Suspeita de interferência trava melhorias no transporte de Macaíba

As promessas de melhorias no transporte intermunicipal da Grande Natal continuam esbarrando em um obstáculo silencioso, mas poderoso: a suspeita de pressão de uma categoria de transporte dentro do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN). A possível atuação dessa categoria tem impedido que propostas apresentadas por prefeitos avancem — mesmo quando tecnicamente viáveis.
Um exemplo claro vem de Macaíba. O prefeito Emídio Júnior – junto a outros prefeitos da Grande Natal – solicitou, no início de maio, ao governo estadual a ampliação das linhas e melhoria da frequência dos ônibus para atender a população. No entanto, segundo publicações recentes na imprensa local, fontes ligadas ao DER afirmaram que qualquer estudo técnico que sinalize mudanças esbarra na resistência.
O argumento é sempre o mesmo: que as melhorias podem prejudicar a rentabilidade do sistema complementar. A pressão nos bastidores tem sido suficiente para travar o andamento de novas autorizações. Fontes do DER teriam relatado dificuldades para realizar análises, diante da ingerência política e econômica dos grupos organizados da dessa categoria .
Enquanto isso, os moradores seguem enfrentando um serviço precário, com poucas opções de horários, longas esperas e falta de integração entre os municípios. A única exceção é Extremoz, que conseguiu contornar a interferência ao operar a nova linha 161 com o sistema de bilhetagem de Natal, fora do controle do DER.
O silêncio do órgão estadual diante dessas denúncias apenas agrava a situação. A pergunta que fica é: até quando o interesse público vai continuar sendo atropelado por interesses dos donos dos alternativos? Eles não melhoram nada e mais ninguém pode melhorar?
Por Colaborador do Portal de Notícias Senadinho