Macaíba utiliza o “gás do riso” para aliviar a tensão de pacientes em tratamento odontológico

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Prefeitura Municipal de Macaíba, é o único serviço público do Rio Grande do Norte que disponibiliza o óxido nitroso, também conhecido como “gás do riso”, utilizado para tranquilizar o paciente de forma rápida e segura, diminuindo a sua sensibilidade à dor. O gás não apresenta efeitos colaterais e é eliminado do organismo por meio da expiração.
De acordo com o coordenador do CEO, Anderson Carvalho, o uso do óxido nitroso é indicado para os pacientes ansiosos, que possuem traumas ou aversão ao tratamento com dentista, sendo um importante aliado no atendimento de crianças. “O objetivo do procedimento é alterar a percepção da dor, proporcionando bem-estar ao paciente e controle do comportamento, que permanece consciente”, explicou Anderson.
O óxido nitroso pode ser utilizado para tratamento de rotina de pacientes odontopediátricos porque é seguro e eficaz, diminuindo os níveis de ansiedade na sequência de consultas. É útil também em pacientes ansiosos ou que possuam doenças cardiovasculares, doenças respiratórias não obstrutivas, doenças hepáticas, oncológicas, renais, com distúrbios neurológicos, distúrbios endócrinos incluindo diabetes e pacientes alérgicos.
No CEO Macaíba, o responsável pelo manuseio do equipamento é o dentista Rafael Borges. Ele afirmou que o óxido nitroso tem o efeito de combater o medo e a ansiedade, proporcionando o relaxamento do paciente e uma leve anestesia no tratamento odontológico. “Devido à máscara ser nasal, a gente consegue realizar a sedação ao mesmo tempo em que a boca fica livre para a realização do procedimento odontológico. Muitos pacientes chegam assustados, mas após a administração do óxido nitroso conclui o procedimento sem nenhum problema”, explicou Rafael Borges.
Assecom-PMM

