quarta-feira, novembro 12, 2025
Macaíba

ISD recebe visita de professores da rede de ensino estadual do Paraná

Foto: Ascom-ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu, no dia 4 de novembro, docentes e coordenadores de ensino vinculados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). A visita fez parte das atividades do Projeto Investigação, que visa fortalecer a aprendizagem por meio do uso estratégico de tecnologias educacionais.

Na ocasião, cerca de 60 profissionais conheceram as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do ISD em Macaíba, bem como a atuação da instituição em áreas estratégicas nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo Ane Carolina Chimanski, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed/PR, a visita teve como objetivo proporcionar um espaço formativo para professores do Projeto Investigação, que atuam com métodos interdisciplinares de ensino, relacionando saberes de múltiplas áreas do conhecimento presentes na matriz da escolarização básica.

“Observamos que essa imersão permitiu conhecer como o Instituto atua, como a relação interdisciplinar é fundamental para o desenvolvimento das pesquisas e como é valorosa a conexão entre áreas de conhecimento. Essa integração se constitui como uma articulação essencial para a formação integral dos estudantes”, afirma.

A formação interdisciplinar é um dos pilares do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD (PPGN), que atualmente contempla pessoas com graduação nas áreas da saúde, biológicas, exatas e engenharias. Os projetos de pesquisa do programa visam estimular o trabalho coletivo, pensado a partir de diversas perspectivas, para a solução de desafios globais.

O professor pesquisador Ramón Hypolito, vice-coordenador do PPGN, acompanhou a visita e destacou a importância do ISD abrir as portas para profissionais de todo o país.

“O ISD acredita que a colaboração e o uso compartilhado de sua estrutura e equipe são fundamentais para o avanço da educação e da pesquisa. Por isso, a presença da Secretaria de Educação do Paraná é de grande importância para alcançarmos esse objetivo”, ressalta o professor.

Para Renata Virgínia Moura, coordenadora do Desafio Paraná, o momento de troca de conhecimentos e aprendizados com uma instituição de ensino e pesquisa com o ISD pode inspirar formatos inovadores de investigação, conexão entre disciplinas, uso de tecnologias e produção de conhecimento.

“Enquanto coordenação, percebemos que essa visita gera impacto no engajamento dos professores e acreditamos que os resultados já começam a aparecer. Essa troca fortalece a cultura científica na escola, promove a formação continuada dos professores e amplia as oportunidades para os estudantes serem protagonistas da aprendizagem”, considera.

Instituto Santos Dumont (ISD) – Assessoria de Comunicação

Spread the love