Agrojundiaí: encontro potencializa agricultura familiar em Macaíba

FOTO: HILDER ANDRADE

ASSECOM/EMATER – O diretor geral da Emater-RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) César Oliveira participou I Encontro AGROJUNDIAÍ, realizado nesta quinta feira (12), sobre o a importância e os desafios da agricultura familiar no município de Macaíba. O evento ocorreu no Auditório da reitoria da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e contou com a participação de lideranças de assentamentos e cooperativas do município, além de representação da prefeitura por meio da Secretaria municipal de agricultura. Também esteve presente uma representação do mandato da Deputada Federal Natália Bonavides.

Os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de expor os problemas enfrentados no dia a dia da realidade das comunidades. Entre os problemas elencados, foi citada a falta de água para subsidiar as plantações e no manejo da criação de animais. “O problema hídrico é um fator que predomina praticamente todos os assentamentos no município de Macaíba, e os agricultores pediram uma politica publica dos órgãos de governos e parlamentares para solucionar essa demanda”, disse César.

A agricultora familiar Jandicleide Andrade, assentada no Projeto de Assentamento Quilombo dos Palmares II, falou da importância de se organizar coletivamente para construção de uma política de cooperação para facilitar o escoamento da produção para os programas de vendas governamentais. Ela também faz parte parte da COOAPAFAMA, uma cooperativa organizada no assentamento Quilombo desde 2018, e enfatizou: que “temos que cobrar politicas publicas, mas para isso temos que fazer o nosso papel que é se organizar nas cooperativas.”

César Oliveira enfatizou a importância do momento de ouvir os anseios dos trabalhadores e as formas de organização dos mesmos. Como continuidade da atividade, o diretor geral da Emater sugeriu uma segunda atividade com representação de demais órgãos do Governo do Estado, como SEDRAF, AGN e SEMARH.

Como parte da atividade, os participantes visitaram as estruturas da EAJ para conhecer seu funcionamento e os projetos voltados diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar do município e das regiões adjacentes. O diretor da EAJ, Ivan Max Freire de Lacerda, apresentou os setores de Aquicultura, Apicultura, Avicultura e Ovinocultura e Manejo de Solo que funcionam dentro das instalações do campo, também foi dada a oportunidades de conhecer as unidades de beneficiamento de leite, frutas e mel.

Spread the love