Aluna da EAJ estará em uma das simulações da ONU mais importantes do mundo, que acontece em Harvard, nos Estados Unidos

A estudante do Curso Técnico em Aquicultura integrado ao Ensino Médio (2° ano), Ana Júlia Santos Lopes, foi classificada para participar da Harvard Model United Nations, uma das simulações de relações internacionais mais concorridas e importantes do mundo. A jovem competirá ao lado de colegas do Clube de Relações Internacionais Sérgio Vieira de Mello (CRISVM), grupo de relações internacionais construído e gerenciado por estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e por Ana Júlia, estudante da Escola Agrícola de Jundiaí, no Rio Grande do Norte. Os interessados podem acompanhar o CRISVM através das redes sociais (@cri_svm) ou do site oficial da equipe (https://cri.institutoidv.org/). A simulação acontecerá em Boston, nos Estados Unidos, em janeiro de 2022.

Apesar do resultado da aprovação ter sido divulgado no dia 30 de julho, os integrantes do CRISVM iniciaram a preparação há mais de 7 meses com muito foco e determinação. Além disso, os jovens participaram do 1° Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio e conquistaram a medalha de bronze na competição, na qual participaram 158 estudantes de 25 estados do Brasil. A jovem afirma que as simulações da ONU mudaram sua vida e sua percepção do mundo. “Hoje eu posso afirmar com total certeza que as simulações da ONU mudaram a minha forma de enxergar o mundo, o modo como eu aprendia sobre Relações Internacionais e, sem dúvidas, transformaram a minha vida!”, declara.

A Harvard Model United Nations (HMUN) é uma simulação de relações internacionais realizada em Boston e acontece anualmente para alunos do ensino médio. Os alunos envolvidos têm a chance de obter uma visão mais próxima sobre o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e o dinamismo das relações internacionais. Os participantes também encontram na HMUN uma oportunidade grandiosa para praticar suas habilidades em oratória, liderança, elaboração de soluções inovadoras e criativas, e muitas outras. É importante ressaltar que a avaliação que os estudantes enfrentaram para a aprovação, foi a elaboração de quatro redações em inglês, enviadas diretamente para responsáveis em Harvard.

Além da medalha de bronze no 1° Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio, Ana Júlia ainda carrega reconhecimentos específicos das 7 simulações em que participou: 1 melhor delegada, 3 menções honrosas e 1 menção oral. A estudante também já representou diversos países nas simulações, como a Dinamarca, o Chile, a França e o Brasil.

Ana Júlia recebeu a notícia enquanto realizava uma prova de química e contou que não segurou as lágrimas ao tomar conhecimento da aprovação. “Eu estava fazendo uma prova de química na hora e eu vi todo mundo me ligando, então pensei: ‘meu Deus, saiu o resultado da aplicação de Harvard!’. Quando eu vi que todo mundo estava comemorando, comecei a chorar na hora!”, relata.

Sobre a conquista, Ana Júlia não esquece dos colegas e faz questão de mencioná-los em meio à tanta felicidade. “Eu estou feliz e realizada por ter chegado até aqui com os meus amigos. E nós, enquanto delegação, estamos com muita expectativa para chegarmos lá e representarmos nossos estados, sendo diplomáticos, respeitando nossas políticas e conseguindo mudar um pouco do mundo naquele dia.”, conta.

Como recado para todos, a estudante acredita que o futuro do mundo depende dos jovens e afirma que as simulações a tornaram livre. Além disso, a jovem ainda revelou alguns planos para o futuro. “Precisamos ter em mente que o futuro do mundo depende dos jovens e é exatamente esse o ambiente que as simulações nos proporciona. As simulações me tornaram livre.”, relata. “No futuro, eu espero conseguir também fundar um clube na Escola Agrícola de Jundiaí e convidar a todos para conhecer como a diplomacia pode impactar as suas vidas, assim como impactou a minha.”, completa.

NA IMAGEM DA EQUIPE, ESTÃO:

Ryan Paiva – Secretário Geral

Sâmia Freitas – Vice Secretária Geral

Ana Lopes – Secretária Acadêmica

Julia Moura – Secretária Acadêmica

Welton Felix – Secretário de Logística

Erick Viana – Professor orientador

Comunicação EAJ

Spread the love