sábado, novembro 8, 2025
Rio Grande do Norte

Guararapes pede autorização do Cade para vender shopping Midway Mall

Foto: José Aldenir/Agora RN

O Grupo Guararapes deu o primeiro passo para vender o shopping Midway Mall. A empresa informou nesta sexta-feira 7 que pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorização para negociar a venda do shopping e do estacionamento para a gestora de investimentos Capitânia Capital.

Por enquanto, a venda ainda não está fechada. Existe apenas um acordo preliminar, chamado “Memorando de Entendimentos”, que não obriga nenhuma das partes a concluir o negócio. O Cade ainda vai analisar se a operação não fere regras de concorrência.

A empresa explicou que esse passo marca a passagem da fase de estudos para uma negociação formal. Ou seja: até agora, eles estavam avaliando possibilidades — e agora estão de fato iniciando o processo oficial de venda, com acompanhamento das autoridades.

O objetivo é vender o shopping, mas sem prejudicar as operações da Riachuelo. É uma forma de transformar o imóvel em dinheiro (“monetizar o ativo”), reforçando o caixa e reduzindo dívidas, sem aumentar o endividamento.

De acordo com agentes do mercado, o negócio foi avaliado em R$ 1,6 bilhão. A empresa havia contratado o BTG Pactual para a venda havia cerca de seis meses. O valor da venda, se confirmado, equivale a quase 30% do valor total da Guararapes na Bolsa, que encerrou a sexta-feira 7 valendo R$ 5,5 bilhões na B3. A notícia empolgou o mercado — as ações da empresa subiram quase 3% no pregão desta sexta-feira.

Entre os ativos do portfólio do fundo da Capitânia, estão o Iguatemi Fortaleza (CE); o Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre (RS); o Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP); e o Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP). O fundo já se preparava para “um novo ciclo de oportunidades”, segundo seu relatório de desempenho em setembro, “com recursos disponíveis para novos investimentos em shoppings dominantes e cotas de FIIs do setor.”

Lucro

A Guararapes teve lucro de R$ 73,6 milhões no terceiro trimestre deste ano, maior valor para o período e um crescimento anual de 63%. Na mesma base de comparação, as receitas somaram R$ 2,45 bilhões, alta anual de 6,6%.

Desse volume, o faturamento das mercadorias, que incluem as marcas Riachuelo, Casa Riachuelo e Carter’s, avançaram 7,6%, para R$ 1,8 bilhão. Já o faturamento de serviços financeiros subiu 9,2%, para R$ 617,7 milhões. As receitas do Midway Mall cresceram 12,5%, para R$ 30,7 milhões.

Agora RN

Spread the love