quarta-feira, dezembro 24, 2025
Rio Grande do Norte

Microempresas faturam 30% do mercado de água mineral no RN

Foto: David Emanuel /TN Play

Espalhadas por diferentes localidades e chamadas popularmente de “Disk água”, cerca de 2.000 microempresas distribuidoras de água mineral atuam no Rio Grande do Norte por meio do fornecimento ao consumidor final, ao mesmo tempo que movimentam a cadeia produtiva da indústria de água mineral potiguar. No Estado, o faturamento do segmento cresceu 24% de 2021 para 2022, saindo de R$ 60 milhões para R$ 74 milhões. Os microempreededores respondem por um terço desse volume, cerca de R$ 24,5 milhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).

Ao todo, cerca de 70% da água envasada pelas fornecedoras é levada à população pelas microempresas distribuidoras. Segundo Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam, além do serviço prestado ao consumidor, esses negócios também são responsáveis pela abertura de postos de trabalho e renda. “Eles fazem um papel muito importante e, ao mesmo tempo, são gerados muitos empregos com isso”, destaca.

O potiguar Luiz Antônio da Silva, de 45 anos, é um dos responsáveis por fomentar essa cadeia. O microempreendedor começou a trabalhar na distribuição de água mineral em 2008, após ser demitido do trabalho de operador de máquina, e hoje administra o estabelecimento Tonho do Gás com o apoio de dois funcionários. O espaço fica no centro de Arês, a cerca de 61,2 km de Natal, e já tem clientela fidelizada na região por meio da distribuição de água e gás.

O caminho para o cenário, contudo, exigiu muito suporte e pesquisa de mercado. Segundo o microempreendedor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do RN foi essencial tanto no suporte inicial para entender o mercado de bebidas quanto no acompanhamento por meio de capacitações. “Se você não tem o apoio hoje do Sebrae, você entra no mercado sem entender”, afirma o empreendedor.

E foi aliando conhecimento teórico e prático que Luiz Antônio começou a empreender em um pequeno depósito voltado apenas à venda de garrafões de água mineral de 20 litros e, após dois anos, passou a também contemplar a venda de gás em uma novo espaço. Na visão dele, o comércio é uma boa área para se investir, mas exige esforços. “É preciso saber como é o mercado, preço e qualidade. Aí você vai para a frente. A divulgação também é muito importante”, destaca.

Como muitos empreendedores, precisa ser multifunção e dividir o tempo entre administração, comunicação e transporte dos produtos. Mas a correria não o impede de prezar por um fator primordial em qualquer negócio: a relação com o cliente. Na perspectiva de Luíz Antônio, é preciso transmitir seu caráter e alegria junto ao público. “É muito bom demonstrar certo carinho com a clientela e ganhá-la com quem você é”, enfatiza com confiança.

Tribuna do Norte

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