Urna é trocada em Parnamirim depois que a tela apagou; eleitor esperou mais de três horas
Substituição foi por volta das 13h na seção 393 do Colégio e Curso Over. Segundo a mesária, os votos já registrados não se perdem.
Por Redação Senadinho · Redação
1 min de leitura4

Uma urna eletrônica da seção 393 do Colégio e Curso Over, em Parnamirim, foi substituída por volta das 13h deste domingo (4). Segundo a presidente substituta da seção, Alice Maionaro, a tela do equipamento apagou antes que uma eleitora começasse a votar.
A primeira tentativa foi reiniciar a urna. Como ela não respondeu, o técnico responsável foi chamado e fez a troca. Os eleitores que estavam no local acompanharam a retirada do equipamento com problema e a instalação do novo.
Os votos não se perdem
A mesária explicou que os votos registrados antes da falha ficam guardados numa mídia própria da urna, que é passada para o equipamento novo:
Os votos, a urna, ela tem uma mídia própria que armazena todos os votos até o momento. E aí, quando ela identificar um problema, ela dá uma pausa, a mídia é retirada e é recolocada na urna nova, que foi o que aconteceu agora. Então, não modifica em nada a nossa votação.
A urna com defeito vai passar por análise técnica para descobrir o que causou a falha.
Espera longa
A troca atrasou a votação. O eleitor Dijedson França disse que estava na fila havia mais de três horas: "É desconfortável, mas a gente sabe que não é culpa de ninguém. Só que é chato esperar muito". O colégio reúne 2.303 eleitores em seis seções.
Até as 11h50, o TRE-RN tinha registrado cinco substituições de urnas no estado, em Natal, Jucurutu, Areia Branca, Mossoró e João Câmara. No país, foram 421 trocas durante a manhã. Veja o balanço do dia.
Fonte: Tribuna do Norte.
Acompanhe a apuração ao vivo, com os resultados oficiais do TSE e como votou Macaíba, a partir das 17h: senadinhomacaiba.com.br/eleicoes-2026.


