Câmara Municipal de Macaíba vota projeto que reconhece canto de pássaros como atividade esportiva e cultural nesta terça-feira (30)

A Câmara Municipal de Macaíba vai votar, nesta terça-feira (30), o Projeto de Lei nº 96/2025 – CMM, de autoria do vereador Otacílio, que propõe o reconhecimento oficial dos torneios de canto de passeriformes (“canto de pássaros”) como atividade esportiva e cultural no município.
O projeto entrará em pauta na sessão ordinária de amanhã, após parecer da Comissão de Legislação e Justiça da Casa para uma emenda supressiva no Artigo 4º do projeto, que visa sanar inconstitucionalidade. O projeto determinava acompanhamento e cadastramento dos pássaros pela secretaria da Semurb, o que não compete ao órgão.
Voto declarado
Em conversa com o Portal de Notícias Senadinho, na manhã desta segunda-feira (29), o vereador Reginaldo dos Ônibus disse que votará contra o projeto. Reginaldo disse que seria contraditório votar a favor do projeto, sendo defensor da causa animal.
Sobre o projeto
Apresentada na semana passada, a proposta, segundo informou o vereador Otacílio nas redes sociais, visa atender a um antigo anseio da classe envolvida com a prática.
O parlamentar também destacou que, a medida busca valorizar a tradição e, ao mesmo tempo, garantir respeito ao bem-estar das aves, cumprimento da documentação legal exigida por órgãos como o IBAMA e realização de eventos devidamente autorizados e fiscalizados.
A Câmara Municipal não está pautando regulamentação, apenas colocar o torneio de canto de pássaros no calendário esportivo e cultural do município. Em alguns municípios do Estado e do Brasil, já ocorre esse tipo de atividade.