Rede estadual abre matrículas para ensino médio e educação profissional
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), abriu, nesta quinta-feira (21), o prazo
Por Redação Senadinho · Redação
2 min de leitura1
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), abriu, nesta quinta-feira (21), o prazo para a realização de matrículas dos alunos de ensino médio em tempo integral e educação profissional na rede estadual para o ano letivo de 2024.
Todo esse processo é informatizado pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível em www.sigeduc.rn.gov.br.
De acordo com a SEEC, para os estudantes que estão cursando o ensino regular, o ensino profissional e o integral, e desejam continuar nas respectivas modalidades, as matrículas são renovadas pelas próprias escolas. Já para novos estudantes na rede estadual, as matrículas só começam em 15 de fevereiro de 2024.
Os estudantes que já são da rede estadual, mas buscam uma educação mais abrangente e integrada, podem se inscrever para o Ensino Médio Integral, essas matrículas devem ser feitas, entre os dias 21 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024.
Segundo a SEEC, o ensino em tempo integral desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional e pessoal dos estudantes. Ao estender o tempo dedicado à aprendizagem, os alunos têm a oportunidade de se envolver mais profundamente em diversas disciplinas, participar de atividades extracurriculares e desenvolverem seus projetos de vida.
A divulgação de vagas para o Ensino Médio Integral vai ser feita em três chamadas distintas, a medida que as vagas não forem preenchidas totalmente: 26 de janeiro de 2024 (1ª Chamada), se todas as vagas não forem preenchidas, será feita a 2ª chamada em 2 de fevereiro de 2024, e a 3ª chamada, em 9 de fevereiro, se ainda houver vagas. Para aqueles estudantes que buscam transferências entre escolas da rede estadual, as vagas concedidas serão divulgadas em 7 de Fevereiro de 2024.
Para auxiliar pais e estudantes durante o processo de matrícula, segundo a SEEC, as unidades de ensino, as diretorias regionais de educação e os profissionais que atuam no processo de matrícula no no órgão central da SEEC estarão disponíveis para tirar dúvidas.
“É fundamental que todos efetuem suas matrículas, assegurando a inclusão de todos na escola. Após essa fase, procederemos com a distribuição de turmas, a designação de professores e deixaremos a rede estadual pronta para o reinício das atividades escolares”, explica a secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista.
Até outubro de 2024, qualquer estudante pode fazer solicitação de matrícula pelo sistema www.sigeduc.rn.gov.br para o ano em vigência na data da matrícula. Basta procurar a unidade de ensino mais próxima. Após a solicitação de matrícula, o pai ou responsável deverá comparecer à escola em até três dias úteis para entregar os documentos necessários.
Saiba mais aqui.
Fonte: Tribuna do Norte



