sexta-feira, julho 12, 2024
Rio Grande do Norte

Cristiane Dantas destaca trabalho em favor do atendimento à saúde da mulher


Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas (SDD) repercutiu as reuniões que vem participando junto à Secretaria de Saúde do Estado para tratar sobre um conjunto de ações voltadas ao atendimento e tratamento da endometriose, doença ginecológica que acomete as mulheres. Segundo ela, o tema foi fruto de audiência pública recente na Casa Legislativa e os desdobramentos vêm sendo discutidos junto à pasta.

“A nossa proposta é a construção de uma linha de cuidados no atendimento à saúde de mulheres com essa doença de difícil diagnóstico. Buscamos a capacitação dos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de todo o RN visando o diagnóstico precoce da endometriose, além da habilitação também dos hospitais para que se tornem aptos a procederem as devidas cirurgias relacionadas a essa doença”, destacou Cristiane.

A deputada explica que o diagnóstico da doença precisa ser encurtado, já que, de acordo com ela, a demora no diagnóstico pode implicar na necessidade de cirurgias de alta complexidade com a possibilidade de mutilação.

“Estamos fazendo esse trabalho, acompanhando essas reuniões que resultaram da audiência pública, para que possamos sim criar essa linha de cuidado e, principalmente, para os hospitais possam oferecer essas cirurgias. São reuniões positivas para a construção dessa força-tarefa por mais dignidade ao atendimento à saúde da mulher com endometriose”, concluiu Cristiane.

ALRN

Spread the love