terça-feira, outubro 28, 2025
Rio Grande do Norte

‘Não precisamos de outra forma de comunicação a não ser o nosso elo de amor’, diz mãe sobre relação com o filho autista não verbal

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

O verso “A gente se fala no olhar”, da música “Água de Chuva no Mar”, sucesso na voz de Beth Carvalho, ecoa nas rodas de samba em todo o Brasil há anos. Mas se tem alguém com quem esse trecho realmente fale é com a jornalista potiguar Mariana Pinto, de 40 anos.

Mariana é mãe de Matheus Pinto, de 13, que faz parte do espectro autista, sendo uma pessoa não verbal. Ou seja, ele não fala. Isso, no entanto, está longe de significar que ele não se comunica. Porque é exatamente isso que Teteu, como é carinhosamente chamado pela mãe, mais faz.

“Apesar de não ser verbal, o Teteu sempre se fez ser entendido. Ele busca se comunicar com uma linguagem que ele mesmo cria. A gente que convive com ele termina entendendo melhor essa linguagem, porque ela é bem fora do padrão”, conta a mãe Mariana.

“Eu me comunico com ele muito bem. Às vezes pelo olhar eu sei que algo não está bem ou se ele está dodói. A gente realmente tem uma interação, a gente literalmente bate papo. Por isso que eu digo que ter um filho não verbal não significa que você não vai se comunicar com ele. Você vai, só que de uma outra forma”.

Portal g1 RN

Confira na íntegra AQUI

Spread the love