Projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”, em Macaíba, está há mais de dois anos em funcionamento e beneficia centenas de alunos da rede pública

O projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”, idealizado pelo vereador Denilson Gadelha e executado pela Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), está em atividade há cerca de dois anos e cinco meses, atendendo atualmente crianças e adolescentes de 8 a 14 anos matriculados na rede pública de ensino.
A iniciativa começou em dois polos, no Centro e na comunidade As Marias (zona rural), com objetivo de promover não apenas a prática esportiva, mas também valores de disciplina, respeito e autocontrole.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em 16 de dezembro de 2019, reconhecendo o caráter educacional e formativo do jiu-jitsu brasileiro, instituindo seu ensino nas escolas do município como disciplina complementar opcional.
Em 2020, quando presidia a Câmara, o vereador Denilson Gadelha destinou uma emenda individual impositiva de R$ 20 mil para viabilizar a execução do projeto. Em março de 2023, o projeto teve início ofertando 120 vagas, sendo adaptado ao orçamento disponível e em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde.
Em entrevista ao Portal de Notícias Senadinho, o parlamentar comemorou os resultados alcançados:
“Para mim é um motivo de alegria que o projeto tenha sido aprovado e esteja em pleno funcionamento. E que esteja colaborando com a disciplina e desenvolvimento de crianças e adolescentes do município. O jiu-jitsu é um importante instrumento para ajudar os estudantes a terem confiança, disciplina e autocontrole. O esporte também ensina noções de respeito aos mais velhos e a construção de caráter, como também, a oportunidade de mudança. O esporte transforma vidas!”, destacou o vereador, que também é praticante da modalidade e campeão mundial.
O projeto se consolidou como referência, inspirando ações semelhantes em outros municípios.

