iOS 15: atualização do iPhone chega hoje com modo Foco e mais privacidade

Foto: Getty Images/ SOPA Images

O iOS 15 chega nesta segunda-feira (20) para modelos a partir do iPhone 6S, incluindo as duas gerações do iPhone SE. As novidades da atualização do iOS incluem o SharePlay, uma espécie de Netflix Party para assistir a vídeos à distância com amigos, mais funções de privacidade para proteger o dado de usuários e o modo Foco para definir perfis de uso no iPhone e filtrar apps e notificações do celular. O download do iOS será disponibilizado pela Apple nos ajustes do sistema hoje.

O sucessor do iOS 14 aprimora algumas funções anunciadas pela versão anterior do sistema, como novas opções de widgets e melhorias no conjunto inteligente de widgets, recurso que sugere ferramentas de acordo com as atividades do usuário.

Para evitar distrações no celular, o iOS também ganha mudanças importantes nas notificações do iPhone. A função de resumo de notificações permite receber os alertas do dia em um horário estabelecido, para não se perder no excesso de avisos. Já o modo Foco dá a opção de customizar um perfil de uso para acessar determinados apps e entrar em contato com pessoas específicas e, assim, continuar concentrado na tarefa pelo celular.

A privacidade do iOS 15 garante processamento de comandos da Siri dentro do iPhone, ou seja, os dados não são processados em servidores da Apple e a informação fica apenas no celular. O sistema também traz uma seção que relata as permissões cedidas a apps à câmera ou ao microfone.

De olho no aumento das chamadas de vídeo com a pandemia de Covid-19, a Apple implementou também melhorias no FaceTime, aplicativo de videoconferências da empresa. Algumas das novidades são o modo de visualização de participantes em grade, áudio espacial, remoção de ruídos e desfoque do fundo da imagem.

Algumas ferramentas anunciadas para o iOS 15 já marcam presença no Android, sistema rival do Google. A função de texto ao vivo, que captura escritos presentes em fotos ou direto na câmera, lembra o Google Lens. As melhorias de navegação no Apple Maps também já aparecem no Google Maps, e o Android 12, edição mais recente do sistema, traz uma seção de privacidade parecida com a anunciada para o iOS 15.

Techtudo

Spread the love