Fotografia histórica é uma prova de que o futebol feminino começou no RN

O historiador Dr. Anderson Tavares de Lyra recebeu do Supervisor de Futebol Feminino da Confederação Brasileira de Futebol, Romeu Castro, os parabéns por ter descoberto e divulgado através do Instituto Tavares de Lyra, uma fotografia de 1920, que prova, até o momento, que a primeira partida de futebol feminino no Brasil, ocorreu em Natal, além de duas formações de times femininos pertencentes ao ABC e ao Centro Esportivo Natalense, fundado e dirigido por João Café Filho, ex-presidente da República brasileira.

Na oportunidade, Romeu Castro, que já foi Secretario Nacional de Futebol e Diretor Nacional de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, encaminhou mensagem a Anderson Tavares de Lyra, parabenizou-o “pelo belo trabalho de resgate histórico. Mais um fato que enriquece a jornada de lutas e conquistas das mulheres brasileiras no futebol”.

Na fotografia, entre outras jovens natalenses, destacam-se as macaibenses Aline Moreira Brandão, Maria Antonieta Chaves, Alice Tavares de Lyra, Maria Amélia Medeiros Moura e Belezita Moura, entre outras. O registro faz parte do acervo documental do Instituto Tavares de Lyra, de Macaíba e juntamente a outra imagem ainda não divulgada pertenceu originalmente a Sophia A. Lyra, filha primogênita do patrono do Instituto, Augusto Tavares de Lyra.

Compartilhar