Escola Agrícola de Jundiaí realiza simulado para o ENEM

Atividade promove prova de preparação para o Exame Nacional

Foto: Comunicação EAJ/Divulgação

Por Fernanda Macedo e Matheus Henrique – com supervisão da Comunicação EAJ

Parte de um Projeto de Extensão, o “Simulado do ENEM” foi idealizado pelos professores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) e acontece uma vez ao ano, desde 2014. O simulado abrange diversos aspectos possíveis às condições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A prova do simulado conta com os componentes curriculares da Escola e que fazem parte do ENEM. A realização do certame acontece no auditório do Ensino Médio da Escola Agrícola e a participação dos alunos se dá por meio de inscrição feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA), no entanto, o projeto também é aberto à comunidade externa.

A professora Aristotelina Pereira Barreto Rocha, uma das responsáveis pela realização da ação, fala que a importância do simulado se dá também pela preparação quanto ao esforço físico. “A experiência abrange as dificuldades do ambiente, as dificuldades físicas de uma prova extensa e longa, onde se fica em uma sala…”, comenta. A professora afirma que funciona como um incentivo para os alunos que podem estar desmotivados quanto ao processo seletivo e suas dificuldades.

O simulado consiste também em ajudar os estudantes no aspecto de análise do próprio desempenho, como por exemplo, qual a área de maior ou menor dificuldade para eles. Segundo Aristotelina, esse objetivo faz com que ocorra um direcionamento aos discentes. “Dá um novo ânimo e direciona o aluno para qual disciplina reforçar nesse último momento, quais ele pode relaxar um pouco e quais pode fazer um despejo de energia em outras disciplinas”, explica.

A atividade acontece uma vez ao ano, mas já há uma demanda dos próprios alunos para que o simulado ocorra duas vezes. A presença de diversos alunos também é algo que contribui para o desenvolvimento de mais um dia da ação na Escola. O simulado já faz parte do calendário escolar da Unidade Acadêmica e é algo bastante aguardado pelos alunos da EAJ-UFRN.

A prova abrange as várias áreas e as questões são baseadas nos conteúdos vistos em sala de aula que podem fazer parte da prova oficial. É solicitado aos professores questões e estas são incorporadas na prova do simulado, que serão resolvidas pelos participantes. Todos os elementos, como folha de rascunho e cartão-resposta, presentes no ENEM, estão também no Simulado da EAJ-UFRN.

A correção se dá pelo meio do cartão-resposta, e gera uma estatística e um ranking, onde é visto o desempenho e o número de acertos.

A atividade geralmente acontece cerca de 2 meses antes da prova oficial e neste ano ocorreu na primeira semana de Outubro.

Compartilhar