Poder Legislativo de Macaíba terá moderna sede após 146 anos de fundação

O dia 02 de outubro entrará para história do Pode Legislativo da cidade de Macaíba, região metropolitana de Natal. A presidente da Câmara, vereadora Érika Emídio, vai assinar a ordem de serviço para construção de uma moderna e funcional Câmara dos Vereadores. A cerimônia acontecerá às 9h da manhã, na Rua João Teixeira dos Santos, no bairro Auta de Souza, área central da cidade.
Em seus 146 anos de instalação, a Casa Legislativa Macaibense vai ser uma das mais modernas do RN. Entre 1950 e 1983 a Câmara possuiu um pequeno prédio às margens do Rio Jundiaí, mas antes mesmo da redemocratização do Brasil o local foi ocupado por outros órgãos não governamentais e, posteriormente demolido por não comportar as atividades do Poder Legislativo do município na época.
O novo espaço reunirá todos os setores do Poder Legislativo Municipal em um só lugar, com total acessibilidade. Entre os vários setores, o prédio contará com departamentos como a Procuradoria da Mulher, Sala Cidadã, Procuradoria Cidadã, Escola de Governo, amplo plenário, modernos gabinetes parlamentares, entre outros.
A necessidade de uma nova sede era tema recorrente no município, principalmente com o crescimento da população e das atividades legislativas nos últimos anos.
“Vamos construir o legado buscando honrar o passado, o presente e tecendo o futuro, afinal, a Casa do Povo precisa de um espaço que reflita sua grandeza, que seja moderno, acolhedor e condizente com a força do povo macaibense. Com a construção da sede, nosso objetivo será o de obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos e colegas vereadores”. Disse a presidente da Câmara Municipal, Érika Emídio.
Poder Legislativo de Macaíba
Em 07 de fevereiro de 1879, por meio da Lei Provincial nº 832, a Câmara Municipal de Vereadores (então órgão executivo e legislativo) de São Gonçalo do Amarante foi transferida para Macaíba, sendo instalada no dia 07 de outubro de 1881. Seu primeiro administrador (Presidente) foi o capitão da Guarda Nacional Vicente de Andrade Lima, que acumulou os cargos de intendente e presidente da Câmara Municipal.
Em 1940, em pleno Estado Novo, foi eleito para presidir o legislativo local o vereador Magno da Fonseca Tinoco. Em seus 146 anos de existência apenas seis mulheres tiveram a honra de presidir o parlamento municipal: Genira Irineu (1973), Tereza Gomes da Costa (1965), Dione Pereira de Almeida (1983 a 1984), Rita de Cássia (2012), Dadaia Ribeiro (2020) e atualmente a vereadora Érika Emídio.