CER ISD adota novo fluxo de entrada para pacientes da 7ª regional de saúde do RN

A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, o acesso de pacientes de municípios da 7ª Regional de Saúde do Rio Grande do Norte ao Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD) passa a ser realizado exclusivamente por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Fazem parte da 7ª Regional as cidades de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
Com a mudança de fluxo, a primeira etapa para pessoas que desejem acessar os serviços oferecidos pelo CER ISD será procurar a unidade de saúde de referência da região em que moram. Lá, devem informar ao profissional responsável (médico, enfermeiro ou outro integrante da equipe multiprofissional) o interesse em buscar atendimento de reabilitação no ISD.
O profissional, então, irá realizar o cadastro do usuário e solicitar o encaminhamento por meio de um sistema digital desenvolvido pelo Instituto, de uso exclusivo das unidades de atenção básica. A partir daí, a demanda passa por um complexo regulatório e, em seguida, a pessoa interessada em atendimento será acolhida pela equipe do ISD, que realizará o agendamento da triagem para o CER ISD.
Segundo a coordenadora do CER ISD, Camila Simão, a alteração no fluxo de entrada fortalece a integração entre os serviços de saúde do território e amplia a efetividade da rede. “A partir desse novo formato, podemos garantir a vinculação do paciente à atenção primaria em saúde, que é a ordenadora do cuidado, de forma a fortalecer a intersetorialidade e a comunicação entre a atenção básica e atenção especializada. Este ponto é crucial para garantir a integralidade do cuidado, um dos princípios do SUS, e visa fortalecer a Rede da Pessoa com Deficiência e a eficiência do Projeto Terapêutico Singular de cada paciente que acessa o serviço””, explica.
O CER ISD integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece gratuitamente serviços especializados de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual. Com o novo procedimento, o Instituto busca alinhar-se às diretrizes da rede pública, favorecendo a integração entre a atenção básica e os serviços especializados.
Em caso de dúvidas sobre o novo fluxo de entrada, os usuários podem entrar em contato com o ISD pelos telefones (84) 4042-0044 ou (84) 4042-0033. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A expectativa é que, em breve, o novo fluxo seja expandido para todos os municípios do Rio Grande do Norte, considerando que o CER ISD atua como referência estadual na reabilitação de pessoas com diferentes tipos de deficiência. A implementação contará com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), das coordenações regionais de saúde e das gestões municipais.
Serviços de reabilitação da pessoa com deficiência
O CER ISD oferece serviços de reabilitação em quatro modalidades: física, intelectual, auditiva e visual. Ele funciona como um ponto de referência na rede de atenção à saúde, oferecendo diagnóstico, avaliação, orientação e estimulação precoce para pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar reabilitação funcional e melhora da qualidade de vida.
A atuação do CER ISD inclui, entre outros, a reabilitação de adultos com paraplegia em consequência de lesão medular, de crianças e adolescentes com lesão medular congênita ou adquirida, de pessoas com deficiência auditiva e de pessoas com epilepsia farmacorresistente.
Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, com foco na aplicação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), uma ferramenta de trabalho interdisciplinar usada para organizar o cuidado dos usuários, focando nas necessidades únicas e no projeto de vida de cada pessoa. Assim, o processo de reabilitação envolve o usuário e sua família na definição das metas e na avaliação do processo.
Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação