VALE A PENA RELEMBRAR: Barragem de Tabatinga: é melhor prevenir?

O Senadinho esteve na barragem no mês de abril do corrente ano e mostrou a situação de infraestrutura do local. Após reportagem, uma inspeção foi realizada na barragem, no entanto, não sabemos a real situação que se encontra hoje. O site volta a destacar esse assunto de extrema importância para relembrar as autoridades competentes sobre a manutenção da Barragem de Tabatinga. Confira reportagem abaixo do mês de abril deste ano:
“Barragem de Tabatinga: é melhor prevenir?”
Nossa equipe mostra como está a infraestrutura que deve atuar no momento em que a Barragem de Tabatinga, em Macaíba, atinja seu volume crítico de contenção. “Isso nunca vai acontecer”, muitos dizem. No entanto, não custa lembrar dos casos recentes de rompimento de barragens, como a da Vale, que matou 270 pessoas, e 11 seguem desaparecidas. Ninguém foi punido, e familiares ainda aguardam reparação.
Total abandono
Hoje o local onde ficam as máquinas e a comporta de retenção está tomado pela vegetação e sem energia (transformador encontrar-se no chao). Outro fato que chama atenção é o ferrugem tomando conta da comporta.
De acordo com informações da Tribuna do Norte, a barragem tem capacidade de 90 milhões de metros cúbicos de água.
Procuramos o secretário municipal de Agricultura e Pesca do município Cícero Militão, e o mesmo nos deixou cientes que já fez ofício junto as autoridades competentes (IDIARN e SEMAR) para realizarem parecer de como se encontra a infraestrutura da barragem.
Veja você mesmo como estão as condições que encontramos lá:

