domingo, outubro 5, 2025
Rio Grande do Norte

Paciente que recebeu transplante errado volta a lista de espera como prioridade, diz Ministério da Saúde

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O paciente que recebeu um transplante de rim errado voltou para a lista de espera por um órgão como prioridade, anunciou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). O paciente que deveria ter recebido o rim também foi recolocado como prioridade na lista nacional de transplantes.

O caso aconteceu no Hospital Universitário Onofre Lopes. Um paciente recebeu o rim no lugar de outro após uma confusão com os nomes parecidos dos dois.

Como o órgão não era compatível com tipo sanguíneo, o paciente que o recebeu apresentou reação e precisou ser levado para a UTI. Ele recebeu alta da UTI no último dia 22 e segue internado. O órgão implantado foi perdido.

“Os dois pacientes, tanto o que recebeu o rim por engano quanto aquele que deveria ter recebido, foram recolocados como prioridade na lista nacional de transplantes. Caso surja algum órgão compatível, eles serão os primeiros a receber. Essa medida foi tomada visando reduzir o prejuízo físico e emocional aos dois pacientes afetados”, informou o Ministério da Saúde em nota divulgada nesta quinta-feira (25).

O ministério ainda informou que determinou que o paciente que recebeu um transplante errado receba assistência integral do SUS, com atendimento clínico, psicológico e medicamentoso.

O governo confirmou que o erro ocorreu internamento, no hospital, no processo de convocação do paciente.

“A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes seguirá acompanhando a evolução clínica dos pacientes e todas as medidas adotadas pelo hospital”, disse a nota.

O Brasil possui o maior sistema público de transplante do mundo e realizou mais de 30 mil procedimentos em 2024, segundo o governo.

Saiba mais aqui.

g1 RN

Spread the love