Semana do Cérebro do ISD tem programação para alunos da rede pública de Macaíba

Alunos da educação básica e do ensino fundamental da rede pública de Macaíba terão a oportunidade de desvendar os mistérios do cérebro e aprender sobre o universo das neurociências durante a Semana do Cérebro do ISD. O evento acontece a partir da próxima terça-feira (12), promovido pelo Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O momento faz parte da Brain Awareness Week, com apoio da Brain Research Organization (IBRO) e Dana Foundation. Com tema “Neuroengenharia: conectando o cérebro com a tecnologia”, o projeto do ISD está entre 8 selecionados no Brasil e 103 selecionados no mundo todo. O objetivo é promover campanhas de divulgação, educar e estimular o interesse sobre o cérebro, além de sensibilizar o público sobre a importância dos estudos em neurociências, especialmente em regiões desafiadas pela falta de recursos.
“Eventos como a Semana do Cérebro são essenciais para inspirar os jovens estudantes a se envolverem na ciência e também uma oportunidade para falar com a nossa comunidade acerca da importância da pesquisa sobre o funcionamento do cérebro e as patologias que o acometem”, explica a neurocientista e pesquisadora do ISD, Andressa Radiske.
A programação inclui oficinas sobre a atividade elétrica do cérebro e interface cérebro-máquina. Os alunos terão acesso a equipamentos que serão disponibilizados pelo Instituto, como telescópios e microscópios, e participarão de atividades que irão atiçar sua curiosidade, como controle computacional com o olhar e ativação de movimentos corporais por meio do pensamento.
No dia 12, as oficinas serão ministradas na Escola Municipal Santa Luzia, na comunidade de Capoeiras (RN), e no dia 13, os alunos da escola Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho participarão das oficinas no Centro Vocacional Tecnológico Espacial, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim.
Já no dia 14, o público do evento será formado por usuários e colaboradores do Instituto Santos Dumont (ISD), no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde, Anita Garibaldi, na zona rural de Macaíba. Nos três dias, as atividades acontecerão exclusivamente pela manhã, a partir das 8h30.
Ascom-ISD

