ISD abre seleção para mestrado em Neuroengenharia com 14 vagas

O Instituto Santos Dumont (ISD) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN), com ingresso no primeiro semestre de 2026.
No total, são oferecidas 14 vagas para o mestrado em Neuroengenharia, distribuídas entre diferentes modalidades de concorrência, incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência, ações afirmativas e para egressos da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD).
As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 23 de janeiro. Podem se inscrever pessoas com graduação nas áreas da Saúde, Exatas, Engenharias ou Biológicas. O edital com o cronograma detalhado está disponível no site do ISD, nas abas “Ensino” > “Pós-Graduação em Neuroengenharia”.
Interessados(as) devem indicar, no ato de inscrição, para qual dos projetos desejam participar. São 14 projetos em áreas como Neurociência translacional; Avaliação, diagnóstico e intervenção aplicadas a neurorreabilitação clínica; Estimulação Elétrica Transcraniana; Neuroreabilitação; e outras, detalhadas no edital.
O mestrado
Criado em 2013, o programa de Mestrado em Neuroengenharia do ISD é o primeiro e único do país reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nesta área do conhecimento. Ele tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados, capazes de atuar com um olhar global e interdisciplinar no desenvolvimento de pesquisas científicas e produtos na área da Neuroengenharia.
O programa é gratuito, possui a duração de 24 meses e tem a se enquadra na área de avaliação Interdisciplinar da CAPES. As aulas acontecem no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD, localizado em Macaíba, a cerca de 25 quilômetros de Natal. Todos os alunos do mestrado têm direito ao transporte gratuito de Natal a Macaíba oferecido pelo ISD.
Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação

