Fibra ótica em Macaíba já representa 70%

Imagem: Freepik/Divulgação

Em janeiro de 2018 somente 16% da internet banda larga da cidade utilizava essa tecnologia.

A internet banda larga do tipo fibra ótica é a internet mais rápida que existe hoje no mercado. Essa tecnologia permite uma maior velocidade na transmissão dos dados, para se ter uma ideia com essa tecnologia é possível atingir velocidades de até 500Mb enquanto a internet banda larga convencional, que utilizar cabos de cobre, chega como máximo a 30Mb de velocidade de download e upload. Esses dois tipos de internet banda larga são os mais recorrentes no Brasil e no estado do Rio Grande do Norte.

Segundo um estudo da Selectra, no nosso município já são 70% da internet banda larga utilizando essa tecnologia segundo dados de setembro de 2020, último dado disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A dois anos atrás, em setembro de 2018, a fibra ótica representava somente 14% dos lares macaibenses que tinham internet banda larga.

Macaíba se destaca no Rio Grande do Norte como a cidade com o maior percentual de fibra ótica instalada. No município de Natal, somente 36% da internet banda larga utiliza a tecnologia. No estado esse índice não passa os 50%, e no Brasil fica em 43% – bem longe dos 70% da nossa cidade.

Para ter internet fibra ótica, você primeiro deverá conferir se alguma empresa oferece esse tipo de serviço na sua rua para então contratar. Segundo a ANATEL, as empresas de internet devem entregar no mínimo, ao longo do mês, 80% da internet contratada. Para acessos pontuais, o mínimo é de 40%.

Na prática, a internet nunca deve funcionar abaixo dos 40% da velocidade comprada no plano e que no final do mês a média deverá estar acima de 80%. Com a fibra ótica as operadoras conseguem cumprir esse requisito mais facilmente devido à estabilidade da tecnologia evitando problemas o órgão regulador e garantindo a satisfação dos clientes.

Por Matheus Cabral Torres – Selectra Brasil

Compartilhar