segunda-feira, março 24, 2025
Rio Grande do NorteSaúde

Covid: Cinco anos após primeiro paciente confirmado, RN registra 604 mil casos e mais de 9 mil mortes pela doença

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte teve o primeiro caso de covid-19 confirmado no dia 12 de março de 2020, um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2). A primeira paciente com a doença no estado era uma mulher de 24 anos que tinha feito uma viagem à Europa. Cinco anos depois, o estado registra 604 mil diagnósticos e mais de 9 mil mortes causadas pela doença.

Do total de casos registrados no estado, 582,6 mil (96,4%) ocorreram entre 2020 e 2022, segundo os dados do Ministério da Saúde. Dos óbitos, 8.689 (93%) ocorreram no mesmo período. Os especialistas ouvidos pelo g1 atribuem a redução da doença nos últimos anos à vacinação da população, iniciada em 2021.

“O grande problema da Covid-19 não era a letalidade dela, porque é baixa. O problema é que, como ela é altamente contagiosa, contamina milhões de uma vez e vão morrer muitas pessoas desses milhões. A gente tinha uma população idosa, uma população com comorbidades, e essas pessoas iam procurar os hospitais, muitas precisavam ser internadas e nós não tínhamos leitos suficientes”, lembra Ricardo Valentim, professor da UFRN e diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais).

Saiba mais aqui.

g1 RN

Spread the love