ISD oferece bolsas de Pós-doutorado Júnior e de Apoio à Difusão do Conhecimento para mulheres quilombolas
O Instituto Santos Dumont (ISD) lançou, nesta sexta-feira (26), editais para preenchimento de uma vaga de bolsista de Pós-doutorado Júnior e de uma vaga de bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento (ADC). As iniciativas são destinadas exclusivamente para mulheres quilombolas. As inscrições vão até 20 de outubro.
A pessoa selecionada para o Pós-doutorado Júnior, que deve ter menos de sete anos de conclusão do doutorado, receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 5.200 por um período de um ano. Além disso, terá acesso ao ônibus fretado que faz o trajeto diário entre Natal e as unidades do ISD em Macaíba.
São requisitos exigidos para esta vaga ter formação nas áreas da saúde, biológicas, engenharias ou ciências exatas e doutorado em programas de Neurociências, Biologia, Saúde, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Ciência de Dados ou Matemática Computacional.
Entre as atribuições da vaga, a bolsista deve realizar pesquisas interdisciplinares inovadoras em neurociências, neuroengenharia e saúde; supervisionar alunas de graduação e ensino médio; publicar os resultados em periódicos de alta qualidade; desenvolver cursos e materiais didáticos; e participar de atividades institucionais em escolas públicas e Comunidades Quilombolas.
Já a vaga de bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento – Nível 1C tem duração de 24 meses e é destinada a mulheres quilombolas profissionais de nível superior em qualquer área de conhecimento ou detentoras de conhecimento tradicional reconhecidas pela comunidade. A selecionada receberá bolsa mensal no valor de R$ 1.430,00 e terá acesso ao ônibus fretado que faz o trajeto diário entre Natal e as unidades do ISD em Macaíba.
São atribuições da bolsista ADC disseminar e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, desenvolver cursos e materiais didáticos e participar de atividades institucionais em escolas públicas e Comunidades Quilombolas, entre outros.
As atividades relacionadas às duas posições devem ser realizadas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba, onde as selecionadas contarão com todos os equipamentos e estrutura necessários para o exercício de suas atividades. A carga horária para as duas vagas é de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em modalidade presencial. As vagas são extensivas a mulheres quilombolas com deficiência.
O calendário completo do processo seletivo, bem como os documentos exigidos, estão disponíveis no edital, publicado no site do ISD, na aba “Oportunidades” > “Carreiras”.
Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação