ISD compartilha experiência no cuidado a pessoas autistas em capacitação realizada no Distrito Federal
A atuação do Instituto Santos Dumont (ISD) no cuidado à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi apresentada em uma capacitação promovida pelo Instituto Carinho, em Brasília/DF, para mais de 350 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, ocorrido entre os dias 9 e 10 de junho, integra o projeto “Capacitação nos Transtornos Globais do Desenvolvimento com Ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, iniciativa viabilizada por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Representando o ISD, a preceptora neuropsicóloga Caroline Leôncio foi a responsável por conduzir o quarto módulo da formação, que abordou as práticas das equipes multiprofissionais e interdisciplinares no atendimento a pessoas autistas. A capacitação foi pensada para qualificar o cuidado nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) a partir de abordagens humanizadas, com foco na atuação integralidade entre diferentes especialidades, na escuta ativa e na construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS)
Durante sua participação, Caroline compartilhou a experiência do ISD no desenvolvimento de um modelo de cuidado centrado na família, que valoriza a escuta das demandas individuais de cada pessoa e sua rede de apoio, além de estimular o trabalho colaborativo entre profissionais de diversas áreas da saúde. “A capacitação foi um espaço de diálogo e construção coletiva, com importantes trocas de saberes sobre a atuação das equipes multiprofissionais e interdisciplinares desde a avaliação até a intervenção no cuidado à pessoa com TEA”, destacou. “Foi um momento significativo para discutir e vivenciar a construção do PTS, ferramenta essencial para garantir um cuidado verdadeiramente integral, humanizado e centrado nas necessidades da pessoa e de sua família.”
Segundo os organizadores, a estrutura do curso foi desenvolvida a partir de demandas reais dos serviços públicos do Distrito Federal, tendo como objetivo proporcionar um espaço de qualificação para equipes de saúde com atuação direta no cuidado de pessoas autistas. A proposta é promover a integração entre as especialidades, respeitando as particularidades de cada atuação profissional, e estimulando a colaboração e o planejamento conjunto das intervenções, especialmente por meio da construção do PTS.
O Instituto do Carinho, responsável pelo curso, está em processo de qualificação como Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e busca incorporar práticas colaborativas e resolutivas, alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde e à Política Nacional da Pessoa com Deficiência. A participação do ISD na capacitação reforça o papel do Instituto como referência nacional em práticas de cuidado integradas, interdisciplinares e de qualificação profissional para o SUS. A troca de experiências entre as instituições fortalece a construção de políticas públicas mais eficientes, inclusivas e alinhadas às necessidades reais da população brasileira.
Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação