Pular para o conteúdo
Senadinho
Eleições 2026Acompanhe a apuração ao vivo, com dados oficiais do TSEVer resultados
Economia

Simples Nacional: micro e pequenas empresas têm até 15 de outubro para aderir em 2027; veja prazos e o que mudou

Com a reforma tributária, empresas também podem escolher recolher IBS e CBS pelo regime regular. Pendências devem ser regularizadas até 30 de outubro.

Por Redação Senadinho · Redação

1 min de leitura1

Tela de celular com os logotipos da Receita Federal, do Simples Nacional e do MEI
Pedido de adesão ao Simples Nacional para 2027 vai até 15 de outubro (Patrícia Cruz/Sebrae)

Micro e pequenas empresas que querem entrar no Simples Nacional em 2027 têm até 15 de outubro para fazer o pedido. Neste ano, as empresas também ganharam uma nova escolha com a reforma tributária, segundo a Tribuna do Norte.

O que mudou

A Resolução nº 194 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada no Diário Oficial da União em 28 de setembro, permite que micro e pequenas empresas escolham entre seguir no Simples Nacional ou recolher os novos tributos da reforma, o IBS e a CBS, pelo regime regular.

No Simples, os tributos continuam sendo pagos numa guia única, sem aproveitamento de créditos. No regime regular, o IBS e a CBS são recolhidos separadamente, com a possibilidade de aproveitar créditos tributários.

Os prazos

  • Adesão ao Simples Nacional para 2027: de 1º a 15 de outubro de 2026;
  • Opção pelo regime regular de IBS e CBS (para janeiro a junho de 2027): de 1º de setembro a 30 de outubro de 2026;
  • Regularização de pendências: até 30 de outubro de 2026.

A recomendação é que os empresários verifiquem se têm pendências e regularizem a situação antes de decidir, com a ajuda de um contador.

Com informações da Tribuna do Norte.

Compartilhe
Newsletter

As notícias mais importantes do dia, direto no seu e-mail

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade.